Na semana transata, como reza o linguajar dos jornais do passado, o Arquivo Histórico cumpriu com uma das prerrogativas previstas em seu regimento, ou seja, realizou ou foi colaborador em atividades de extensão, levando para além de suas paredes contribuições que se tornaram possíveis pela difusão de suas riquezas documentais.
Foi assim com as acadêmicas Caroline Alves Silveira e Marceli Schvartz, do Curso de Engenharia de Transportes e Logística, do campus local da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, que se utilizaram do acervo bibliográfico e de imprensa do Arquivo Histórico para embasar parte de seu trabalho intitulado "Estudo Bibliográfico e Documental sobre os Cinco Modais de Transporte no Município de Cachoeira do Sul - RS". Oito acadêmicos do Curso de Engenharia de Transportes e Logística e bolsistas do Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot) da UFSM/Cachoeira, dentre os quais Caroline e Marceli, representarão Cachoeira do Sul no 31.º Congresso Anual de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em Recife, Pernambuco.
 |
As acadêmicas com os banners de seu trabalho |
No dia 29 de agosto, às 18h30, no auditório do Museu Municipal, junto à restaurada edificação do Paço, a assessora técnica do Arquivo Histórico, pesquisadora Mirian R. M. Ritzel, proferiu palestra sobre o cachoeirense Dr. João Neves da Fontoura, homenageado municipal da Semana da Pátria 2017, ano do seu 130.º aniversário de nascimento. A atividade constou da primeira edição do Projeto Volta ao Passado e foi destinada a professores da rede municipal de ensino e demais interessados. Na ocasião, importante presença foi a do sobrinho-neto de João Neves da Fontoura, Sr. Floriano Neves da Fontoura.
 |
Flagrante da palestra sobre João Neves da Fontoura
|
Em 30 de agosto, na sede da Academia Literária Feminina, em Porto Alegre, a historiadora Ione Maria Sanmartin Carlos, que integrou por vários anos a equipe do Arquivo Histórico, tendo sido sua diretora, foi convidada a falar para as acadêmicas sobre o trabalho desenvolvido na instituição, os desafios, responsabilidades e experiências vivenciadas.
 |
Historiadora Ione M. S. Carlos na Academia Literária Feminina
O Arquivo Histórico chegou aos 30 anos com qualidade de trabalho suficiente para servir de exemplo para instituições congêneres. Mérito do município que o mantém e das diferentes equipes e direções que teve ao longo do tempo, capazes que foram de dar-lhe competência em suas atribuições e serviços prestados.
|
MR
Comentários
Postar um comentário