Pular para o conteúdo principal

60 anos do edifício-sede do Clube Comercial

No dia 5 de setembro de 2017 transcorreram os 60 anos da inauguração do edifício que serve de sede ao Clube Comercial, uma das sociedades mais tradicionais de Cachoeira do Sul.

Edifício do Clube Comercial - Rua 7 de Setembro
- foto institucional
A construção da sede própria foi sonho acalentado por gerações de associados, o que começou a se concretizar em 1945, quando um terreno e prédios localizados na Rua Sete de Setembro, esquina General Portinho foram adquiridos do casal Dr. Arthur Frederico Decker e Célia Decker. Em junho de 1949 foi lançada a pedra fundamental do edifício, com projeto desenvolvido pelo desenhista Ervino Brandt. A obra foi executada pela firma construtora Roberto Jagnow & Cia. Ltda., sob a direção técnica do engenheiro Hugo Schreiner.

Planta do edifício do Clube Comercial, projeto de Ervino Brandt
 - Acervo Arquivo Histórico
Símbolo do Clube Comercial
inserido no frontão do prédio 

Os jornais O Comércio e Jornal do Povo noticiaram largamente a movimentação local em torno das solenidades inaugurais da nova sede, marcadas para 5 de setembro de 1957:

As festividades inaugurais da nova sede do Clube Comercial. Sessão solene oficial amanhã, às 20 hs. - Banquete - Grandes bailes, dizia O Comércio, edição de 4/9/1957, p. 1.


O Comércio , edição de 4/9/1957 - Acervo de Imprensa do Arquivo Histórico

Acontecimento auspicioso para Cachoeira do Sul. Imponente e Magestosa inaugura-se a nova sede social do Clube Comercial - Fruto grandioso da tenacidade, trabalho profícuo e denôdo de seus dirigentes e associados, publicou o Jornal do Povo em sua edição de 7 de setembro de 1957, p. 4, com sequência na seguinte:



Engalana-se a sociedade cachoeirense ao ensejo da festa inaugural da nova sede do CLUBE COMERCIAL. Acontecimento faustuoso de elevada significação dos anais sociais da Princesa do Jacuí - Vibram os associados comercialinos por tão grato ensejo - A programação.




O discurso inaugural foi pronunciado pelo Dr. Mário Godoy Ilha, escolhido por sua condição de mais antigo presidente vivo da sociedade. O presidente à época, Edwino Schneider, encontrava-se em excursão pela Europa. Os vice-presidentes eram Mário F. Ghignatti (1.º) e Dr. Ângelo da Cunha Carlos (2.º).

Dr. Mário Godoy Ilha - fototeca Museu Municipal

Há 60 anos o imponente prédio do Clube Comercial domina tradicional esquina da Rua Sete de Setembro. Ponto de encontro da sociedade cachoeirense por muitos anos, o endereço viveu dias de glória e encantamento, servindo suas dependências e artístico salão como cenários para momentos inesquecíveis.

Inventariado como patrimônio histórico-cultural, o prédio mantém características únicas no cenário urbano, refletindo tendências arquitetônicas próprias do final da década de 1950, início da de 1960, quando a estética da moda era a modernista, tendo Brasília como inspiração.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp