Há 130 anos, nascia em Cachoeira João Neves da Fontoura, filho de Isidoro Neves da Fontoura e de Adalgisa Godoy da Fontoura, um dos vultos mais ilustres e importantes desta terra.
![]() |
Dr. João Neves da Fontoura - Fototeca Museu Municipal |
Em 16 de novembro de 1927, por ocasião de seu 40.º aniversário, João Neves foi alvo de homenagens. A notícia que ocupou a primeira página do jornal O Commercio, edição de 23 de novembro, dá mostras do quão importante já era o jovem político, cuja trajetória futura o consagraria ainda mais.
Dr. João Neves da Fontoura
O nosso illustre amigo dr. João Neves da Fontoura, "leader" da maioria republicana da Assembléa e candidato á vice-presidencia do Estado, recebeu, por motivo do seu anniversario natalicio, a seguinte carta de congratulações que lhe enviou o dr. Borges de Medeiros, eminente presidente do Estado e chefe do Partido Republicano Rio-Grandense.
"Porto Alegre, 16 de novembro de 1927. - Prezado amigo dr. João Neves da Fontoura. N/C.
Acceitae as minhas effusivas felicitações pelo transcurso do vosso anniversario natalicio, que os correligionarios e os admiradores do vosso peregrino talento festejam jubilosos, na data de hoje.
Fazendo votos pelo prolongamento da vossa existencia, que uma mocidade radiosa e cheia de serviços á causa publica já recommendou ao apreço dos rio-grandenses, apraz-me renovar-vos as seguranças da minha estima e consideração - Borges de Medeiros".
---
A Federação assim noticiou o seu anniversario:
"Transcorre hoje o anniversario natalicio do nosso illustre amigo dr. João Neves da Fontoura, "leader" da maioria republicana da Assembléa dos Representantes e candidato á vice-presidencia do Estado no proximo quinquennio.
O fulgor de seus peregrinos talentos, a lealdade de suas convicções, a sua permanente e efficaz actividade em funcções politicas e administrativas, em que tem revelado predicados invulgares de operosidade e competencia, fazem de João Neves na vida republicana do Rio Grande do Sul uma individualidade de remarcado relevo.
Na Assembléa dos Representantes, a sua palavra eloquente e vibrante, na defesa dos nossos principios e das realisações fecundas do governo rio-grandense, é o reflexo empolgante e persuasivo da consciencia republicana, dos seus ideaes e das suas aspirações.
O apreço e a admiração que merece João Neves do seu partido estão expressos na indicação de seu nome á vice-presidencia do Estado, feita pelo eminente chefe republicano, dr. Borges de Medeiros, com o applauso e a solidariedade dos seus correligionarios.
Ao devotado republicano e insigne parlamentar A Federação envia affectuosas saudações.
João Neves chegaria à vice-presidência do Estado, tendo como presidente Getúlio Vargas. Em 1928 entregaria a Intendência de Cachoeira para seu sucessor José Carlos Barbosa. Entrou para a história local como o administrador que mais e grandiosas obras urbanas empreendeu.
Com esta postagem, a equipe do Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul presta sua homenagem ao homem e ao líder que disse um dia:
"De quantas honrarias depois me couberam, dentro e fora do Brasil, nenhuma me trouxe mais alegria do que o exercício de uma modesta prefeitura do interior."
MR
Comentários
Postar um comentário