Apesar da passagem do tempo e das modificações por ele promovidas, alguns aspectos da vida na cidade são atemporais, ou seja, serão sempre considerados pelo grau de interferência que produzem na vida das pessoas.
O jornal O Commercio, em sua primeira edição do ano de 1918, traz uma notícia dos últimos dias do ano de 1917, marcando uma distância temporal de 100 anos, em que coincidentemente a preocupação é a mesma que marca os últimos dias de 2017 e quiçá os primeiros de 2018:
Chuva. - Pelas 5 horas da tarde de terça-feira, 25 do passado, annuviou-se o tempo, e após ligeira ventania, cahiram algumas bategas d'agua sobre esta cidade e suas immediações.
![]() |
Vista geral da cidade entre 1917 e 1918 - Fototeca Museu Municipal |
Na cidade, porém, foi tão pequena a queda d'agua que mal deu para apagar o pó das ruas. Entretanto, a cerca de uma legua de distancia, a rumo nordeste da urbs, choveu abundantemente, como por exemplo, nas propriedades ruraes dos nossos amigos coronel David Soares de Barcellos e Adolpho Brendler.
![]() |
Sede da chácara do Cel. David Soares de Barcellos - Acervo COMPAHC |
Sabemos que á margem esquerda do Botucarahy, a pouco mais de uma legua desta cidade, os campos estão verdes. Só nas proximidades da cidade continúa o aspecto desolador da falta de pastagens.
Esperamos que o anno novo, que hoje entra, seja menos desfavoravel e menos usurario na distribuição de chuvas, permittindo a todos acudir efficazmente, na medida de suas forças, ao appello do dr. Wenceslau Braz*, que pediu intensificassemos a cultura dos campos.
- Hontem, pela manhã, começou a chover nesta cidade, e á tarde cahiram algumas bategas d'agua, que refrescaram a elevada temperatura dos ultimos dias, havendo esperança de termos mais algumas quedas d'agua.
Semelhança ou coincidência, 100 anos depois o apelo dos cachoeirenses é o mesmo: que venham as chuvas e amenizem o calor, aplacando a seca que já se anuncia.
*Wenceslau Braz Pereira Gomes: presidente do Brasil de 1914 a 1918.
Com a última postagem de 2017, desejamos a todos os seguidores do blog do Arquivo Histórico um ano de 2018 auspicioso, agradecendo a agradável companhia e o estímulo de sempre.
Feliz ano novo a todos!
MR
Comentários
Postar um comentário