Pular para o conteúdo principal

Visitas educativas ao Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul, especialmente no segundo semestre de 2017, tem sido alvo de várias visitas de alunos e professores que buscam na instituição o entendimento de sua organização, quais os serviços oferecidos e as informações históricas de seu interesse.

A difusão do papel do Arquivo Histórico é fundamental para o entendimento da sua importância, ao mesmo tempo que dimensiona o quanto o município de Cachoeira do Sul pode se orgulhar por manter esta instituição que já granjeou reconhecimento além-fronteiras.

No dia 28 de setembro de 2017, o professor Mateus Rosada, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, promoveu uma de suas aulas junto às dependências do Arquivo Histórico, onde também está sediado o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural - COMPAHC, cujo acervo documental interessa sobremaneira os acadêmicos e suas relações com os bens do patrimônio histórico local.

Alunos da UFSM 
Outro professor que buscou no Arquivo Histórico subsídios para instrumentalizar seus alunos para o Repórter por Um Dia, promoção conjunta do Jornal do Povo com 24.ª Coordenadoria Regional de Educação, foi Rui Loreto. Acompanhado de dois alunos, Loreto solicitou informações e documentos sobre Antônio Vicente da Fontoura, o Comendador da Paz, cuja história de atentado sofrido dentro da Igreja Matriz já foi tema de várias e importantes pesquisas no Arquivo Histórico. Aliás, dois trabalhos publicados na edição de 2017 do Repórter por Um Dia resultaram de pesquisas no Arquivo.

Prof. Rui Loreto e seus alunos - 13/10/2017

No último dia do mês de novembro, uma turma de alunos do 5.º ano da Escola Estadual Rio Jacuí, acompanhada pela professora Gláucia G. Sklar e estagiária Mariane Bitencourt, teve a oportunidade de conhecer todas as instalações e serviços do Arquivo Histórico, dedicando-se ao final da visita a uma pesquisa em jornais do Acervo de Imprensa. Curiosos, os alunos puderam vivenciar a experiência de buscar notícias do passado, percebendo diferenças na escrita, na abordagem das matérias e no próprio formato dos jornais.

A assessora Mirian Ritzel falando sobre o papel do Arquivo Histórico

A assessora Ucha Mór falando sobre o Serviço de Genealogia do AH

Os alunos conhecendo o trabalho de encadernação e restauro, serviço
realizado pela assessora Jussara Garske e voluntária Alba Lindemann


Os alunos pesquisando em jornais

Flagrantes da visita e registro da turma da E.E.E.F. Rio Jacuí

Tiago Janner, professor em Agudo e frequente pesquisador no Arquivo Histórico, também trouxe uma turma de alunos da Escola Érico Ferrari para conhecerem e pesquisarem no Jornal do Povo, no Acervo de Imprensa. Os temas pesquisados foram o início da II Guerra Mundial, bomba atômica em Hiroshima, a morte de Getúlio Vargas e a inauguração de Brasília.

Os alunos ouvindo explicações sobre o trabalho do AH, acompanhados
pelos professores Tiago Janner (titular da turma) e Nelson C. Fick (acompanhante)


Os alunos agudenses em busca de histórias no Arquivo
Com o registro destes visitantes o Arquivo Histórico faz um agradecimento especial a todos aqueles que o procuram em busca da documentação da história, valorizando e dando concretude a trabalho muitas vezes desconhecido por grande parte da população.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp