Cachoeira do Sul está a lamentar o falecimento do Bispo Diocesano D. Remídio Bohn, ocorrido no Dia de Reis, 6 de janeiro de 2018. Em razão de sua interação com a comunidade e sua liderança junto aos católicos, a comunidade pranteou seu desaparecimento, comparecendo em grande número às cerimônias fúnebres ocorridas na Catedral Nossa Senhora da Conceição no dia 7.
D. Remídio Bohn - pt.wikipedia.org |
Dom Remídio era um apreciador e estudioso de genealogia. Em mais de uma ocasião demonstrou seu interesse participando de atividades promovidas pelo Arquivo Histórico ou permitindo que a equipe utilizasse o excepcional arquivo documental da Diocese, onde estão resguardadas informações que remontam aos primórdios da história de Cachoeira do Sul, com registros a partir de 1779.
Em 2012, ano da chegada de D. Remídio à cidade, durante a Semana de Cachoeira do Sul, o Arquivo Histórico promoveu a apresentação de estudos sobre a ocupação inicial do município por pessoas oriundas dos Açores e sua descendência. D. Remídio se fez presente ao evento e demonstrou, naquela ocasião, o quanto valorizava os estudos nesta área, informando ter feito a árvore genealógica de sua família e demonstrando grande desenvoltura com programas digitais voltados à alimentação de informações do gênero.
![]() |
D. Remídio presente à atividade no Arquivo Histórico (foto inferior) |
O falecimento de D. Remídio José Bohn, pela comoção que causou, levou o Prefeito Municipal, Dr. Sergio Ghignatti, a decretar luto oficial no município por três dias (Decreto n.º 001/2018, de 7/1/2018).
R.I.P. D. Remídio José Bohn!
MR
A Igreja Católica perdeu um bom funcionário!
ResponderExcluir