Pular para o conteúdo principal

Abril de 1908 - boato de varíola

Corria o ano de 1908. Cachoeira estava sob o comando do vice-intendente e médico Cândido Alves Machado de Freitas desde o início de 1906, quando o também médico Viriato Gonçalves Vianna renunciou ao cargo de intendente por questões políticas e pessoais. 

Dr. Cândido Freitas - Galeria de Intendentes

Quando assumiu a função de vice-intendente em exercício, Dr. Cândido enfrentou mais do que uma crise política, mas principalmente uma grave crise financeira, uma vez que o município estava assolado por uma seca prolongada e por sucessivos ataques de gafanhotos que dizimavam as poucas culturas que vicejaram, apesar da estiagem.

Para piorar o quadro, um boato de casos de varíola surgidos no 1.º distrito ameaçava a paz do vice-intendente...

Nas páginas do jornal Rio Grande, órgão do Partido Republicano, à época dirigido por Antunes de Araújo e Aurélio Porto, edição do dia 5 de abril de 1908, são referidas as medidas adotadas pelo Dr. Cândido:

Estado sanitario. Ha dias correu insistentemente pela cidade um boato alarmante. Dizia-se á bocca pequena que nas Aguas Mornas, 1.º districto deste municipio, manifestara-se a variola. 
Combinando esta, com as noticias vindas de Porto Alegre, respeito ao estado sanitario, o boato crescia e tomava proporções impressionantes.
Eis porque o nobre vice-intendente em exercicio, nosso illustre amigo dr. Candido de Freitas, sempre solicito em attender aos reclames do bem publico, immediatamente tomou as providencias cabiveis no caso.
Os suppostos casos de variola tinham sido notificados á municipalidade pelo nosso correligionario dr. Augusto Priebe.

Dr. Augusto Priebe - Acervo de família

Quinta-feira, a convite do operoso e illustrado dr. vice-intendente, seguiu para as Aguas Mornas o nosso presado amigo e distincto clinico dr. Balthazar de Bem, medico da Assistencia Publica.

Dr. Balthazar de Bem
- Fototeca Museu Municipal
Acompanhava-o o sub intendente da sede, nosso amigo capitão Alfredo Cunha.

Alfredo Cunha - Galeria de Intendentes

O dr. Balthazar, depois de minucioso exame, regressou á tarde, trazendo a agradavel noticia da inexistencia da variola.

Consignando esta magna solicitude pela saude publica, cumpre o Rio Grande o dever de salientar o esforço infatigavel do nosso amigo dr. Candido de Freitas, a prol de todas as necessidades collectivas.
Sem esmorecimento, a despeito do seu precario estado de saude, o distincto vice-intendente tem cooperado por todas as formas para o engrandecimento do municipio, cuja direcção assumiu num momento difficil, encontrando desorganizados todos os serviços.

A julgar pelas considerações feitas pelo jornal, a notícia de que a varíola no 1.º distrito foi apenas um boato deve ter melhorado sensivelmente o "precário estado de saúde" do valoroso Dr. Cândido.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp