Pular para o conteúdo principal

A cinquentenária Fonte das Águas Dançantes


Há cinquenta anos, no dia 15 de maio de 1968, às vésperas da abertura da II FENARROZ, uma lei municipal instituiu o nome do mais novo ponto de atração da cidade - a Fonte das Águas Dançantes Artibano Savi, localizada no coração da Praça José Bonifácio, em local anteriormente ocupado pelo Mercado Público.

Fonte das Águas Dançantes "Artibano Savi" - Foto Jorge Ritter

A inauguração, que constava do programa da II Feira Nacional do Arroz, ocorreu no dia 18 de maio, atraindo um generoso número de curiosos, todos ávidos para ver as maravilhas que Artibano Savi tinha tirado de seu gênio criativo de técnico-eletricista com extensa folha corrida de serviços prestados no município e fora dele.

As águas, embaladas por músicas especialmente escolhidas para combinarem com a coreografia, tomavam diferentes cores, produzindo na plateia um deslumbramento. Tais artifícios puderam ser sincronizados por Artibano graças ao também gênio criativo de Ruben Otto Prass. Ambos produziram mecanismos que encantaram gerações de cachoeirenses.

Fonte em funcionamento - Foto Jornal do Povo

O Jornal do Povo em sua edição do dia 16 de maio de 1968, traz a notícia sobre a votação da lei que criou e denominou a Fonte das Águas Dançantes:

Fonte das Águas Dançantes “Artibano Savi”

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, na reunião de têrça-feira, o projeto de lei de autoria do edil Volny Figueiró que concede o nome de “Artibano Savi”, à Fonte das Águas Dançantes.

Ao apresentar o projeto, ora transformado em lei, dizia seu autor que para justificá-lo ‘basta dizer que esta Casa, verdadeiro estuário das reinvindicações e das mais caras expressões de sentimento do povo cachoeirense, em aprovando êste projeto de lei, estará prestando, de forma imorredoura, o reconhecimento e a homenagem àquele que, com seu trabalho, com sua inteligência e sobretudo com o entusiamo que só podem ter aquêles que realmente amam a nossa querida Princesa do Jacuí, dotou Cachoeira do Sul desta obra magnífica que é a Fonte das Águas Dançantes, hoje um ponto turístico a elevar bem mais alto o nome de nossa cidade, não apenas no cenário riograndense, mas brasileiro”.

E a Câmara de Vereadores apoiou, sem uma única voz discordante, o projeto de lei de Volny Figueiró, numa cabal demonstração do quanto tem de merecida e de justa a homenagem.

Ao assim proceder, não resta a menor dúvida, que o Poder Legislativo interpretou, fielmente, o desejo de tôda uma coletividade, que sabe e que proclama, que só o gênio despreendido e desinteressado de Artibano Savi, poderia dar a Cachoeira uma obra de tamanha beleza e de tão alto valor.

Inaugurada, ontem, a Fonte das Águas Dançantes, já o foi com o nome de seu arquiteto e construtor, Artibano Savi, êmbairrista como poucos, que preferiu construí-la graciosamente em Cachoeira, a fazê-lo em outros municípios, mediante polpudas compensações financeiras.

Cachoeira sabe disso e resolveu, através de seu setor mais representativo – a Câmara de Vereadores – demonstrar todo o seu reconhecimento. E a forma simples, porém sincera de fazê-lo, foi dar á Fonte das Águas Dançantes o nome de seu próprio idealizador e construtor: “Artibano Savi”.


Artibano Savi - Fototeca do Museu Municipal

Cachoeira do Sul sempre reconheceu e reverenciou o talento de Artibano Savi, natural de Santana do Livramento. Sua chegada à cidade se deu em 1917, atraído pelo futebol. Fez carreira na Prefeitura Municipal, sendo chamado para trabalhos de eletricidade e iluminação em diferentes lugares, inclusive fora do país. Em Cachoeira construiu sua família e há cinquenta anos legou-nos a fonte que, a duras penas, tenta pôr suas águas para dançar.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp