Pular para o conteúdo principal

Um simples requerimento - uma janela para o passado

Diz Anna Fran.ca Roiz. Pereira, residente em Porto Alegre, por seu procurador abaixo assignado, que tendo subido extraordinam.te o preço dos alugueis de casas, e a fim de fazer face ao pagam.to da que aluga p.ª sua moradia e de sua numerosa familia, vem respeitosam.te pedir a V.S.ª se digne ordenar q. d'esta data em diante lhe seja pago o aluguel da casa occupada pela Guarda Municipal, pelo preço de quarenta mil reis mensaes; attendendo tambem a q. é um edificio que está sugeito a m.tos estragos, cujas reconstrucções correm por conta da proprietaria supp.e, como succedeu por occasião do conflicto de 25 de Março de 1891, q. nenhuma indemnisação teve a supp. do Governo Federal como era de justiça, attendendo mais a que com o pagam.to da décima urbana que integralm.te faz a supp.e, nao fica oneroso aos cofres municipaes o acrescimo que pede: Portanto

P. a VS.ª se digne
deferir o q. requer

E  R. M.ce
Cachoeira 31 de Março 1894
Policarpo Perª de Carvº e S.ª 
(IM/S/SE/CR-001)

Requerimento 31/3/1894 - IM/S/SE/CR-002

O requerimento de Anna Francisca Rodrigues Pereira, que havia sido a primeira professora pública nomeada em Cachoeira, traz uma informação muito interessante quando solicitou ao intendente que ordenasse lhe fosse majorado o aluguel para 40.000 réis mensais pela casa ocupada em Cachoeira como quartel da guarda municipal. Com o valor desse aluguel, poderia fazer frente ao que lhe era cobrado pela casa de moradia que alugava para sua numerosa familia. Em seus argumentos para o aumento do aluguel, Anna Francisca referiu que a casa necessitava de muitos reparos que corriam por sua conta, como ocorrera por ocasião de um conflito havido na cidade. Com este simples pedido, ela lança o olhar de hoje para um episódio acontecido em 25 de março de 1891, fato que até o presente momento não havia sido descoberto, muito em razão da inexistência de exemplares de jornais da época. Que conflito teria sido este?

Desde 1884, Porto Alegre dispunha do jornal A Federação, órgão do Partido Republicano, que noticiava os acontecimentos nos mais diferentes recantos do estado. E eis que na  edição de 27 de março de 1891, pôde ser encontrada a notícia Conflicto na Cachoeira, onde se lê que na noite de 25 ocorreu luta entre praças da guarda cívica e do batalhão de engenheiros estacionado na cidade. Encontrando-se em uma rua travaram lucta, informa o jornal. Os praças da guarda cívica buscaram reforços em seu quartel e partiram a atacar o do batalhão de engenheiros. Ali travou-se grave conflicto, ficando feridos soldados de parte a parte. Tambem ficaram feridos o tenente Carlos Pacheco, commandante da secção civica, e o delegado de policia. Pessoas do povo tambem tomaram parte na lucta, a favor das praças civicas. Obedecendo a ordens superiores o batalhão partiu hoje para esta capital, pela estrada de ferro de Porto  Alegre a Uruguayana, ficando na Cachoeira os soldados feridos a elle pertencentes. O jornal informou ainda que seguiria para Cachoeira um reforço da guarda cívica.

Jornal A Federação - edição de  27/3/1891 
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=388653&PagFis=6107&Pesq=mar%C3%A7o%20de%201891

Jornal A Federação - edição de  28/3/1891
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=388653&PagFis=6107&Pesq=mar%C3%A7o%20de%201891

Na edição do dia seguinte, o jornal faz uma mais bem detalhada descrição do conflito, dizendo que tudo começara no dia anterior, quando um soldado do batalhão havia sido ferido por outro da guarda cívica. Em a noite do dia seguinte, logo após a entrada do sol, começaram a apparecer grupos de soldados do batalhão, munidos de cacetes e armas brancas. Começaram os ataques e na contenda o grupo invasor do quartel da guarda civica, composto de cerca de trinta soldados do batalhão, quebrou janellas, arrombou portas, extraviou o archivo, tomou o armamento e com elle começou a fazer fogo contra os populares que então se reuniam na praça. Cerca de uma hora durou o tiroteio. Alem do commandante da guarda civica e do delegado, ficaram feridos mortalmente um guarda e um cidadão, e outros levemente.

Pelo que se deduz das informações contidas n'A Federação, os envolvidos no conflito representavam maus elementos que tinham participado dos episódios ocorridos no Rio. Na confusão em Cachoeira, não acataram as ordens de disciplina dos distinctos officiaes do batalhão que se apresentaram para contel-os na occasião do ataque ao quartel da guarda civica. 

O inocente requerimento da antiga professora Anna Francisca Rodrigues Pereira, cujo despacho do intendente não lhe foi favorável, traz à luz de nossos dias preciosas e até então desconhecidas informações. E juntamente com as novas, traz interrogações que, por enquanto, ainda ficarão à espera de desvendamento. Que conflitos teriam se ferido no Rio? Seria a casa que ela solicitava majoração no aluguel a antiga Aula de Meninas, onde começara a lecionar no final dos anos 1840? Tal casa, segundo ela mesma informou no requerimento, havia sido bastante avariada com o conflito. E sendo aquela a casa, sua localização, na Rua Moron, próxima às praças da Igreja e do Mercado, permitiria que lá o povo se reunisse para observar a briga.

Antiga Aula de Meninas, na Rua Moron - COMPAHC

Daqui a pouco, quando menos se espera, poderão surgir outros documentos com luzes sobre estas dúvidas. Mas muito importante, um excelente achado, foi a preciosa informação que termina a matéria da edição do dia 28 de março de 1891 d'A Federação: O  dr. Ramiro Barcellos compareceu a prestar soccorros medicos aos feridos. Definitivamente o documento encontrado é demais precioso, pois abriu uma janela para o passado, comprovando que o Dr. Ramiro Barcellos realmente um dia clinicou na terra natal!

Dr. Ramiro Barcellos - Wikipédia

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp