Pular para o conteúdo principal

Tabela das Passagens de Rios

As necessárias reformas na Ponte do Fandango, neste ano de 2018, há tanto pleiteadas, têm feito os cachoeirenses conviverem com a problemática de travessia do rio Jacuí através de balsas. Os humores do rio, as mudanças climáticas típicas de inverno rigoroso, as questões burocráticas e a logística da travessia por este meio de transporte têm dominado as conversas e as notícias. 

Poucas pessoas se dão conta de que cruzar o Jacuí e seus tributários tem sido um desafio de séculos. Cachoeira se aproxima rapidamente de seus 200 anos de história oficial, descontados aí os primeiros tempos de ocupação a partir de 1750, quando o Jacuí dominou (e segue dominando) a cena, uma vez que a cidade se desenvolveu a partir de sua existência. Como a navegação comercial desapareceu da vida corrente, por vezes esquecemos do quanto ela já foi preponderante e de que justamente por isto necessitava de disciplinamento para funcionar de forma que atendesse usuários e prestadores dos serviços.

Na documentação do Arquivo Histórico há várias tabelas contendo taxas de passagens e o quanto de impostos incidia sobre o serviço. Em uma delas, de 12 de novembro de 1862, assinada pelo secretário da Câmara Municipal, Antonio Joze de Almada, tem-se uma ideia dos valores dos impostos cobrados dos diferentes veículos da época quando de sua travessia pelos rios. 

Tabella

Do imposto de paSsagem de rios
1.º De carreta ou cousa semelhante tirada por bois, carregada 2$000 reis; em meia carga 1$280 reis, e descarregada 1$000 reis.
2.º De carretilha, omnibus, ou cousa semelhante, tirada por cavallos ou bestas, metade das quantias designadas no numero acima.
3.º Por paSsar a carga de uma carreta 1$000 reis; por meia carga 500 reis. Pela de cada carretilha ou carroça metade do imposto.
4.º Por cargueiro carregado 200 reis, descarregado 100 reis.
5.º Por passar a carga de um cargueiro 120 reis.
6.º Por paSsar animal cavallar, muar ou vaccum 80 reis.
7.º Por animal ovelhum, cabrum ou suino 40 reis.
8.º Por peSsoa 80 reis.
9.º Por paSsar carreta em paSso onde não houver barca 500 reis.
10.º Por paSsar a reboque animal cavallar, muar, ou vaccum 80 reis.
11.º Por canoa que se empregar em puxar madrinha de tropa, ou em dirigir animaes soltos 400 reis.
Estando o rio cheio fora do leito serão dobradas as passagens.
Cachoeira 12 de Novembro de 1862
Conforme
O Secretario
A. J. d'Almada

Tabela de 12/11/1862 - CM/S/SE/RG-Caixa 22
Documentos, como a tabela acima, remetem-nos muito além do conteúdo que expõem. Dão-nos ideia de muitas outras coisas que o tempo levou.

MR

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp