Uma das datas mais lembradas do mês de outubro é o Dia do Professor, celebrado em 15. Ainda que os professores enfrentem diariamente duros desafios e a sociedade não volva para eles o olhar de respeito que era regra no passado, o valor de sua função seguirá inquestionável.
A história da educação no Rio Grande do Sul é um capítulo à parte. Foi tardia tal qual a ocupação definitiva do território pelos portugueses. E para complicar mais a sua efetiva aplicação, o estado sofreu durante 10 longos anos as agruras da Revolução Farroupilha, época em que nada, ou quase nada, funcionou.
Para provar esta situação, os anais da história mostram que o exame a que foi submetida a primeira candidata à professora pública da Vila Nova de São João da Cachoeira só foi ocorrer em 22 de outubro de 1838, 17 anos após a criação das primeiras aulas públicas. Homens na profissão já havia, como comprova a ata da sessão da Câmara Municipal, realizada naquele dia 22 de outubro, e que relata o exame a que foi submetida a candidata Anna Francisca Rodrigues Pereira, avaliada pelos professores Manoel Alves Ribeiro e Manoel Gonsalves Borges:
A' hora dezignada se reunirão seis senhores vereadores, para effeito de aSsistirem ao exame de primeiras letras pelo methodo de Lencaster*, e de Gramatica Nacional, de dona Anna Francisca Rodrigues Pereira, filha de João Batista Rodrigues, natural desta Villa; e comparecendo a mesma, com aSistencia de seu Pae, João Baptista [sic] Rodrigues, e Manoel Alves Ribeiro, Proffessor Publico, e Manoel Gonsalves Borges, Proffessor particular de primeiras letras, examinadores nomeados pela Camara, procederão ao refirido exame com a sollenmnidade da leÿ, e houverão a examinanda por examinada de ler, escrever, e contar, e de Gramatica Nacional, pelo methodo referido, em vista do que deleberou a Camara deste acto se lavraSse o competente termo no livro respectivo. [...]
[Assinaturas] Joze Roiz de Moraes
Lucas Joze Duarte
Jozé Custodio Coelho Leal
Jacinto Lopes Falcão
Fran.co de Barros Lima
Gonçalo Teixr.ª de Carv.º
![]() |
Ata da sessão de 22/10/1838 - CM/OF/A-004, fl. 220v |
![]() |
Conclusão da ata de 22/10/1838 - CM/OF/A-004, fl. 221 |
Ana Francisca Rodrigues Pereira só foi nomeada professora de primeiras letras dez anos depois, no dia 1.º de agosto de 1848, quando a Revolução Farroupilha já havia terminado. Ela estabeleceu uma aula de meninas no sobrado que pertencia ao seu sogro, Manoel José Pereira da Silva, localizado na Rua Moron, onde, dois anos mais tarde, lecionava para 23 meninas.
![]() |
Aula de Meninas - Rua Moron - Acervo COMPAHC |
Relembrando a professora Ana Francisca Rodrigues Pereira e os desafios que enfrentou para desempenhar suas importantes funções, o Arquivo Histórico presta sua homenagem a todos os professores, especialmente aqueles que acreditam na importância da educação e no seu papel transformador da realidade.
*Método Lancaster: concebido pelo inglês Joseph Lancaster (1788-1838), consistia na utilização de alunos mais adiantados nos estudos como monitores dos demais.
MR
Ah! método Lancaster! como custei para achar um livro que me esclarecesse!!!
ResponderExcluir