Pular para o conteúdo principal

17 de fevereiro de 1939: primeiro aniversário da "Casa dos Astros"

Em 17 de fevereiro de 1939, a cidade comemorou, com pompa e alegria, o primeiro aniversário do grandioso, moderno e apreciadíssimo Cine-Teatro Coliseu. Desde a inauguração, aquela casa de espetáculos tinha definitivamente conquistado os cachoeirenses que lotavam as diferentes sessões e transformavam o coração da Rua Sete de Setembro em ponto de encontro e de grande circulação.

O jornal O Comércio do dia 22 de fevereiro de 1939 traz a notícia:

Jornal O Comércio, 22/2/1939, p. 1
Acervo de Imprensa do AH

O 1.º anniversario da "Casa dos Astros"
A's 5 horas de 17 de Fevereiro de 1938, Cachoeira, a "Cidade Formosa", assistia "São Francisco a Cidade do Peccado", através á téla do novo e magestoso Cine-Theatro Coliseu, dentro do qual havia o perfume da graça, a elegancia da arte e a imponencia do bello.

Com chave de ouro se festejava, então, o inicio da actuação da "Casa dos Astros".

Agora que decorre um anno, a sua commemoração constituiu um acontecimento de invulgar brilhantismo, a qual se verificou sexta-feira passada.

A fachada ornamentada com harmonia e arte, onde se viam em combinações de luzes, expressivos dizeres, chamava a attenção de todos, despertando, tambem, enthusiasticos commentarios, o hall e outras dependencias do Theatro pela precisa e bella disposição dos quadros e vasos com folhagens, ornamentação essa que foi feita sob a orientação do pintor-amador, sr. Luiz Figueiredo.

O film escolhido para esse dia, - "Heidi" - foi assistido  por uma grandiosa assistencia e culminou num extraordinario successo, pois para assim acontecer, a Empreza nos brindou o sorriso e a graça de Shirley Temple, a estupenda artista.

Depois do espetaculo cinematographico, os srs. Henrique Commasseto e Algemiro Carvalho ofereceram em sua residencia, champagne e outros finos liquidos e doces ás numerosas pessoas que os foram felicitar.

Aquelles proprietarios do Cine-Theatro tambem receberam muitos telegrammas e phonogrammas de felicitações, tanto desta cidade como das outras do Estado.

Fachada do Cine-Theatro Coliseu engalanada para o 1.º aniversário
- Fototeca Museu Municipal
Hall do Coliseu adornado por Luiz Figueiredo para o 1.º aniversário
- Fototeca Museu Municipal

Como bem demonstra a matéria jornalística pela farta adjetivação e descrição do ambiente festivo, o primeiro aniversário do empreendimento de Henrique Commasseto e Algemiro Carvalho foi tão impactante como havia sido a inauguração do Cine-Teatro Coliseu, um ano antes. Da mesma forma que em 1938 o filme inaugural trazia como principal ator o então grande astro Clark Gable, no primeiro aniversário também a "fita" era estrelada pela pequena atriz-prodígio, Shirley Temple, justificando assim a alcunha de "Casa dos Astros", empregada pelo jornal.

Shirley Temple e Jean Hersholt - Heidi , 20th Century Fox - 1937
- Pinterest
Nos dias de hoje, quando o que restou do pomposo e imponente prédio do Coliseu estava a despertar a ira de alguns e a compaixão de outros, eis que a luz da renovação anunciada pela sua restauração vem de animar e revitalizar uma das páginas mais alegres e saudosas da nossa história.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp