Em 6 de janeiro de 1949, na sede da SCAN - Sociedade Cachoeirense de Auxílio de Necessitados, aconteceu uma reunião para fundação e eleição da primeira diretoria do Asilo da Velhice Nossa Senhora Medianeira. A reunião foi promovida pela senhorita Rica Carvalho Bernardes e presidida pelo Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, prefeito municipal.
O jornal O Comércio, edição do dia 12 de janeiro de 1949, em sua primeira página, traz a notícia:
Asilo da Velhice Nossa Senhora Medianeira
Eleita presidente a senhorinha Rica Carvalho Bernardes
(...)
Esta reunião foi concorridissima e preliminarmente os trabalhos estiveram sob a presidência do dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, prefeito Municipal, que após declarar abertos os mesmos, explicou aos presentes a finalidade daquela assembleia, tendo a seguir procedido a leitura dos estatutos que regerão a nova entidade, os quaes foram aprovados por unanimidade.
![]() |
Dr. Liberato S. V. da Cunha - prefeito municipal - Fototeca Museu Municipal |
Em seguida foi procedida a eleição da primeira diretoria, decorrendo a votação em meio de grande entusiásmo. Serviram como escrutinadores os srs. dr. Ari Pilar Soares e Miguel Fachin, que proclamaram vencedora a seguinte chapa:
Presidente Rica Carvalho Bernardes; Vice idem, José Joaquim de Carvalho; 1.º secretário, Emiliana Saldanha; 2.º idem, Erich Engel; 1.º tesoureiro, Miguel Fachin; 2.º idem, Aida Elwanger.
![]() |
D. Rica Carvalho Bernardes - Fototeca Museu Municipal |
Comissão de Contas: Honorino J. de Freitas, Edwino Schneider e Achylles Figueiredo.
Convidando a presidente eleita, o dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, transmitiu o cargo, à senhorinha Rica Carvalho Bernardes, empossando tambem os demais membros eleitos.
Nesta ocasião o dr. Liberato S. V. da cunha, usando da palavra exteriorisou as suas felicitações e dos demais presentes à primeira presidente da nóvel entidade, fazendo votos para que o Asilo preenchesse realmente as suas verdadeiras finalidades, de dar amparo à nossa velhice pobre.
Setenta anos se passaram. O Asilo Nossa Senhora Medianeira atravessou décadas prestando o amparo que o Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha almejava em 1949. Hoje, apesar das mudanças havidas no tempo e inclusive no emprego da terminologia relativa às pessoas que alcançam idade avançada, a instituição também alargou sua assistência, abrangência e credibilidade. A par de muitas dificuldades, de hercúleo envolvimento dos voluntários e de lutas que enobrecem ainda mais o seu trabalho, o Asilo oferece uma opção de vida assistida àqueles que já perderam o vigor, a independência e, muitas vezes, os vínculos com a família e a sociedade.
![]() |
Prédio principal do Asilo da Velhice Nossa Senhora Medianeira http://www.asilomedianeira.org.br |
Muito ainda é preciso avançar, mas chegar aos 70 anos sem se desvirtuar das verdadeiras finalidades é como erguer um troféu. Parabéns a todos que ao longo das últimas sete décadas têm entregue um pouco de si à causa dos que muito já deram para a sua comunidade.
MR
Comentários
Postar um comentário