Cachoeira do Sul, poucos sabem, além de ser a Capital Nacional do Arroz é a maior produtora de noz-pecã do Rio Grande do Sul. Ano a ano, a cidade se consolida como referência no cultivo e beneficiamento desta noz, bem como na produção de mudas.
Noz-pecã - www.jornaldocomercio.com |
A pecanicultura é recente no país, sendo registradas as primeiras experiências há pouco mais de 100 anos. De lá para cá, uma sucessão de iniciativas, tanto privadas quanto da esfera governamental, foram pouco a pouco sedimentando o setor, tornando o Rio Grande do Sul o responsável pela maior parte da produção nacional. A provar isto, foi localizado um documento da década de 1960 que dá mostras de movimentos isolados para difundir e incentivar o cultivo da noz-pecã.
![]() |
Fundo Prefeitura Municipal - sem catalogação |
Trata-se de uma correspondência encaminhada ao Prefeito Arnoldo Paulo Fürstenau, em 2 de setembro de 1964, por um promotor de vendas de Passo Fundo. No teor, o remetente refere um pedido de informações do prefeito cachoeirense sobre o preço das mudas de nogueiras e registra a encomenda de duas caixas. O interessante, porém, é que o promotor, de nome Eugenio Fiori Zibetti, fala em união numa campanha que visava incentivar todos os prefeitos a introduzirem o cultivo da pecã nos seus municípios, no intuito de tornar o Rio Grande do Sul "o seu maior cultivador no Brasil, e um exportador de categoria".
No correr da carta, Eugenio Zibetti enaltece a figura do prefeito Arnoldo Fürstenau e o seu apoio: "Contamos mais uma vez com o Sr., pessoalmente e como homem público, provando mais uma vez sua larga visão e bôa vontade, para gravar no seu município o seu nome como introdutor e incentivador da nogueira pecã, que serà dentro de pouco tempo a palavra de ordem em todo Rio Grande."
O tempo acabou por mostrar que não foi tão rápido assim que a cultura se consolidou. A passos lentos, mas decididos, a pecanicultura se firmou em Cachoeira do Sul, sendo o município o maior produtor do estado. Os pecanicultores cachoeirenses, com seus viveiros e pomares de produção, exportam mudas e empregam técnicas de cultivo que credenciam dia a dia a noz-pecã como um dos mais notáveis produtos da economia cachoeirense. Em abril, entre os dias 11 e 12, a cidade sediará o 2.º Simpósio Sul-Americano da Noz-Pecã e a 2.ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã.
MR
![]() |
Colheita de nozes-pecã - Foto Robispierre Giuliani |
MR
Sou produtora de nozes pecan e considero um excelente negócio.
ResponderExcluir