Desde 5 de maio de 1919 que Cachoeira conta com uma agência do Banco do Brasil. Tal era a importância da cidade que, há 100 anos, considerando o tamanho do país e as cidades concorrentes em desenvolvimento e tamanho, que o Banco do Brasil voltou os interesses para Cachoeira, nela abrindo a sua 42.ª agência.
O jornal O Commercio do dia 7 de maio de 1919 deu detalhes da inauguração da agência na cidade:
![]() |
Notícia n'O Commercio - 7/5/1919, p. 2 |
Banco do Brasil. - Ante-hontem, 5 de Maio, foi inaugurada a agencia bancaria, recentemente creada nesta cidade pelo Banco do Brasil, conceituada instituição de credito que tem a Matriz no Rio de Janeiro.
A's duas horas da tarde, com a presença de commerciantes, industrialistas, proprietarios, representantes da autoridade municipal e da imprensa local, bem como de collegas das instituições congeneres locaes, foi servida uma taça de champagne.
Em seguida o sr. Celso Galvão, contador da nova agencia, agradeceu o comparecimento dos presentes ao acto inaugural.
Após algum tempo de palestra com o contador e com o gerente do novo estabelecimento, situado á travessa 24 de Maio (proximidades da rua 7 de Setembro) funccionarios que dispensaram muitas atenções aos visitantes, retiraram-se estes, pelas 3 horas.
O Banco do Brasil tem agencias em todos os Estados da Republica, e, neste Estado, possue agencias em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Sant'Anna do Livramento.*
Pela organização do mencionado banco, as agencias tèm a mesma importancia e fazem transacções como as filiaes dos bancos rio-grandenses.
O pessoal actual consta do gerente, do contador e do porteiro; mas em breve será augmentado com a chegada de alguns funccionarios que são esperados do Rio de Janeiro.
Noticiando sua inauguração, feita com singeleza e modestia, fazemos votos pela prosperidade da agencia do Banco do Brasil.
*O Commercio deixou de citar Bagé na relação das cidades gaúchas que possuíam agências do Banco do Brasi à época.
A agência cachoeirense cresceu em negócios e correntistas. Naturalmente com a sua expansão, também foi necessário ampliar a área de atendimento. Em 1920, o banco transferiu-se para a Rua Sete de Setembro, na quadra em que depois foi erguido o Cine-Teatro Coliseu (não há registro fotográfico desse endereço).
![]() |
Primeira sede do BB - 1919 - Rua 24 de Maio (atual Dr. Sílvio Scopel) Fototeca Museu Municipal |
Com o fechamento da loja Knorr & Eisner, em 1924 o Banco do Brasil adquiriu o seu prédio, fez as reformas necessárias, sob a coordenação do engenheiro-construtor Santiago Borba, e nele se instalou, permanecendo no endereço até o final de 1945. A agência funcionava no pavimento inferior, onde foi construída a casa forte, sendo o andar superior destinado para residência do gerente e do contador.
![]() |
Terceira sede do BB - 1924 a 1945 - Fototeca Museu Municipal |
Com o incremento da atuação local do Banco do Brasil e pelas necessidades de atendimento das novas demandas, em 7 de janeiro de 1946 foi inaugurada a quarta sede, a primeira a ser construída especialmente para o banco, localizada na esquina da Rua Sete de Setembro com Presidente Vargas.
![]() |
Quarta sede do BB - 1946 até década de 1970 - Rua Sete com Presidente Vargas Fototeca Museu Municipal |
Finalmente, na década de 1970, um edifício inteiro foi construído para abrigar todas as dependências necessárias para atender às rotinas da época. Nesta sede o Banco do Brasil se conserva até hoje.
![]() |
Agência atual do Banco do Brasil - Fototeca Museu Municipal |
Em 4 de março de 1991, acompanhando o desenvolvimento da cidade para a zona norte, foi inaugurada a segunda agência local, na Avenida Brasil.
Há 100 anos o Banco do Brasil participa da vida da cidade e do campo. Não só financiamentos e investimentos pautam sua atuação. Também projetos sociais e de interesse comunitário têm no Banco do Brasil a parceria importante para o desenvolvimento não só econômico, mas também social da comunidade cachoeirense.
Parabéns a todos que desde 1919 escrevem esta história!
MR
MR
Comentários
Postar um comentário