sexta-feira, 18 de outubro de 2019 | By: Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul

Hospital de Caridade

Há 80 anos a comunidade cachoeirense estava empenhada em erguer um segundo prédio para o Hospital de Caridade, uma vez que o primeiro, inaugurado em 1910, já estava acanhado para atender à demanda.

Primeiro prédio do Hospital - 1922  - Museu Municipal

Para isto, a exemplo do que aconteceu com o primeiro Hospital, contar com o auxílio da comunidade era medida importantíssima e capaz de levantar os recurso necessários para tão importante obra.

O jornal O Commercio, em sua edição do dia 18 de outubro de 1939, alertou os leitores sobre o momento crucial enfrentado pela diretoria da instituição hospitalar e comissão de construção:

O Comércio - 18/10/1939

O Hospital de Caridade de Cachoeira atravessa, no momento, a phase mais difficil de sua construcção. Escassos se vão tornando os recursos de que dispõe a directoria para fazer face ao vultoso custo do arremate da obra, do mobiliario e do aparelhamento cirurgico e clinico necessarios.
Em veemente appello dirigido, ha pouco, á população de Cachoeira, a directoria do Hospital frisou que, sem um novo esforço do povo, no sentido de effectuar o pagamento de suas contribuições já promettidas, estariam as obras na imminencia de paralisação. Felizmente o apello da directoria, que tem consagrado á essa obra o melhor de seus esforços, ecoou profundo na alma de todos os que sentem a necessidade de um Hospital á altura do progresso de Cachoeira. Muitos que já haviam contribuido, voltaram, voluntariamente, a prestar seu auxilio, com novas e maiores doações. Entretanto ainda ha muitos que deram pouco em relação ás suas posses e outros que ainda nada deram. Chegou, porém, a occasião de uns e outros prestarem o auxilio que o Hospital requer de todos, visto que, para todos, está sendo elle cosntruido e nesse sentido a sua directoria renova seu appello aos cachoeirenses para que congreguem  seus esforços em prol de uma nova campanha para a finalisação dessa grande obra que será o amparo dos necessitados e o orgulho de Cachoeira.
---
Durante a semana finda registraram-se mais as seguintes contribuições: 
Exma. sra. Martha Fuerstenau 5:000$000
Exma. sra. d. Rosa Hipp               500$000
Festival realisado pelas Irmãs Missionarias  300$000
Exma. sra. d. Hilda Preussler Gressler - mobiliario completo de quarto de 2.ª classe
- Chá corrente realisado na residencia da senhorinha Adalgisa N. Xavier  250$000

A comunidade cachoeirense mais uma vez aderiu à causa, venceu as dificuldades e atingiu o objetivo de inaugurar as novas dependências de seu Hospital de Caridade e Beneficência, o que ocorreu festivamente em 19 de maio de 1940.

Hospital de Caridade - fachada da Rua 7 de Setembro - Museu Municipal

A história do Hospital de Caridade e Beneficência sempre foi marcada pelas ações comunitárias em prol de seu desenvolvimento. A gênese de tudo isto foi plantada em 1903, quando o advogado Ernesto Barros conclamou todos a se unirem em prol da causa de dotar a cidade de um hospital através da manifestação publicada na imprensa com o título de Appello aos corações generosos.

Desde então, os corações jamais deixaram de ser generosos.

MR

0 comentários:

Postar um comentário