Há no acervo do Arquivo Histórico, tanto nos fundos Câmara e Intendência Municipal, que estão indexados, quanto no conjunto documental da Prefeitura, livros e documentos avulsos registrando marcas de gado dos criadores cachoeirenses. Além de fornecerem os nomes dos pecuaristas e os locais de criação, tais documentos trazem os desenhos que serviam de marcas para o gado, identificando sua procedência e propriedade.
Da infinidade de desenhos empregados na identificação das reses, há padrões que se repetem, normalmente associados à figura do animal, a números ou às iniciais dos proprietários.
O primeiro livro de marcas de gado traz o título Registo das marcas e signaes dos creadores, residentes no Municipio da Villa da Cachoeira, em virtude dos Art.os 25 e 26 da Lei Prov.cal n.º 203 de 12 de Desembro de 1850, estando subdividido em Datas dos registos / Nomes dos creadores / Estancieiro, chacareiro ou piq.no creador / Em que Destricto / Nome de sua Fazenda / Desenho das marcas / Explicação dos Signaes. A riqueza deste volume é tanta que é possível levantar várias informações históricas interessantes sobre a pecuária, atividade que serviu para embasar o desenvolvimento econômico de Cachoeira.
![]() |
Livro de marcas (1850) - CM/S/SE/RM-001 |
O criador Sinfronio Vieira dos Santos foi o primeiro criador a ter lançamento no referido livro, cuja data de registro foi a 26 de março de 1851. Sinfronio era estancieiro no segundo distrito, proprietário da Fazenda Barro Vermelho e usava como sinais ou marcas uma palmatoria em uma orelha e mossa para baixo em outra.
![]() |
Marca de gado de Sinfronio Vieira dos Santos (seta) - 1851 |
Um requerimento de 23 de novembro de 1895 solicita registro de marca em nome de Aurora Amalia d'Oliveira, filha de Anastacio Pedroso d'Oliveira, criador residente no segundo distrito. Com a marca desenhada à margem esquerda do documento, o criador, em nome da filha, pede o registro, dizendo que com cuja marca, a mesma marca todos os animaes de sua propiedade. A marca em questão traça as iniciais AP.
![]() |
IM/S/SRM - Requerimentos - Caixa 12 |
Há uma imensa variedade de marcas e sinais registrados nos livros correspondentes e requerimentos, sendo alguns bastante curiosos, constituindo-se documentos preciosos para a identificação daqueles que ao longo da história de Cachoeira do Sul tiveram na pecuária a sua atividade econômica.
Vez ou outra, algum pesquisador recorre ao Arquivo Histórico atrás desse rico material, como foi o caso de Helmut Weibben, de Santa Maria, cuja pesquisa ocorreu antes da atual pandemia. Levou consigo ótima impressão da qualidade e pluralidade do acervo disponível.
![]() |
Pesquisador Helmut Weibben |
MR
Comentários
Postar um comentário