Pular para o conteúdo principal

Garrafas compram ambulância

O Hospital de Caridade tem uma história de envolvimento com a comunidade desde o tempo da idealização e construção do primeiro prédio, hoje sede da Escola de Saúde. Campanhas comunitárias das mais variadas modalidades, desde chás, almoços, rifas e outras serviram como molas propulsoras da sua história de crescimento e qualificação, sendo responsáveis pelo erguimento também do segundo prédio, inaugurado em 1940, e de tantas outras melhorias até os nossos dias.


Construção do 2.º prédio do Hospital (vista dos fundos) - Museu Municipal

Pois em 1941, eis que mais uma vez a comunidade uniu-se para aquisição de uma ambulância, iniciativa coordenada por um grupo de senhoras. A auto-ambulância, como era então chamada, constituía-se em uma das mais prementes necessidades exigidas atualmente nesta cidade, pois para isso já possuímos um dos melhores hospitais do Estado e quiçá do paiz, dizia O Comércio de 1.º de outubro de 1941. A campanha, denominada Pró auto-ambulância, visava resolver a precariedade do atendimento dos casos clínicos de urgência, ocasião em que os enfermos, necessitando de remoção, muitas vezes eram transportados em caminhões de carga, com riscos de agravamento de seu estado.

As atividades desenvolvidas com o propósito de aquisição da ambulância foram chás de caridade, espetáculos no Cine-Teatro Coliseu, com sorteio de brindes aos espectadores, e Festa da Primavera no Clube Comercial, atingindo cifra considerável. Além dessas, desenvolveu-se com grande sucesso a Campanha das Garrafas, constando do recolhimento de garrafas vazias em endereços residenciais e comerciais da cidade.

Sobre a campanha assim se referiu O Comércio de 5 de novembro de 1941:

Campanha das garrafas. Conforme temos divulgado amplamente, segunda-feira transáta, foi iniciado o recolhimento de garrafas vasias em todas as casas de residencias e comerciais, em uma campanha monetária pró aquisição de um Carro-ambulância, para o Hospital de Caridade.

Essas garrafas uma vez recolhidas, foram vendidas todas, em beneficio dessa iniciativa da mulher cachoeirense, na consecução de uma finalidade altamente humanitaria.

E o apoio e a solidariedade da população não foi menos significativa, pois isto foi demonstrado durante os dias de segunda, terça e quarta-feira, quando recolheram os caminhões transbordantes de garrafas vasias.

É digna pois, dos maiores encomios essa iniciativa das damas que ombreiam com essa idéa, concorrendo assim sem dificuldade a população cachoeirense, para este grande melhoramento para a Princeza do Jacuí.

Depois de angariações diversas necessárias para integralizar o valor necessário para  compra do veículo, finalmente em 26 de abril de 1942, domingo, às 11 horas da manhã, defronte ao Hospital de Caridade, foi entregue solenemente o auto-ambulância doado pela sociedade cachoeirense. Benzida a ambulância pelo Monsenhor Armando Teixeira, houve discurso de oferta pelo Dr. Orlando da Cunha Carlos, pronunciamento do Dr. Fabricio Pillar Soares em nome do Hospital, sendo depois convidados para padrinhos do veículo Reinoldo Preussler, Edwino Schneider, Reinaldo Roesch, Theobaldo Burmeister, Henrique Comasseto, Dr. Fabricio Pillar Soares, João Santos, Manoel Antonio Gonçalves, Manoel José Pereira, Ivo Becker, Luiz Lara e Frederico Gressler.

Segundo noticiou o Jornal do Povo de 30 de abril de 1942, a referida ambulância que, conforme já dissemos, é um dos mais modernos carros para transporte de doentes, está montada sôbre um chassis Ford, 112, 1941. Segundo o mesmo jornal, a ambulância estava aparelhada com os mais recentes dispositivos e com capacidade para transportar dois enfermos.


Ambulância na frente do HCB - Museu Municipal


A exemplo da ambulância, necessidade de primeira ordem naquele tempo, o Hospital de Caridade segue sendo alvo dos esforços da população cachoeirense, posto que ninguém está a salvo de necessitar do seu devido e eficiente socorro.


MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp