Com profundo pesar a equipe do Arquivo Histórico comunica o falecimento do arquiteto Osni Schroeder, um dos grandes defensores da cultura do município e especialmente devotado e reconhecido às ações de difusão da memória histórica empreendidas por nossa instituição.
![]() |
Osni Schroeder na TV Cachoeira - 15/12/2020 |
Osni, dentre outras causas, dedicou-se sobremaneira à recuperação da Ponte de Pedra, liderando o movimento de voluntários que a recuperou depois de perda significativa de sua estrutura em 2010. Seu nome está associado a todas as últimas iniciativas de restauro de bens do nosso patrimônio histórico-cultural, como o Paço Municipal, o Château d'Eau, a antiga União de Moços Católicos e, mais recentemente, o Cine-Teatro Coliseu, em cujo trabalho de revitalização a morte veio colhê-lo. Também estava na linha de frente de criação do Museu de Arte Sacra.
Osni (à direita) no dia da inauguração do restauro do Château d'Eau - 25/3/2017 |
Osni Schroeder foi um incansável defensor da criação da Secretaria Municipal de Cultura e fazia parte do grupo de ativistas culturais que liderou e editou o livro Cachoeira do Sul #belaquesóela, comemorativo aos 200 anos de instalação do município. No último dia 15, participou do seu lançamento em live na TV Cachoeira, afirmando que se trata de uma obra para marcar os próximos 100 anos.
![]() |
Live de lançamento da obra Cachoeira do Sul #belaquesóela - TV Cachoeira - 15/12/2020 |
Em sua trajetória profissional, foi liderança municipal, estadual e nacional de seus colegas arquitetos, tendo presidido a Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura - Amicus e, recentemente, havia sido eleito vice-presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural - COMPAHC.
Descanse em paz, Osni Schroeder! Sua trajetória de homem voltado à valorização de sua terra natal e seus bens culturais rendeu os melhores e mais incentivadores frutos.
MR
´Bela homenagem. Realmente uma perda irreparável.
ResponderExcluir