A Intendência Municipal de Cachoeira adquiriu há 95 anos um flamante automóvel Dodge Brothers, tipo touring, mais uma lata de gasolina por quatorze contos e quinhentos e dezoito mil réis (14:518$000). O negócio foi fechado com a revenda Danrée & Cia., de Porto Alegre, em 21 de dezembro de 1925.
 |
Dodge Brothers Touring 1925 - Pinterest |
 |
Nota da compra do automóvel Dodge Brothers - IM-RP-SF-P |
Toda a documentação relativa à compra do automóvel chegou aos nossos dias compondo uma portaria ao tesoureiro, ou seja, o documento que autorizava o pagamento das despesas. Com a portaria, uma série de faturas discriminando os itens adquiridos e os valores correspondentes. Dentre elas, algumas expedidas pela firma Barcellos, Garcia & Cia., também de Porto Alegre, agentes Chevrolet, que registravam a comercialização de todo tipo de acessório para o automóvel, bem como gasolina, querosene e itens para limpeza, incluindo 10 lavagens. O valor devido pela Intendência a Barcellos, Garcia & Cia. importou em três contos, setecentos e vinte e um mil e cem réis, descontados alguns valores que o vice-intendente em exercício, Dr. João Neves da Fontoura, estabeleceu não serem da Intendência!
Feitos os cálculos, o tesoureiro foi autorizado a pagar dezesseis contos, oitocentos e trinta e quatro mil e quinhentos réis pelo negócio.
 |
Faturas de Barcellos, Garcia & Cia. - IM/RP/SF/P |
Interessantes os itens constantes da fatura: enfeite para radiador com tampão, estribos com borracha, para-brisas Zezé Leone, vaso para flores, esponja, lata de sabão e outras curiosidades para os nossos tempos. Mas o que de fato chama atenção são os para-brisas Zezé Leone. Quem seria Zezé Leone? O fabricante? O comerciante do produto? Não! Trata-se da moça que ganhou o concurso de a mais bela do Brasil no ano de 1923, representando a cidade de Santos - SP. Da noite para o dia ela se tornou a mulher mais comentada do país e muitos produtos se associaram ao seu nome, em busca do sucesso que tal associação representaria. A maioria deles sequer gratificou Zezé pelo uso da sua imagem, mas contribuíram para torná-la celebridade.
 |
Zezé Leone - a mais bela do Brasil em 1923 - http://memoriasantista.com.br/?p=3207 |
A história tem dessas coisas. Um automóvel adquirido pela Intendência de Cachoeira, cuja documentação foi devidamente preservada, trouxe certamente comodidade aos mandatários do município, mas permitiu também descobrir a interessante história da jovem que arrebatou o Brasil com seus traços perfeitos e que apelidou os para-brisas dos flamantes automóveis de seu tempo.
MR
Muito curioso é interessante.
ResponderExcluir