Em fevereiro de 2001, houve uma modificação importante na estrutura da área cultural do município, administrado pelo Prefeito Taufik Baduí Germanos Neto. Pela Lei Municipal n.º 3.242, publicada em 21 de fevereiro de 2001, foi criado o Núcleo Municipal da Cultura, vinculado ao Gabinete do Prefeito e em substituição à Diretoria de Cultura da então Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC, que tinha como titular a Professora Angela Schumacher Schuh.
![]() |
Lei Municipal 3.242, de 21/2/2001 - Jornal do Povo |
O Núcleo Municipal da Cultura tomou para si a atribuição de dirigir cinco departamentos: a Biblioteca Pública Municipal, o Atelier Livre Municipal, o Museu Municipal, o Arquivo Histórico Municipal e o Jardim Botânico e Zoológico Municipal, integrantes da extinta Diretoria de Cultura da SMEC.
Na criação, o Núcleo Municipal da Cultura passou a funcionar na sala da Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura - Amicus, instalada na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha. Com essa nova unidade, a Secretaria Municipal de Educação passou a se dedicar exclusivamente à área educacional, atendendo às novas exigências do recentemente criado Sistema Municipal de Ensino.
![]() |
Casa de Cultura Paulo S. Vieira da Cunha - COMPAHC |
Todos os departamentos existentes manteriam direções específicas, sendo por sua vez subordinados à primeira diretora de cultura, Professora Lúcia Fogliatto Homrich, que também acumulou a direção do Arquivo Histórico. As diretoras nomeadas para os demais departamentos foram: Clarisse Almeida para o Atelier Livre Municipal; Ivone Nunes para o Museu Municipal Patrono Edyr Lima; Lúcia Pêgas de Lima para a Biblioteca Pública Municipal Dr. João Minssen, e Amália Almeida para o Jardim Botânico e Zoológico Municipal.
O Núcleo Municipal da Cultura chega ao seu vigésimo aniversário, tempo em que pautou suas atividades para o fomento, a difusão e a fruição do fazer cultural, ofertando à comunidade acesso à memória e história locais através do Museu e do Arquivo; leitura e acesso ao conhecimento e informação através da Biblioteca Pública, e a apreciação e aprendizado das artes através do Atelier Livre Municipal Professora Eluiza de Bem Vidal. O Jardim Botânico e Zoológico Municipal passou a ser unidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Nesses vinte anos muitas atividades culturais foram desenvolvidas, reforçando a tradição que Cachoeira do Sul tem em promover e ofertar cultura para todos, seja através de atividades, de projetos, de programas ou de eventos que marcam o calendário local, como a tradicionalíssima Feira do Livro.
Foram dirigentes culturais desde a criação do Núcleo Municipal da Cultura: Lúcia Fogliatto Homrich, Rosângela Varaschini, Mirian R. M. Ritzel, Ione M. Sanmartin Carlos, Lair Vidal, Cláudia Scarparo, Cléber Lima, Josiani Knebel Fardin. Atualmente o Núcleo é dirigido pela Professora Clarisse Torres Almeida.
MR
Comentários
Postar um comentário