Pular para o conteúdo principal

Grêmio Náutico Tamandaré - 85 anos

Gremio Nautico Tamandaré

Foi fundado, em 18 de Fevereiro p.p. nesta cidade, este Gremio, por cujo motivo recebemos o seguinte officio:

"Cachoeira, 28 de Fevereiro de 1936

Redação do "O Commercio":

Tenho o praser de communicar-lhe que em sessão realisada no dia 18 do corrente, na séde do Jockey Club, foi fundado nesta cidade o club de regatas Gremio Nautico Tamandaré, tendo sido aclamada e empossada a seguinte directoria:

Presidente, Adail Machado de Oliveira; 1.º Vice-Presidente, Mario Guignatti; 2.º Vice-Presidente, Rodolfo Gonzales; 1.º Secretario, Delcassê Bastos; 2.º Secretario, Mena Meirelles; 1.º Thezoureiro, Dante Machado de Oliveira; 2.º Thezoureiro, Edgar Amaro; Guarda Sport, Jayme Porto; Auxiliar, Sebastião Alario.

Sem outro motivo para o presente, subscrevo-me respeitosamente.

Delcassê Bastos

Secretario"

Agradecemos a communicação, com votos de crescente prosperidade á nova entidade desportiva.


O Commercio, 4/3/1936


Com esta nota o jornal O Commercio, edição do dia 4 de março de 1936, anunciou a fundação do Grêmio Náutico Tamandaré, uma das mais conhecidas sociedades cachoeirenses e que chega em 2021 aos 85 anos de existência.

Diz a ata de fundação:

Acta de fundação do Gremio Nautico Tamandaré

Aos dezoito dias do mes de Fevereiro do anno de mil novecentos e trinta e seis, nesta cidade de Cachoeira, Estado do Rio Grande do Sul, na séde da Sociedade Hippica Jockey Club, sita a rua 7 de Setembro n.º [em branco] teve lugar uma reunião de elementos pertencentes ao Tamandaré Atlectico Clube, como pode ver-se pelas assignaturas da presente acta, com o fim de tratarem da fundação de uma sociedade de remo. Tendo sido dada a palavra ao Snr. Mario Ghignatti, este esplicou aos presentes o fim da reunião, tratando-se em seguida da formação da primeira Directoria, que após diversos pareceres foi aclamada, sendo a seguinte: 

Presidente: Adail Machado de Oliveira

1.º Vice Presidente:

Mario Ghignatti

2.º Vice Presidente:

Rodolfo Gonçalez

1.º Secretario:

Delcassê Bastos

2.º Secretario:

Mena Meirelles

1.º Thezoureiro:

Dante Machado de Oliveira

2.º Thezoureiro:

Edgar Amaro

Guarda Sport:

Jayme Porto

Auxiliar:

Sebastião Alario

Em seguida a Directoria tomou posse, tendo deliberado o seguinte:

O Gremio Nautico Tamandaré uzará as mesmas cores do Tamandaré Atlectico Club, isto é, preta e branca. Deverá ser cobrada a joia de (5$000) cinco mil reis e uma mensalidade de (2$000) dois mil reis. Por proposta do Snr Amelio Riccardi ficou resolvido que nos estatutos a serem elaborados deverá constar os nomes dos presentes nesta sessão, como socios fundadores do Gremio Nautico Tamandaré. Foi recebido com uma salva de palmas o gesto do Snr. Mario Ghignatti, que prometteu offerecer ao Gremio o primeiro terno de camisetas. Não havendo mais nada a tratar, o Snr. Presidente deu por encerrada a sessão, e para constar, lavrei a presente acta, assignando-a com todos os demais fundadores desse Gremio.

[assinaturas]


Ata de fundação do GNT - AP 61

Na sessão de diretoria ocorrida em 14 de março, na residência do presidente, foram recebidas as primeiras propostas para sócios e aceitas as de Argeu Falckenbach, João Carlos Meirelles, Adolfo Chiling [sic], Elvio Lima, Walther Becker, João de Abreu, Helio Riccardi, Gomercindo Gomes, Genaro Nunes, Alcides Machado de Oliveira, Carlos Ghignatti, Nilo Albuquerque, Alexandre Herzog, João Ribeiro Filho, Aldo Schirmer e Willy Löblen. Depois dessa sessão, ficou decidido escolher Alexandre Herzog como Diretor de Regatas, assim como a periodicidade das reuniões, sempre no dia 5 de cada mês, na sede do Jockey Clube.

Em 1937, o Grêmio Náutico Tamandaré passou a ocupar provisoriamente um prédio localizado na Rua Moron, junto ao porto da praia, como depósito para os barcos. Em 21 de novembro daquele ano foi registrada em ata a primeira temporada de remo e o batismo dos barcos do clube. Os barcos foram batizados com os nomes Caxias, que tinha como madrinha a jovem Ione, filha de Ivo Becker, Tupi, barco que tinha como madrinha Odyr, filha do prefeito Aldomiro Franco, e barco Ione, batizado por Yone, filha do industrial Reinaldo Roesch. 

Naquele dia foram disputados dois páreos, saindo vencedor o barco Ione, cuja tripulação era composta por Armindo Gerhardt, Sylvio Silva, Otelo Zinn, Victor Gremmich e Sigefredo Ferreira.

As atas do Grêmio Náutico Tamandaré - GNT demonstram que as reuniões de diretoria e assembleias eram promovidas em diferentes lugares, denotando a carência de uma sede social. A partir de 25 de novembro de 1940, passaram a ocorrer na sede da Sociedade Italiana Príncipe Umberto, localizada na Rua Júlio de Castilhos. Por esse período, além do remo, principal esporte, a sociedade promovia também jogos de basquete, vôlei e futebol. 

Com o encerramento das atividades da Sociedade Italiana Príncipe Umberto, o GNT incorporou o seu patrimônio, recebendo dela o quadro social e a sede própria. Essa sede passou por reformas, ganhou canchas de basquete e voleibol e teve programação festiva de inauguração em janeiro de 1942, também alusiva ao 6.º aniversário de sua fundação.

O prédio da Rua Moron n.º 72 foi vendido para levantamento de fundos para a aquisição e construção de nova sede náutica, cuja pedra fundamental foi lançada em dezembro de 1955.

A história de conquistas do Grêmio Náutico Tamandaré no esporte do remo é uma página à parte, merecendo uma postagem exclusiva. Os seus atletas disputaram muitas regatas, levando com brio e elevada performance o nome de Cachoeira a quatro cantos. 

Remadores no Jacuí - Coleção Armando Fontanari



Atletas do GNT - Praça Dr. Balthazar de Bem
- Coleção Armando Fontanari

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp