Pular para o conteúdo principal

Inauguração e consagração da Igreja de Lutero

No dia 19 de abril de 1931, a comunidade alemã de Cachoeira pôde comemorar a realização de um sonho que teve início quando os primeiros imigrantes trocaram a colônia pela cidade: o de ter uma igreja para celebração da sua fé.

Naquele dia, oito meses depois do início da construção da então chamada Igreja de Lutero, no Bairro Rio Branco, grande foi a reunião de luteranos. Integrantes da comunidade local e das cidades vizinhas buscavam posicionar-se nas imediações da esquina da Rua Venâncio Aires (hoje Presidente Vargas) com Deoclécio Pereira (atual Isidoro Neves) para assistirem aos atos de inauguração e consagração do templo.

Construção do Templo Martim Lutero - Museu Municipal


O jornal O Commercio, de 22 de abril de 1931, em sua primeira e segunda páginas, traz pormenorizada descrição dos atos que se sucederam desde sábado, dia 18, quando na gare da Estação Ferroviária foram recebidos diversos convidados para o ato inaugural. No domingo, dia marcado para a festa, apesar de ter amanhecido nublado, o clima era de alegria, como se o sol estivesse a iluminar todos. 

O Commercio, 22/4/1931, p. 1


Às 7 horas, os sinos do templo repicaram festivamente, lançando pelo espaço as suas ondas sonoras e annunciando o dia anciosamente esperado. A's 8 1/2, novo tanger de sinos avisava a chegada da hora, e antes das 9 já um grande numero de exmas. familias e cavalheiros, aguardava, no local, o começo da cerimonia. A's 9 25 entraram no salão  do Collegio Brasileiro-Allemão, que, durante longos annos, serviu de templo, 8 sacerdotes: o sr. prior Funke, representante da União das Igrejas Evangelicas Allemães; o sr. pastor Becker, de Candelaria; sr. pastor Gustavo Reusch, de São Miguel; sr. pastor Plottnick, do Agudo; sr. pastor Riehn, do Lageado; sr. pastor Wipf, do Paraiso; sr. pastor emeritus Ahrens, desta cidade; e o sr. pastor Carlos Hünnermund, director espiritual da Comunidade Evangelica de Cachoeira, que celebrou o culto de despedida do velho templo, o qual foi insufficiente para conter os crentes que affluiram.

Terminadas as orações de agradecimento, que duraram pouco mais de 10 minutos, organizou-se um grande cortejo, indo á frente os sacerdotes, que empunhavam os paramentos do novo altar, seguidos dos alumnos do Collegio Brasileiro-Allemão com seus professores, depois os cavalheiros e em seguida exmas. sras., senhoritas e crianças.

O prestito entrou pela rua Commendador Fontoura e desta passou á rua Ernesto Alves para entrar na rua Dr. Deoclecio Pereira. A 4 de fundo, mais ou menos, já os primeiros participantes estavam á frente da nova igreja e os ultimos ainda vinham na esquina da rua Commendador Fontoura, isto é, a duas quadras de distancia.

A descrição do jornal dá a medida da grandiosa assistência que se postou para celebrar o grande acontecimento e testemunhar os atos inaugurais.

O acto inaugural

Chegados á frente da igreja, o sr. Rodolpho Müller, presidente da Communidade Evangelica, após proferir ligeira allocução, entregou a chave do novo templo ao sr. pastor Carlos Hünnermund, director espiritual da mesma, que a abriu, nessa occasião, em nome de Deus Pai, Filho e Espirito Santo.

A orchestra do sr. Walter Ritter executou um bello coral, que tornou solemne o momento, entrando então o povo, para tomar logar nas confortaveis bancadas, nas cadeiras e nas galerias lateraes, superiores, do templo e ficando muita gente de pé, por falta de localidades.

Vitrais e bancadas do Templo Martim Lutero - foto Robispierre Giuliani


Dentre as autoridades presentes, a notícia refere o prefeito municipal, Leopoldo Ribeiro dos Santos Souza, e o pastor Acacio Goulart, diretor espiritual da Congregação Metodista; também representantes da imprensa local e de Porto Alegre e famílias procedentes das localidades de Candelária, Agudo, Paraíso, Botucaraí, São Miguel, Santa Cruz, Santa Maria e São Pedro. 

Após a execução de um preludio ao orgão, pelo maestro Curt Dreyer, teve inicio o culto divino, com uma allocução pelo sr. pastor Carlos Hünnermund. Depois de um coral, cujos acompanhamentos foram feitos, ao orgão, pelo professor Guilherme Weihmann, o sr. prior Funke procedeu ao acto da consagração da nova igreja.

O órgão do novo templo, segundo o jornal, com 18 registros, era um instrumento de excelência e, assim como os sinos e os objetos de paramentação do altar, procedia da Alemanha.

Do bello pulpito de madeira esculpida, offerecido pela Sociedade Auxiliadora de Senhoras, o pastor Hünnermund fez o primeiro sermão na Igreja de Luthero, tomando por thema o Apocalypse, cap. 21, verso 2 a 3.

(...)

A's 11 horas e 20 minutos terminou o culto divino. Na occasião da sahida, o maestro Curt Dreyer executou, ao orgão, a Fuga de Bach, de Beethoven, em mi-bemol maior, fazendo-se uma collecta em beneficio dos fundos da igreja, pois a construcção deixou uma divida approximada a 25:000$000.

Era de notar o regosijo entre os membros da communidade local e suas familias, por terem, finalmente, alcançado a realização de uma esperança afagada ha tantos annos.

Templo Martim Lutero - foto Méia Albuquerque

Depois da inauguração, os membros da Comunidade e famílias confraternizaram nos salões da Sociedade Atiradores Concórdia, onde havia fartas mesas com café, cucas e doces e se desenrolaram atrações.

À noite, entre as 19 e 20 horas, as portas da nova igreja estiveram abertas à visitação. Fartamente iluminada, foram muito apreciadas as suas instalações e objetos litúrgicos. Depois, todos afluíram novamente ao salão da Sociedade Atiradores Concórdia, onde foram recebidos pela orquestra dos irmãos Mernak e Stracke, com a participação de Rodolfo Müller. Procederam-se diversos discursos, assim como apresentações musicais, declamações e cantos. A festa prolongou-se até perto de meia-noite e todos os convivas saíram com a certeza de que a frase proferida pelo pastor Hünnermund era carregada de verdade: "Alegria repartida é dupla alegria".

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp