Artibano Savi, o idealizador da Fonte das Águas Dançantes, chegou em Cachoeira para jogar futebol, mas bateu um bolão na eletricidade.
![]() |
Artibano Savi - Museu Municipal |
Em agosto de 1929, empregou-se na Intendência Municipal como eletricista e três anos depois assumiu a chefia do Setor de Iluminação Pública. Nessa função, fez brotar e implantar um sistema de segurança para a rede elétrica que seguidamente tinha o fornecimento interrompido em razão de mau tempo ou acidentes.
Em março de 1941, quando aconteceu a Festa do Arroz, Artibano Savi foi laureado com portaria pelos serviços executados na iluminação dos eventos que constaram da programação da festa e por seu trabalho, junto com Joaquim Vidal e Torquato Ferrari, na decoração de vitrines e espaços públicos. Em seu extenso currículo constam também a iluminação da Ponte do Fandango, do Estádio Joaquim Vidal e da cancha de basquete da Praça José Bonifácio, para citar alguns.
Graças a um cartão-postal seu nome jamais será esquecido: a Fonte das Águas Dançantes, inaugurada durante a II FENARROZ, em 18 de maio de 1968. Por proposição do vereador Volny Figueiró, aprovada por unanimidade em sessão de 14 de maio daquele ano, a fonte recebeu o nome de seu idealizador. Na justificativa da denominação, o vereador assim se manifestou:
Basta dizer que esta Casa, verdadeiro estuário das reivindicações e das mais caras expressões de sentimento do povo cachoeirense, em aprovando este projeto de lei, estará prestando, de forma imorredoura, o reconhecimento e a homenagem àquele que, com seu trabalho, com sua inteligência e sobretudo com o entusiasmo que só podem ter aqueles que realmente amam a nossa querida Princesa do Jacuí, dotou Cachoeira do Sul desta obra magnífica que é a Fonte das Águas Dançantes, hoje um ponto turístico a elevar bem mais alto o nome de nossa cidade, não apenas no cenário rio-grandense, mas brasileiro. (Jornal do Povo, 16/5/1968, p. 1).
![]() |
Jornal do Povo, 16/5/1968, p. 1 |
![]() |
Fonte das Águas Dançantes - Acervo Julio Cezar Caspani |
![]() |
Fonte das Águas Dançantes Artibano Savi em funcionamento - Jornal do Povo |
Artibano Savi e sua fonte serviram de inspiração para uma cidade uruguaia, Maldonado, que encomendou ao eletricista uma semelhante à cachoeirense, levando para fora do país as artes e habilidades do santanense que trocou sua cidade natal por Cachoeira do Sul, aqui encerrando seus dias em 6 de outubro de 1993.
MR
Comentários
Postar um comentário