Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 5 de junho de 1972, a Organização das Nações Unidas - ONU promoveu a Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. A data passou, a partir de então, a ser celebrada como o Dia Mundial do Meio Ambiente, quando todo mundo deve refletir sobre as questões ambientais e as medidas necessárias para proteção e preservação dos recursos naturais.

Antes disso, a imprensa tratava esporadicamente de questões relacionadas à natureza e ação do homem sobre os recursos naturais. Não havia uma política de preservação estabelecida e alguns pensadores e ativistas começavam a lançar suas ideias de respeito à natureza. A imprensa de Cachoeira, eventualmente, também abordava assuntos relacionados ao ambiente natural, em algumas vezes dando conselhos aos moradores para ações de melhoria da condição do lugar que habitavam.


Vista geral de Cachoeira no início do século XX - Museu Municipal

Na edição do jornal O Commercio (Cachoeira, 1900 - 1966) do dia 14 de fevereiro de 1906, na primeira página, um artigo sem a anotação da autoria traz reflexões sobre a relação que há entre o estado sanitário das cidades e a saúde dos moradores, bem como do efeito da natureza do lugar sobre eles:

Utilidade e hygiene

Está mais que provado que o bom ou mau estado sanitario das cidades tem a sua influencia directa sobre a saude das populações; isto é facto discutido e provado.

Nos grandes centros, onde as populações agglomeram, se apertam e as habitações estreitam o limite dos terrenos, o zelo e a attenção dos poderes públicos se voltam inteiros e interessados para a hygiene publica e todos os esforços são postos a campo para que a saude do povo não soffra as consequencias do máu estado sanitario dos círculos que habita e nelle labuta, quase asphyxiado pela estreiteza das ruas e o resumido espaço que geralmente dispõe para a satisfação das suas necessidades.

E mesmo assim, com todo o cuidado que é dispensado á saude publica, não é raro assistir-se as epidemias invadindo as cidades, dizimando furiosas as populações, alarmando todos, pondo tudo fóra dos seus eixos, finalmente perturbando a ordem natural dos habitantes que espavoridos tudo abandonam e até as suas maiores conveniencias esquecem.

Tambem é sabido e está provado que a vegetação muito coopera para o bom estado de sanidade das gentes.

A liberdade dos campos, o ar que se respira livremente atravez das campinas e ao longo das serras é o agente de maior importancia para a conservação e perfeição da saude.

Póde-se dizer – é a natureza em auxilio da natureza, é uma força de conservação actuando sobre uma força de creação, ambas irmanadas da mesma fonte.

Quem não conhecerá a influencia dos campos sobre a nossa saude; parece que ninguem haverá que desconheça o beneficio com que tambem um sitio de pura vegetação concorre para a conservação dos nossos dias, purificando ou melhorando o estado da nossa saude.

Não é possivel, pela ordem das cousas e pelas necessidades dos homens, que habitemos todos no campo.

As exigências da vida, as conveniencias commerciaes, sociaes e industriaes nos coagem á reunião das cidades que, augmentando proporcionadamente, chegam ás vezes a centros de tal enormidade que a sua extensão conta-se por leguas.

Londres, Paris, Berlim, New-York, por exemplo.

Para estes o problema de saude publica é grave e de difícil resolução.

É necessario para que o seu estado sanitario se equilibre que haja a communhão de todos os esforços, que alem dos poderes publicos, cada um concorra de per si para a realização real dessa necessidade: cooperando cada um para a grande obra de sanidade publica, vai prestar o seu concurso a emprehendimento de que irá gozar um resultado immediato e satisfactorio.

Quem tem habitado em grandes centros saberá que as suas habitações geralmente não dispõem de grandes espaços livres, - pateos ou quintaes, como chamamos geral e vulgarmente a esses mesmos, reduzidíssimos dão apenas para as exigencias domesticas, não cedendo logar aos habitantes de empregal-os em outros misteres.

Vem d’ahi que a vegetação é rara nesses centros, si bem que bastante desejada, já pelas necessidades particulares de cada um, já pelas exigencias da saude.

O mesmo, porém, não acontece nos pequenos centros como o nosso, onde cada habitante dispõe de largos espaços, grandes terrenos, isto é, grandes quintaes.

A liberdade que gozamos não nos deixa exigir mais, porém nós é que não sabemos dar emprego a essa amplitude de que gozamos.

A vegetação natural entre nós, perto de nós é grande, em larga escala e nós, por isto e habituados a gozar o grande espectaculo da natureza diariamente, a todos os instantes, a cada olhar, esquecemos as nossas necessidades particulares e, confiantes na prodigalidade da natureza, deixamo-nos arrastar pela inercia e dos nossos esforços nada fazemos.

É assim que dos grandes quintaes de que dispomos delles apenas fazemos utilidade para recebedor do lixo e cousas imprestaveis.

Além do prejuizo que d’ahi advém para a saude do habitante ou habitantes do sitio, resulta que desprezamos um privilegio que outros aproveitaram como uma reliquia.

Não gostamos, nem nos habituamos ainda a dar apreço a essas cousas e não sentimos tambem ainda amor pela horticultura, de modo que aquilo que poderiamos consumir produzido por um pequeno trabalho nosso, vamos pagal-o, ás vezes, a bom preço!

Raros de nós, amamos as flores, isto é, raros de nós se esforçam para corresponder com um pequeno trabalho o apreço que votamos aos jardins, d’onde sahem as bellas rosas, os odorosos jasmins, a perfumosa violeta e, por isto, nós que tanto gostamos de gozar o perfume de uma bella flor ou de saborear uma boa hortaliça, olhamos com profundo desprezo, tantas vezes! um bom quintal que se poderia tornar uma distracção agradavel, uma proveitosa fonte de utilidade particular e sanitaria.

Não leia ninguem nestas linhas uma recriminação, mas lembre-se cada um que nos ler de quanto desperdiça para não despender um pequeno esforço!


O Commercio, 14/2/1906, p. 1

A lição que recebemos com o artigo acima já conta 115 anos! Mas tem sido ela de difícil aprendizado, visto o quanto já perdemos e o alto preço que já pagamos pela destruição, desperdício e ignorância. Que este 5 de junho de 2021 nos sirva para, como nos provoca o articulista de 1906, refletir sobre o finito prazer de gozar o grande espectaculo da natureza diariamente... 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, associada a diversas entidades e clubes de serviço, está promovendo uma campanha intitulada "Cuide bem de Cachoeira", cujo lançamento coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente, à qual o Arquivo Histórico se associa e conclama todos a apoiarem. Três são os objetivos da campanha: cuidado ambiental, embelezamento e preservação da cidade, bens públicos e áreas em comum.

MR

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp