Pular para o conteúdo principal

A utilidade da imigração

A imigração foi um processo importante para a ocupação do imenso e pouco povoado território brasileiro no século XIX e, ao mesmo tempo, desafogador da Europa. Aqui radicados, imigrantes europeus contribuíram também para o desenvolvimento econômico e para a vida social e cultural. 

No século XX, outras levas de imigrantes vieram, estando Cachoeira incluída no recebimento de judeus, sírios, libaneses e palestinos, notadamente, tendo chegado mais tarde os japoneses.

Uma circular remetida à Intendência de Cachoeira, em 21 de janeiro de 1925, pela Sociedade Nacional de Agricultura, entidade de utilidade pública fundada em 1897, mostrando suas finalidades de promover o desenvolvimento da produção brasileira, continha um questionário acerca do pensamento corrente sobre a imigração, com ênfase na ideia da promoção da vinda da immigração amarella e na verificação da aceitação da immigração negra. No documento, assinado por Lyra Castro, presidente da entidade, constavam as seguintes questões:

I) - Julga V.Exa. necessaria e util a imigração estrangeira para o Brasil? Por que?
II) - No caso affirmativo, acha que essa imigração deva ser meramente espontanea, ou deva ser intensificada ou subvencionada pelo Governo do Brasil? No primeiro caso, que ordem de auxilios poderão prestar os governos aos immigrantes?
III) - Pensa que essa immigração deva ser exclusivamente da raça branca? Parece-lhe que esta se acolima bem em todas as regiões do nosso paiz? Dá preferencia a alguma nacionalidade?
IV) - Qual a opinião de V.Exa. acerca da immigração amarella?
V) - Se V.Exa. acceita, em principio, a immigração amarella, acha que ella deva ser acolhida incondicionalmente, ou opina por qualquer especie de restricção, ou de distribuição pelas zonas do Brasil?
VI) - Qual o parecer de V.Exa. no tocante á immigração da raça negra?
VII) - Se V.Exa. aceita, em principio, a immigração negra, acha que ella deva ser acolhida incondicionalmente, ou opina por qualquer especie de restricção ou de distribuição pelas zonas do Brasil?
VIII) - Que bons serviços poderão os immigrantes de qualquer das alludidas raças prestar, especialmente nas zonas em que V.Exa. emprega sua actividade?
IX) - Que sugestões mais lembra V.Exa. em materia de immigração e de braços estrangeiros, para a lavoura do Brasil?
X) - Quaes as idéas de V.Exa. a respeito do trabalhador nacional, sua localização, seu apêgo á terra, sua aptidão para a lavoura e a criação? Que lhe falta?
XI) - Além do braço, que outros elementos de trabalho faltam á lavoura e ás industrias do nosso paiz, para intensificar, melhorar e baratear sua producção?



Questionário da Sociedade Nacional de Agricultura, 21/1/1925
- IM/EA/SI/Ofícios - Caixa 17

O questionário acima deve ter repousado sobre a mesa do intendente sem a devida atenção que mereceria. Não há indicação nem provas documentais de que houve resposta. Muito provavelmente a situação delicada da saúde do intendente Francisco Fontoura Nogueira da Gama tenha posto em suspensão a rotina da Intendência.

Francisco Gama - acervo familiar

Dois dias antes da data da emissão do questionário, que certamente chegou a Cachoeira bem depois de 21 de janeiro, a família de Francisco Gama chamou o Dr. João Neves da Fontoura, vice-intendente, até sua residência. Gama havia tido uma séria crise cardíaca que o impedia de seguir à frente da Intendência. Reunido o Conselho Municipal (equivale hoje à Câmara de Vereadores) à noite, foi concedida licença-saúde ao intendente, assumindo o seu posto o vice João Neves. 

João Neves da Fontoura - Museu Municipal

Sem ter sido guardada cópia da hipotética resposta ao questionário, repousa ele dentre a documentação da Intendência, remetendo ao pensamento corrente num tempo em que o país carecia muito de mão-de-obra para dar conta do anseio de dilatação de seus horizontes econômicos. Sua divulgação se propõe também a relembrar o 25 de julho, Dia do Colono e do Motorista.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp