A imigração foi um processo importante para a ocupação do imenso e pouco povoado território brasileiro no século XIX e, ao mesmo tempo, desafogador da Europa. Aqui radicados, imigrantes europeus contribuíram também para o desenvolvimento econômico e para a vida social e cultural.
No século XX, outras levas de imigrantes vieram, estando Cachoeira incluída no recebimento de judeus, sírios, libaneses e palestinos, notadamente, tendo chegado mais tarde os japoneses.
Uma circular remetida à Intendência de Cachoeira, em 21 de janeiro de 1925, pela Sociedade Nacional de Agricultura, entidade de utilidade pública fundada em 1897, mostrando suas finalidades de promover o desenvolvimento da produção brasileira, continha um questionário acerca do pensamento corrente sobre a imigração, com ênfase na ideia da promoção da vinda da immigração amarella e na verificação da aceitação da immigração negra. No documento, assinado por Lyra Castro, presidente da entidade, constavam as seguintes questões:
I) - Julga V.Exa. necessaria e util a imigração estrangeira para o Brasil? Por que?
II) - No caso affirmativo, acha que essa imigração deva ser meramente espontanea, ou deva ser intensificada ou subvencionada pelo Governo do Brasil? No primeiro caso, que ordem de auxilios poderão prestar os governos aos immigrantes?
III) - Pensa que essa immigração deva ser exclusivamente da raça branca? Parece-lhe que esta se acolima bem em todas as regiões do nosso paiz? Dá preferencia a alguma nacionalidade?
IV) - Qual a opinião de V.Exa. acerca da immigração amarella?
V) - Se V.Exa. acceita, em principio, a immigração amarella, acha que ella deva ser acolhida incondicionalmente, ou opina por qualquer especie de restricção, ou de distribuição pelas zonas do Brasil?
VI) - Qual o parecer de V.Exa. no tocante á immigração da raça negra?
VII) - Se V.Exa. aceita, em principio, a immigração negra, acha que ella deva ser acolhida incondicionalmente, ou opina por qualquer especie de restricção ou de distribuição pelas zonas do Brasil?
VIII) - Que bons serviços poderão os immigrantes de qualquer das alludidas raças prestar, especialmente nas zonas em que V.Exa. emprega sua actividade?
IX) - Que sugestões mais lembra V.Exa. em materia de immigração e de braços estrangeiros, para a lavoura do Brasil?
X) - Quaes as idéas de V.Exa. a respeito do trabalhador nacional, sua localização, seu apêgo á terra, sua aptidão para a lavoura e a criação? Que lhe falta?
XI) - Além do braço, que outros elementos de trabalho faltam á lavoura e ás industrias do nosso paiz, para intensificar, melhorar e baratear sua producção?
![]() |
Questionário da Sociedade Nacional de Agricultura, 21/1/1925 - IM/EA/SI/Ofícios - Caixa 17 |
O questionário acima deve ter repousado sobre a mesa do intendente sem a devida atenção que mereceria. Não há indicação nem provas documentais de que houve resposta. Muito provavelmente a situação delicada da saúde do intendente Francisco Fontoura Nogueira da Gama tenha posto em suspensão a rotina da Intendência.
![]() |
Francisco Gama - acervo familiar |
Dois dias antes da data da emissão do questionário, que certamente chegou a Cachoeira bem depois de 21 de janeiro, a família de Francisco Gama chamou o Dr. João Neves da Fontoura, vice-intendente, até sua residência. Gama havia tido uma séria crise cardíaca que o impedia de seguir à frente da Intendência. Reunido o Conselho Municipal (equivale hoje à Câmara de Vereadores) à noite, foi concedida licença-saúde ao intendente, assumindo o seu posto o vice João Neves.
![]() |
João Neves da Fontoura - Museu Municipal |
Sem ter sido guardada cópia da hipotética resposta ao questionário, repousa ele dentre a documentação da Intendência, remetendo ao pensamento corrente num tempo em que o país carecia muito de mão-de-obra para dar conta do anseio de dilatação de seus horizontes econômicos. Sua divulgação se propõe também a relembrar o 25 de julho, Dia do Colono e do Motorista.
MR
Comentários
Postar um comentário