Pular para o conteúdo principal

Vigário ou vigarista?

Em tempos de flagelo, como acontece nas guerras e nas pandemias, é comum o gesto humanitário de socorro a vítimas de tais eventos. Mas como o homem é sempre o homem, independente dos tempos e das épocas, há os que são genuinamente solidários e há os que buscam tirar proveito pessoal das situações.

Terminada a I Grande Guerra, que ocorreu na Europa entre 1914 e 1918, maléficas foram as consequências. Milhares de famílias foram atingidas em sua integridade e bens, restando um número enorme de órfãos desassistidos. Movimentos de amparo foram deflagrados em todo o mundo, notadamente pela Cruz Vermelha, instituição criada em 1863 para garantir a proteção e a assistência a vítimas de conflitos armados e tensões.

Por outro lado, interessados em ganhar dinheiro em cima da desgraça alheia começaram a surgir, vindo notícia de Palmas, interior do município de Cachoeira, em janeiro de 1920, dando conta da presença de um sujeito que se fazendo passar por padre andava de casa em casa atrás de donativos em prol dos órfãos de guerra. Mas, afinal, era um vigário ou um vigarista, passaram as pessoas a se perguntar? Atento à situação, o jornal O Commercio, na edição do dia 14, primeira página, publicou a seguinte notícia:


O Commercio, 14/1/1920, p. 1


Vigario ou vigarista? - Anda percorrendo a campanha, afim de angariar donativos para os orphaos da guerra, um individuo com trajes ecclesiasticos. Desconfia-se muito tratar-se não de um vigario mas sim de um perfeito vigarista. Verdade que mostra um maço de papeis sellados, carimbados e muito sujos. Quando se lhe fazia alguma pergunta, elle tratava de se mandar rolar. Mostrou um livro cheio de assignaturas de doadores, alguns até com 100$000 rs. Em uma casa onde esteve e em que recebeu, provavelmente, uma boa maquia, benzeu-a com uma mão, emquanto com a outra apalpava o cobre recebido.

Por ter O Commercio ha pouco noticiado a existencia desses cavadores pelo municipio, é que o povo ficou com a pulga na orelha. É um typo alto, moreno, usa cabello cortado a meia cabelleira, mas não tem aquella rodinha pelada que os padres usam atraz, na cabeça.

A resposta não veio... Mas que o sujeito encheu as burras e deve ter ido cantar em outra freguesia é certo. E o pior, fazendo-se passar por um padre, figura que normalmente gozava da admiração e do respeito das comunidades. Portanto, o vigarista que se passou por vigário cometeu dupla heresia: fingir ser outra pessoa e se aproveitar da desgraça alheia em benefício próprio! Péssimo exemplo vindo do passado.

No ano seguinte, o mesmo jornal O Commercio noticiou que o vigário verdadeiro da paróquia de Cachoeira, padre Luiz Scortegagna, havia entregue no Bispado de Santa Maria a quantia de 135$000 réis, proveniente de uma collecta ordenada pelo S. Padre, o Papa Bento XI, em beneficio das crianças soffredoras da Europa, em consequencia da guerra.

O Commercio, 22/6/1921, p. 3

O bom e honesto vigário Luiz Scortegagna
- Acervo Ricardo Abreu

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp