Pular para o conteúdo principal

60 anos da Legalidade

No dia 27 de agosto de 1961, o Jornal do Povo estampou em sua primeira página: Estarrecida a Nação com a Renúncia do Sr. Jânio Quadros. O Vice-Presidente João Goulart deverá completar o quinquenio presidencial - Reina ordem em todo o país.

O episódio da renúncia do Presidente do Brasil abriu um período de insegurança governamental quando os três ministros das Forças Armadas vetaram a sucessão legal e a posse do Vice-Presidente João Goulart, a quem taxavam de comunista. Imediatamente o governador do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola, cunhado de João Goulart - Jango, deflagrou uma campanha para cumprimento do que estava previsto na Constituição com relação à posse do vice em caso de renúncia do presidente, no que foi apoiado por outros governadores. Através de uma cadeia de rádios, Brizola conclamou o povo e a Brigada Militar a apoiarem a posse de Jango. Depois de confrontos, acordos e adesão ao parlamentarismo, Jango conseguiu tomar posse em 7 de setembro daquele ano.

Governador Brizola - Jornal do Povo

Presidente João Goulart - Jornal do Povo

A imprensa de Cachoeira do Sul repercutiu o estado geral daqueles dias da seguinte forma:

Jornal do Povo de  29 de agosto de 1961: 

Manchete da edição de 29 de agosto de 1961 - Jornal do Povo

Govêrno Gaúcho e III Exército Irmanados Pela Manutenção da Ordem e da Legalidade no Brasil. 

A crise social e política e social que tomou conta da Nação desde que, num gesto cujas razões o povo brasileiro ainda desconhece, o presidente renunciou ao cargo, recrudesceu de tal forma nos três últimos dias que, até o meio-dia de ontem, tudo fazia crer que o País etava prestes a mergulhar-se num clima e guerra civil, de imprevisíveis consequências.

O ambiente sombrio que assim envolvia a Nação, entretanto, teve na pessoa do Governador gaúcho Eng.º Leonel de Moura Brizola a maior expressão de resistência democrática á implantação de soluções extra-legais para o Govêrno do País, tendo S. Ex.ª resistido contra tudo e contra todos, missão esta em que teve o apoio da população, de suas entidades representativas das mais diversas camadas sociais, de autoridades eclesiásticas e, o que foi importante e decisivo, do Comando da Quinta Zona Aérea e do III Exército, principalmente dêste último, apoio êste que tranquilizou a família sul rio-grandense que hoje volta ás suas atividades normais num ambiente de relativa  paz e desassossêgo.

O DESENROLAR DOS ACONTECIMENTOS

De acôrdo com as transmissões oficiais do Govêrno do Estado, damos abaixo um resumo do desenrolar dos acontecimentos no dia de ontem:

"Ás 11 horas da manhã de ontem o governador Leonel Brizola fazia sua primeira importante declaração ao microfone da Rádio Guaíba. 

Com gestos dramáticos, após apelar para que todos os pais retirassem seus filhos dos colégios e os mantivessem em casa, o Governador comunicou que o Gal. Machado Lopes, Comandante do III Exército lhe solicitara uma audiência. Como não sabia qual a finalidade da visita, disse o Sr. Leonel Brizola que ela poderia significar a deposição do governador, aduzindo:

- É possível que eu não tenha mais oportunidade de vos falar. Talvez receba agora um ultimatum. E ocorrências muito sérias virão porque não nos submeteremos a golpes nem a soluções arbitrárias. Que nos esmaguem, que nos destruam, que chacinem êste Palácio, porque assim chacinado ficará o país, pois êste é o último reduto da democracia! Mas afirmo-vos que não silenciaremos sem balas. Tanto aqui como lá nos transmissôres da Rádio Guaíba, fôrças da Brigada Militar estão de armas prontas. A Pátria inteira tomará conhecimento do nosso silêncio. Seremos atingidos pela destruição, contra a nossa vontade!"

Com a voz embargada pela emoção e avisando que de um momento para outro as transmissões poderiam ser suspensas em definitivo, relatou o Sr. Leonel Brizola que uma rêde de radio-amadores havia captado as mensagens trocadas pelo Exército, de Brasília com as diversas Unidades, e delas davam conhecimento ao Palácio Piratini.

A matéria segue descrevendo a situação geral, o apoio do III Exército, as comunicações ao povo e o nobre gesto do Arcebispo Metropolitano, D. Vicente Scherer, que ao tomar conhecimento da ameaça de bombardeio do Palácio, para lá se dirigiu e sentando numa das sacadas, avisou que se alguém atirasse que começasse por atingi-lo.

O restante da primeira página do Jornal do Povo repercutiu manifestações diversas da cidade pró-Legalidade: Executivo Cachoeirense Solidariza-se Com Posição Assumida Pelo Governador / UCE suspendeu a greve / AULAS SUSPENSAS / Tropas Federais Alertas Para Manutenção da Ordem / Entidades Operárias Lançam Manifesto a Favor da Constituição / CÂMARA DE VEREADORES LOCAL MANIFESTA-SE PELA LEGALIDADE / Comando de Resistência Congratula-se Com Governador.

A Guarnição Federal emitiu nota do Comando:

Em face dos acontecimentos que presentemente se desenrolam no país, êste Comando vem, por intermédio do JORNAL DO POVO, fazer um apêlo ao povo desta laboriosa, progressista e ordeira cidade de Cachoeira do Sul, no sentido de que, honrando suas nobres e dignas tradições, coopere com as autoridades constituídas, na preservação da ordem e da tranquilidade pública.

BORIS BROMIRSKY

Ten. Cel. Cmt. do 3.º B. E. Cmb. e Guarnição Federal de Cachoeira do Sul.

Há também um longo Manifesto ao Povo Cachoeirense, assinado pelo Prefeito Municipal Moacyr Cunha Roesing, recomendando-lhe confiança e convicção no patriotismo, disciplina, alerta e manutenção das rotinas de trabalho.

Nos dias que se seguiram, as manchetes repercutiram as manifestações da cidade que apoiava a atitude do governador Leonel de Moura Brizola em defesa do cumprimento da Constituição Federal, dando posse ao Vice-Presidente João Goulart.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp