O acontecimento da inauguração da Hidráulica Municipal, ocorrido em 20 de setembro de 1921, teve grande repercussão pela relevância da obra para a cidade.
Às vésperas, o intendente Annibal Loureiro encaminhou convite ao presidente e membros do Conselho Municipal (equivale hoje à Câmara de Vereadores) para que se fizessem presentes aos atos inaugurais:
Illm.º Snr. Presidente e mais membros do Conselho Municipal.
Tenho o prazer de convidar-vos para assistirdes á inauguração da Hydraulica Municipal, que se realizará amanhã ás 15 horas, no recinto a rua D. Luiza e das obras de remodelação do Mercado Publico, ás 17 horas.
Para maior solemnidade desses actos, espero o vosso comparecimento.
Saúde e fraternidade.
Annibal Loureiro
Intendente Municipal.
![]() |
Convite aos conselheiros municipais - 19/9/1921 - IM/CM/SE/CR - Cx. 9 |
No dia da inauguração, o jornal O Commercio deu a seguinte notícia, à página 2:
Inauguração das obras hydraulicas para o abastecimento d'água á cidade
O acto constará de duas solemnidades, realisadas, uma, no recinto da propria hydraulica, ás 15 horas, e outra, no interior do Mercado, antes de ter inicio a kermesse em beneficio do Hospital de Caridade.
Em ambos falará o sr. dr. Intendente que entregará a agua ao consumo publico.
No proximo numero, faremos detalhada descripção desses serviços.
Congratulamo-nos com a população por esse extraordinario melhoramento reclamado há muito pela cidade.
![]() |
Notícia dos atos inaugurais - O Commercio, 20/9/1921, p. 2 |
![]() |
Notícia sobre os testes preliminares da Hidráulica - O Commercio, 20/9/1921, p. 2 |
A' tarde de sabbado ultimo foram feitas as primeiras experiencias da Hydraulica Municipal, para lavagem dos canos respectivos.
Defronte á Avenida das Paineiras e ao Hotel do Commercio, á rua 7 de Setembro, onde jorrava agua dos canos, reuniram-se muitos curiosos, que apreciavam e commentavam, com satisfação, o auspicioso facto da realidade do novo serviço, incontestavelmente de grande utilidade para a nossa cidade.
Hoje mesmo será inaugurado o serviço, acto para o qual recebemos o seguinte convite:
Intendencia Municipal de Cachoeira
19 de Setembro de 1921
Illmos. Sns. Directores d'"O COMMERCIO"
N. Cidade
Tenho a honra de convidar-vos para assistirdes a inauguração da Hydraulica Municipal, que se realisará amanhã, ás 15 horas, no recinto situado á rua D. Luiza, e bem assim das obras de remodelação do Mercado Publico, ás 17 horas.
Para maior solemnidade desses actos, conto com o vosso comparecimento.
Saúde e fraternidade
Annibal Loureiro
Intendente Municipal
Para dar uma ideia aos leitores de nosso blog sobre a repercussão das obras inauguradas em 20 de setembro de 1921, transcrevemos aqui parte da grande matéria publicada pelo O Commercio, na edição do dia 28 de setembro:
![]() |
Manchetes d'O Commercio dando novas sobre as inaugurações de 20/9/1921 - Edição de 28/9/1921 |
Inauguração - 20/9/1921 - Foto Benjamin Camozato |
20 DE SETEMBRO
A commemoração da passagem
do primeiro anno da administração do dr. Annibal Loureiro -Inauguração das
obras do abastecimento d’agua á população – Reunião do Conselho Municipal – O
Mercado Publico remodelado – A brilhante kermesse pró-Hospital de Caridade – O
Collegio Elementar Antonio Vicente da Fontoura – Varias notas
Ha muitos annos que não viamos a multidão se associar tão espontaneamente ás festividades de caacter official e civico como aconteceu no dia 20 de Setembro, onde a população em peso acorreu á inauguração das importantes obras executadas e com calor sagrou a passagem do primeiro anno de administração do nosso illustre, operoso e esforçado edil, dr. Annibal Loureiro.
De fato havia razão e razão de sobra para o povo estar jubiloso, pois uma parte do brilho que á administração municipal vem imprimindo s. exa., reflecte-se directamente sobre essa gleba de trabalho e progresso e é um exemplo poderoso para todas as municipalidades do Estado.
Sem reclames, nem alardes, laboriosamente, intelligentemente, s. exa., estudando cuidadosamente os orçamentos do municipio e analysando as fontes de despeza com clareza e precisão, de tal modo assenhoreou-se da marcha do organismo administrativo que, sem prejuizo para nenhuma especie de serviço em andamento, executou obras em estradas, ruas, proprios municipaes e ainda aplicou, sem divida nem onus de qualquer natureza, a vultuosa quantia de 200:000$000 em obras de caacter inadiavel e urgente, vencendo velhas praxes e commodos systemas, quaes os de fazer obras com o auxilio de avultados emprestimos que realmente dão brilho a uma administração, mas oneram e sobrecarregam com a amortização da divida aos seus successores, cuja actividade, de tal modo, é reduzida pela necessidade de saldar encargos dos antecessores.
O Commercio, que ha mais de quatro lustros vem se batendo pelos mais vitaes melhoramentos da nossa urbs e do municipio, sente-se hoje feliz em poder descrever as relevantes obras inauguradas, motivo pelo qual congratula-se com a população cachoeirense.
Pelas entusiastas manifestações do jornal O Commercio é possível dimensionar o tanto de grandeza e de progresso que as obras da Hidráulica Municipal representaram para a Cachoeira de 100 anos atrás.
MR
Comentários
Postar um comentário