Pular para o conteúdo principal

Colégio Estadual Diva Costa Fachin: a primeira escola de área inaugurada no Brasil

No dia 1.º de outubro de 1971, Cachoeira do Sul recebeu autoridades nacionais, estaduais e regionais para inaugurar a primeira escola de área do Rio Grande do Sul e que foi também a primeira do gênero a ter a obra concluída no Brasil. Trata-se do Colégio Estadual Diva Costa Fachin, modelo implantado com recursos do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio - PREMEM, instituído pelo Decreto n.º 63.914, de 26/12/1968. 

Colégio Estadual Diva Costa Fachin - Google Earth


A maior autoridade educacional presente àquela solenidade foi Jarbas Passarinho, Ministro da Educação, acompanhado por Euclides Triches, governador, e pelos secretários de Educação, Coronel Mauro Costa Rodrigues, de Interior e Justiça, Octávio Germano, das Obras Públicas, Jorge Englert, e da Fazenda, José Hipólito Campos, além de representantes do Senado, de outros ministérios, estados e municípios. 


Edições do Jornal do Povo noticiando a inauguração da escola (30/9/1971 e 3/10/1971, p. 1)

Recepcionados na Ponte do Fandango, as autoridades e ilustres visitantes foram conduzidos aos prédios das faculdades, no Bairro Santo Antônio, sendo recepcionados com coquetel. Findo esse momento, dirigiram-se ao Clube Comercial, onde foi servido um banquete com cardápio organizado pela Prefeitura Municipal, sendo recebidos com apresentação do Orfeão da 24.ª Delegacia de Educação, sob a regência da professora Eloía Dickow. 

Interessante destacar que o Ministro da Educação, em seu pronunciamento, disse que tinha laços afetivos com o Rio Grande do Sul e com Cachoeira, especialmente por ter aqui servido no 3.º GO-155 e pelo fato de que sua cidade natal, Xapuri, no Acre, foi iluminada graças a locomóveis fabricadas na empresa cachoeirense Mernak.

Para o ato inaugural da escola, marcado para as 15h30, foi programada uma grande concentração de alunos desde a Praça José Bonifácio até a Rua Leopoldo Souza, para que a comitiva de inauguração fosse saudada em sua passagem. 

A inauguração constou de corte da fita por Jarbas Passarinho e Euclides Triches depois da leitura do decreto de denominação, feita por Carlos Salzano Vieira da Cunha, então Subchefe da Casa Civil do Palácio Piratini, quando foi justificada a denominação patronímica da professora Diva Costa Fachin por ter dado ela três filhos educadores ao estado. Depois dos discursos de praxe, sendo orador em nome da comunidade o Dr. Julio Cezar Caspani, foram descerrados os retratos do Presidente Emilio Garrastazu Médici, do governador Euclides Triches e do Ministro da Educação Jarbas Passarinho, na sala da direção, e o da professora Diva Costa Fachin na sala dos professores. 

Cachoeira do Sul ainda receberia outra escola de área, ou polivalente, no ano de 1975, a Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, no Bairro Tupinambá.

O prédio do Colégio Estadual Diva Costa Fachin foi construído pela Construtora Cachoeirense. Há no acervo cartográfico do Arquivo Histórico diversos documentos relativos à obra, incluindo pranchas, orçamentos, correspondências.


Documentos do acervo cartográfico - Construtora Cachoeirense

O Colégio Estadual Diva Costa Fachin completou 50 anos. Por ele passaram professores e estudantes que inauguraram no país um modelo de escola de excelência que preparava os jovens para o trabalho e para a vida na sociedade. As disciplinas ministradas não eram apenas as formais, incluindo técnicas diferentes que capacitavam para o dia a dia e o trabalho: técnicas domésticas, comerciais, industriais, agrícolas.

O programa, iniciado no governo militar, surgiu de um acordo entre o Ministério da Educação e Cultura - MEC e a Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional - USAID. Na inauguração da escola cachoeirense o representante da USAID no Brasil compareceu ao ato.

MR

Comentários

  1. Importante resgate da história da Educação em nossa Cachoeira? Tempos áureos em que educação, alunos e professores eram valorizados. Importante lembrar do protagonismo de Oly da Costa Faccin, nosso Queti, neste destaque para escolas.

    ResponderExcluir
  2. Fui aluno na Escola entre os anos de 1980 e 1983. Cursei da 5a. a 8a. série (o ginasial da época). Uma escola muito boa na época. Parabéns pelo trabalho de resgate da nossa história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp