No dia 2 de dezembro de 1946 foi criada a Biblioteca Pública Municipal de Cachoeira do Sul, atendendo a uma antiga aspiração da comunidade em ofertar livros e leitura para aqueles que não tinham acesso às bibliotecas de associações, clubes e entidades.
![]() |
Biblioteca Pública Municipal "Dr. João Minssen" - Casa de Cultura Paulo S. V. da Cunha - foto Jorge Ritter - |
As discussões começaram a ganhar força entre integrantes do Centro Cultural Cachoeirense, presidido pelo médico Ervin Wolffenbüttel e tendo também como entusiasta Liberato Salzano Vieira da Cunha. O fato é que o prefeito Cyro da Cunha Carlos foi convencido da importância da criação de uma biblioteca municipal de caráter público, providenciando na sua efetivação através do Decreto Lei n.º 59:
Decreto Lei n.º 59
Cria a Biblioteca Municipal, organiza o respectivo quadro
e abre o crédito especial de Cr$ 80.000,00.
O Prefeito Municipal de Cachoeira do Sul, usando das atribuições que lhe confere o art. 12, n.º 1 do Decreto-Lei Federal n.º 1.202, de 8 de abril de 1.939, e de acôrdo com a Resolução n.º 1675/46, de 5 de novembro de 1.946, do Conselho Administrativo do Estado.
Decreta:
Art. 1.º - É instituida a Biblioteca Municipal destinada à consulta publica.
§ Único - O horario do funcionamento da Biblioteca será regulado pelo seu regulamento Interno que disporá, tambem, sobre as atribuições do seu pessoal.
Art. 2.º - O Patrimonio Bibliografico será formado:
I - com as obras que forem adquiridas pela Prefeitura
II - com as obras que forem remetidas à Biblioteca pelos Departamentos públicos ou Institutos Oficiais.
III - com os legados e doações.
Art. 3.º - Para atender os serviços da Biblioteca é criado o seguinte quadro de funcionarios:
1 - Diretor, padrão .................... 17
1 - Bibliotecario, padrão .......... 13
1 - Escriturario, padrão ........... 10
1 - Escriturario, padrão ........... 11
1 - Continuo, padrão ................ 8.
Art. 4.º - É aberto sob código 8.34.4, o crédito especial de Cr$ 80.000,00 o qual terá vigencia no corrente e no proximo exercicio de 1.947, e destinado á atender ás despesas com a instalação da Biblioteca.
Art. 5.º - Para atender a despesa de que trata o artigo anterior, servirá de recurso a arrecadação a maior a se verificar no corrente exercicio.
Art. 6.º - Este Decreto-Lei entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as desposições em contrario.
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, 2 de Dezembro de 1.946.
(as) Cyro da Cunha Carlos
Prefeito
(Livro Registro de Decretos - Prefeitura Municipal - março 1943 a agosto 1947 - Decreto n.º 33, de 4/3/1943 a Decreto de 22/8/1947).
A instalação da Biblioteca Pública, no entanto, só se deu em 8 de março de 1947, conforme noticiou o Jornal do Povo em sua edição de 10 de março, p. 3:
Foi inaugurada a Biblioteca Pública
No dia 8 do corrente, foi inaugurada, solenemente, a Biblioteca Pública local.
O ato inaugural foi presidido pelo sr. Prefeito Municipal, Ciro da Cunha Carlos, sob cuja gestão foi creada a Biblioteca e contou com elevado número de presentes, representando as entidades militares, civis, eclesiásticas, além de muitas pessoas gradas.
Após ter sido cortada a fita simbólica de entrada aos salões do edifício, sito à rua sete de Setembro, esquina da rua Major Eurique, usou da palavra o dr. Sílvio Dutra de Albuquerque, M. D. Secretário do Município, o qual pôs em relevo o valor do esfôrço e dispêndio que representava esta dádiva do poder público à população cachoeirense, esperando que os leitores desta [rasgado] colhessem os melhores [rasgado] [inicia]tiva pela qual [rasgado] tempo.
Disse, ainda, que sentia-se satisfeito em frizar que o atual Prefeito, bem compreendera, desde longo tempo, a necessidade de uma casa como a que estava sendo inaugurada, mas que impedimentos insuperáveis haviam protelado sua realização.
O dr. Sílvio Dutra de Albuquerque encerrou seu discurso, dizendo que tinha plena certeza de que a população de Cachoeira acorreria aos salões de leitura, como a melhor prova da sua correspondência ao empreendimento da administração municipal.
A seguir, usou da palavra, em nome do Rotary Clube de Cachoeira, o dr. Orlando Carlos que agradeceu a prova do interêsse demonstrado pelo govêrno municipal, pondo a disposição da população cachoeirense uma instituição popular, vindo assim, ao encontro de antiga aspiração.
O referido orador acrescentou que era, realmente, uma brilhante efeméride a constar dos anais de nossa cidade.
Ambas as orações foram muito aplaudidas, significando, assim, a justiça dos conceitos emitidos.
A seguir, o diretor da biblioteca, dr. João Minssen, teve ocasião de mostrar o sistema decimal a que obedece a classificação das obras existentes e o método de consultas, assim como as diversas dependências do edifício.
Nossa reportagem, convidada para reportagem, convidada para o ato inaugural, teve ocasião de contestar a presença de elevado número de cachoeirenses que ali compareceram, e que assinaram o livro de atas, demonstrando o seu interesse por tão importante iniciativa dos poderes públicos.
A Biblioteca estará aberta à visitação pública, diariamente, das 15,30 às 18 horas e das 19 às 22 horas.
Após a criação e instalação na primeira sede, à Rua Sete de Setembro esquina Major Ourique, a instituição circulou por outros endereços, sempre na tentativa de cumprir com seu importante papel. Esteve sediada na Rua Sete de Setembro n.º 1121, para onde voltou depois e permanece, na Rua Moron n.º 1352 e, por um breve período, junto às dependências da extinta Caixa Econômica Estadual.
![]() |
Biblioteca Pública Municipal - sede da Rua Moron - Acervo BPM |
Nos seus 75 anos de história, a Biblioteca Pública Municipal, que tomou por patrono o seu primeiro diretor, Dr. João Minssen, conseguiu manter seu ideal de oferecer leitura e oportunidades de contato com o mundo das letras e do conhecimento para várias gerações de cachoeirenses.
Parabéns a todos que ajudaram a escrever esta história e continuam no desafio diário de manter seu importantíssimo papel!
MR
Comentários
Postar um comentário