O carnaval de 1952 foi marcado por uma promoção da ZYF-4, a Rádio Cachoeira do Sul, e Associação Rural, que movimentou toda a cidade: a escolha da rainha dos festejos de Momo.
Vamos conhecer esta história pelas páginas do Jornal do Povo:
Absoluto êxito aguarda a sensacional iniciativa da ZYF-4 e Associação Rural - Milton Moreira (PRH-2) e a famosa dupla "Felix" da Televisão Tupi participarão de atraente "show"
Cachoeira do Sul viverá sábado à noite o maior acontecimento social dos últimos anos, com a realização do monumental "Garden-Party" promovido pela Rádio Cachoeira do Sul e Associação Rural nos jardins da ZYF-4.
 |
Rainha do Carnaval de 1952 - Jornal do Povo, 21/2/1952, p. 1 |
 |
Rádio Cachoeira do Sul - ZYF-4 - Coleção Emília Xavier Gaspary |
Precedido de quatro grandiosos bailes que se efetuaram nas principais entidades sociais cachoeirenses, o "Garden-Party" vem centralizando as atenções da cidade inteira, pois, assinalará o mais deslumbrante espetáculo do Carnaval de 1952, reunindo numa festa deslumbrante os associados de todos os clubes locais, num cenário original e encantador. Os jardins da Rádio Cachoeira do Sul se engalanarão festivamente, enchendo-se de luzes e de motivos decorativos notáveis. Enfim, um cenário condizente com a magnificência da festa.
Atrações
Os promotores da sensacional noitada de sábado, não esqueceram detalhes, nem pouparam esforços para abrilhantar o "Garden-Party". A magnífica festa de depois de amanhã, não será um espetáculo para os olhos. A animação do "Garden-Party" será assegurada pela excelência do conjunto musical que o animará e, além da coroação da "Rainha do Carnaval de 1952 - ponto culminante da deslumbrante festa - cuidou a direção da ZYF-4 em apresentar nesta cidade, vários cartazes fulgurantes da radiofonia nacional.
Assim, teremos em movimentado "show" que precederá o "enfeza", o aplaudido sambista Miltom Moreira, atualmente cumprindo contrato na Rádio Farroupilha de Pôrto Alegre. E como presente régio, aos foliões da cidade, pela primeira vez serão apresentados a Cachoeira astros da televisão: a famosa dupla Felix - Sérgio e Luzia - fulgurantes cartazes da Televisão Tupi, de São Paulo.
O programa da festa, descrito pelo jornal, teria início às 23 horas com o desfile das quatro candidatas ao título de Rainha do Carnaval de 1952, sucedido pelas apresentações dos artistas.
As quatro candidatas à rainha eram Ila Lara, representando o Clube Comercial, cuja apuração às vésperas da escolha bateu em 14.591 votos; Nair Jardim, pelo Grêmio Náutico Tamandaré, com 7.629 votos; Eloy Porto Crespo, representante do Clube União Familiar, com parcial de 6.939 votos, e Vera Matte, disputando em nome da Sociedade Rio Branco computava 4.410 votos.
 |
Candidatas e seus votos - Jornal do Povo, 14/2/1952, p. 4 |
O Jornal do Povo, na mesma edição de 14 de fevereiro de 1952, apresentou o panorama da disputa entre as candidatas:
Em 5 apurações, três candidatas se alternaram na 1a. colocação do sensacional certame para eleger a "Rainha do Carnaval de 1952" que será coroada no "Garden-Party" de sábado: Nair Jardim (Grêmio Náutico Tamandaré), Eloy Porto Crespo (Clube União Familiar) e Ila Lara (Clube Comercial). Sómente a candidata da Sociedade Rio Branco não alcançou até agora posição de destaque na votação, o que sugere uma interrogação - o que é que há com os associados do Rio Branco? - e também faz prever que, nas últimas apurações, é bem provável que os votantes de Vera Matte, preparem uma grande surpresa, nesta eleição que irá demonstrar a pujança dos quadros sociais dos clubes da cidade.
Arrancando sensacionalmente na 4a. apuração, Ila Lara sobrepujou a candidata do União Familiar e, na apuração anunciada ontem, não perdeu a liderança, embora perdesse na apuração para Nair Jardim que avançou para a vice-liderança.
O jornal também esclareceu que os votos deveriam ser depositados nas urnas distribuídas pelas firmas apoiadoras até as 12h de sábado, dia 16 de fevereiro.
Eram as seguintes as firmas: Casa Bacchin, Casa Bastos, Alfaiataria A Fidalga, Casa Pereira, Oficina Rádio, Casa das Sombrinhas, Casa Elétrica, Casa Cantarelli, Antonio Cauduro & Cia. Ltda., Gerd W. Müller, Casa Colombina, Confeitaria Webster, Drogaria Vasco, Casa Geraldo, Casa Rex, Joalheria Feldmann, Casa Colombo, T. C. Burmeister, Assis R. Brandt, Casa Princesa, Sociedade de Criadores e Invernadores Ltda., Casa Alice, Tecelândia; Fogliatto, Spilimbergo & Cia. Ltda., Farmácia São José, Casa Americana, Pedro Emilio Breyer.
Na noite de sábado, 16 de fevereiro, com multidão que tomou conta da frente da Rádio Cachoeira do Sul, procedeu-se ao "Garden-Party" nos jardins da emissora e à coroação da rainha.
Segundo o Jornal do Povo de 21 de fevereiro de 1952, O Garden-Party constituiu um espetáculo sem precedentes na vida social da Princesa do Jacuí. Os jardins da Rádio Cachoeira do Sul, inundados de luz, repletos de balões e serpentinas, foram cenário de uma noitada inesquecível.
Ila Lara, candidata do Clube Comercial, venceu a votação e conquistou a coroa de Rainha do Carnaval de 1952, somando 85.067 votos. Sagraram-se princesas Vera Matte, com 60.475, Nair Jardim, com 48.279, e Eloí [sic] Pôrto Crespo, com 44.407 votos.
 |
Capa do Jornal do Povo de 21/2/1952 |
Como se vê, há 70 anos Cachoeira do Sul viveu um de seus mais glamourosos carnavais. E isto foi possível graças à conjugação de esforços das sociedades locais, da imprensa, do rádio e de empresas da comunidade, proporcionando ao povo cachoeirense não só espetáculos de renome do cenário radiofônico e televisivo do país, como também valorização e destaque às jovens beldades que em saudável disputa engrandeceram ainda mais o carnaval.
MR
Boa noite, por acaso teria algo de fotos de como era, funcionários, museu do zoológico municipal entre os anos de 2000 a 2002?
ResponderExcluir