Neste 13 de maio, quando transcorrem 134 anos da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, extinguindo legalmente a escravidão no Brasil, buscamos descobrir como a Cidade da Cachoeira recebeu a notícia. Como não existem atas das sessões desse período histórico, graças à anotação do historiador Aurélio Porto num livro da Seção de Estatística e Arquivo (IM/EA/SA/RL-001, fls. 10 e 10v), organizado por ele enquanto Secretário da Intendência, é que se torna possível reviver o que foi feito.
14 de Maio. Rendendo homenagens à data da extincção da escravidão no Brasil, a Camara reune-se em sessão solemne, determinando o seguinte: 1.º Lavrar acta especial sobre o advento da Liberdade; 2.º Iluminar por tres dias a fachada do edificio da Camara; 3.º Telegraphar a José do Patrocinio, o batalhador dessa crusada; 4.º Felicitar o Gabinete de 10 de Março*.
 |
Abolicionista José do Patrocínio - Academia Brasileira de Letras
|
 |
Edifício da Câmara, que foi iluminado por três noites para celebrar a Abolição da Escravatura - Fototeca Museu Municipal |
José Carlos do Patrocínio foi farmacêutico, jornalista, orador, poeta e romancista que teve papel fundamental para que a abolição da escravatura acontecesse. Filho natural do Padre João Carlos Monteiro e da quitandeira Justina, José do Patrocínio viveu na fazendo do pai, onde desde criança assistiu ao tratamento dispensado aos escravos, repudiando o sistema escravista com veemência. A partir de 1879, quando escrevia para a Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, passou a defender a abolição. Suas colunas naquele e em outros jornais em que escreveu, rapidamente ganharam outros adeptos, sendo ele considerado uma das figuras mais importantes desse momento histórico. Foi José do Patrocínio um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
O conteúdo do telegrama que foi remetido para José do Patrocínio chegou aos nossos dias graças a um encadernado que contém o registro das correspondências expedidas pela Câmara (CM/S/SE/RE-011, fls. 56v e 57):
Telegramma
Cachoeira 14 de Maio de 1888
José Carlos do Patrocinio = Rio de Janeiro
A Camara Municipal da Cidade da Cachoeira no Rio Grande do Sul, em sessão extraordinaria, resolveu unanimemente felicitar a VªS.ª como o mais glorioso e emerito propugnador da libertação dos captivos, pela aurea lei que extingue a escravidão em nossa Patria. = assignados =
Francisco Gomes Porto, Crescencio da Silva Santos, João Jorge Krieger, Cincinato de Sampaio Ribeiro, Antonio Nelson da Cunha, Josino Outubrino de Lima
 |
Telegrama remetido pela Câmara de Cachoeira a José do Patrocínio - CM/S/SE/RE-011 |
*Gabinete João Alfredo: ministério formado pelo Partido Conservador em 10 de março de 1888 e dissolvido em 7 de junho de 1889. Foi chefiado por João Alfredo Correia de Oliveira, político abolicionista e monarquista que esteve ligado à formulação da Lei do Ventre Livre e da Lei Áurea.
MR
Comentários
Postar um comentário