No ano em que o Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul chega aos seus 35 anos de criação, é importante relembrar ações que ajudaram a consolidar e a instrumentalizar a instituição no cumprimento de suas atribuições.
Há 25 anos, o editor de cultura do Jornal do Povo, jornalista Mário Martins, entregou à então diretora do Arquivo Histórico, Professora Lúcia Fogliatto Homrich, alguns livros que pertenceram a Paulo Salzano Vieira da Cunha, diretor e proprietário daquele órgão de imprensa.
Nas páginas do próprio Jornal do Povo, edição de 28 e 29 de junho de 1997, comemorativa aos 68 anos de fundação do jornal, a notícia:
AH recebe arquivo do Chefe Paulo
No momento em que completa seus 68 anos, o Jornal do Povo fez uma doação de materiais de valor inestimável para a Família JP. O editor de Cultura do jornal, Mário Martins, fez a entrega ao Arquivo Histórico Municipal de livros que faziam parte do acervo particular de Paulo Salzano Vieira da Cunha. Em vida, o chefe Paulo manifestou seu desejo de que as obras fossem repassadas à pessoa ou entidade que se preocupasse com a preservação literária da História do Município.
ARQUIVO PESSOAL - Mário Martins doou dois painéis fotográficos registrados pelo antigo Studio Aurora e cinco livros dos anos 20, 30 e 40.
O pacote contava com exemplares do "Guia Geral do Município de Cachoeira do Sul", "Cachoeira Histórica e Informativa", de autoria de Manoel Carvalho Portela, um dos fundadores do JP, "Álbum Comemorativo da Passagem do Primeiro Centenário de Cachoeira - 1859/1959", "Fase da História do Município de Cachoeira do Sul" e "Grande Álbum de Cachoeira do Sul".
Os historiadores, estudantes e comunidade contam, agora, com mais uma fonte de estudos e pesquisa.
![]() |
Documentário do Arquivo Histórico registrando a doação que o JP publicou em sua edição comemorativa de 68 anos - 28 e 29/6/1997, p. 35 |
![]() |
Algumas das obras doadas pelo Chefe Paulo, integrantes da biblioteca do AH |
Assim como Paulo Salzano Vieira da Cunha desejou, em vida, que estas importantes obras fossem doadas para uma instituição de memória, reconhecendo a relevância da preservação da nossa história, outras entidades e pessoas fizeram e fazem o mesmo, delegando ao Arquivo Histórico e ao Museu Municipal a tarefa de auxiliarem na conservação e difusão da história de Cachoeira do Sul. O Arquivo Histórico, através de seus documentos, e o Museu Municipal, por meio de objetos e fotos, têm cumprido este papel há muito tempo, dando orgulho a Cachoeira do Sul.
Antes de jogar um documento, um livro, uma fotografia ou um objeto relevante na lata do lixo, pense que ele pode se constituir em uma importante peça para ajudar a contar a nossa história.
MR
Comentários
Postar um comentário