2022. O Brasil chegou aos 200 anos de independência de Portugal, por ato do Príncipe Regente D. Pedro, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 7 de setembro de 1822. Seu grito de "Independência ou morte" ainda retumba entre nós, carregado de mil significados, mas reconhecido como o ato extremo que marcou o início de uma nova era para o Brasil, libertando-o do estado de colônia de Portugal.
![]() |
Quadro Independência ou Morte (ou O grito do Ipiranga), de Pedro Américo |
As comemorações em 2022 pretendem ser grandiosas, mas tiveram, no primeiro centenário, uma participação muito expressiva em todos os recantos do país, e muito especialmente em Cachoeira, como refere o jornal O Commercio. Em suas páginas, meses antes, as autoridades e articulistas lembravam da importância da cidade comemorar à altura o primeiro centenário da Independência do Brasil, sendo Benjamin Camozato um dos mais entusiastas, preparando que estava o seu "Grande Álbum de Cachoeira no Centenário da Independência", obra que só foi ser publicada de fato em novembro daquele ano de 1922.
![]() |
Capa do Grande Álbum de Cachoeira, de Benjamin Camozato - foto Renato Thomsen |
Poucos dias antes do 7 de setembro, O Commercio publicou uma ode ao espírito patriótico e a programação alusiva à importante data:
Centenario da Independencia
Como se depreende do programma official dos festejos do Centenario da Independencia da nossa patria, sanccionado, a 23 do corrente, na reunião convocada pelo operoso intendente municipal e dignos conselheiros, no proximo dia 7 de Setembro haverá missa campal e no dia 10 Te Deum em acção de graças á Divina Providencia pelos favores recebidos. A missa campal será celebrada na Praça Conceição, num alteroso altar levantado na frente da Igreja Matriz e começará ás 9 1/2 horas. O Te Deum será entoado na Igreja Matriz após a missa das 10 horas, diante do S. S. Sacramento solemnemente exposto.
Além disso as corporações religiosas desta cidade, de accordo com o vigario, revmo. padre Luiz Scortegagna, resolveram promover um triduo preparatorio ás grandes solemnidades, a realizar-se ás 19 horas dos dias 4, 5 e 6 de Setembro. O triduo constará de orações pela patria, conferencia, canticos e benção do S. S. Sacramento. No dia seis, oitavo dia da festa de Santa Rosa de Lima, padroeira principal da America latina, na missa das 7 1/2 horas haverá communhão geral dos fieis, implorando do Altissimo a felicidade sobre a nossa querida patria.
O vigario da parochia, revmo. padre Luiz Scortegagna, domingo passado, na missa conventual exhortou a todos os fieis a tomar todo o interesse possivel nas festas patrioticas do Centenario e citou estas bellas palavras do Arcebispo de Cuiabá, Dom Aquino Corrêa, dirigidas aos seus diocesanos: "O coração dos catholicos não ficará indifferente, mas pulsará, como sempre, no alvoroço do mais sincero patriotismo. O que queremos é que este patriotismo seja verdadeiramente christão. Nem todo o que grita Patria! Patria! é bom patriota, como no dizer do Divino Mestre, nem todo o que chama: Senhor! Senhor! é bom catholico. O patriotismo não consiste apenas em palavras, mas antes em boas obras. - Ser patriota é considerar-se membro desse grande corpo, que é a Patria e, como tal, exercer do melhor modo, as proprias funcções, cumprindo o dever, em publico como em privado, praticando a solidariedade natural a todo o organismo, concorrendo para o equilibrio da vida nacional, procurando, enfim, com os proprios actos a honra e felicidade da Patria. (...) Com estes sentimentos, é que novamente vos exhortamos a celebrardes christã e condignamente o Primeiro Centenario da nossa emancipação politica".
(O Commercio, 30 de agosto de 1922, p. 1)
Na mesma edição, página 3 (suplemento), consta o programa das comemorações da Independência em Cachoeira:
FESTAS DO CENTENARIO
Cachoeira irá, tambem, commemorar condignamente o Centenario de nossa Independencia politica.
Conforme noticiamos em o ultimo numero desta folha, no dia 24 do corrente, ás 14 horas, no gabinete da Intendencia Municipal, realizou-se uma reunião, afim de serem organizadas as commissões que tomassem a si o encargo de promover os respectivos festejos.
A essa reunião, que foi presidida pelo dr. Annibal Loureiro, intendente municipal, compareceu grande numero de pessoas, representantes da imprensa e de todas as classes sociaes.
![]() |
Gabinete do Intendente Annibal Loureiro - Grande Álbum de Cachoeira, de Benjamin Camozato (1922) |
Depois de amplamente discutido o assumpto, foi approvado o programma que abaixo publicamos e organisadas as seguintes commissões:
De ornamentação:
Dr. João Protasio Pereira da Costa, Oliverio Villanova, João Fialho, Joaquim Vidal, Dr. Benjamin Camozato, Menandro Calvão, Santiago Borba, João Faria, Torquato Ferrari e Terencio Costa.
Commissão financeira:
Dr. Glycerio Alves, Octacilio Ribas, Antonio Ribeiro, Ernesto Müller, Nicolau Roos, Haguel Botomé e Pedro Jorge Ache.
O programma dos festejos commemorativos á grande data nacional, foi organisado criteriosamente, de modo que possam tomar parte todas as classes sociaes, sem distincção de credos politicos ou religiosos, dando-lhes, assim, um cunho todo popular, como deve ser, em se tratando de uma festa patriotica.
Eis o
PROGRAMMA
Dia 7
Meia noite - Apitos de vapores, usinas, engenhos etc. Queima de uma girandola de foguetes. Repique festivo dos sinos de todas as igrejas. Passeio da banda musical pelas ruas da cidade.
Madrugada - Toque de alvorada, no quartel do Tiro de Guerra, na Policia e pelos clarins da banda musical em frente ás suas respectivas sédes.
Ás 9 horas - Hastear da Bandeira Nacional, na Praça Tamandaré, na presença das auctoridades e povo, Collegios e Tiro de Guerra, Hymno Nacional, continencia pela banda de tambores e clarins. Salva de 21 tiros.
Ás 10 horas - Commemorações religiosas em as praças publicas ou templos da cidade.
Ás 12 horas - Formatura dos alumnos do Collegio Elementar Antonio Vicente da Fontoura, para hasteamento da Bandeira, por tres dos mais distinctos alumnos do Collegio.
Hymno da Independencia e á Bandeira por todo o pessoal do Collegio; prelecção por uma das sr.ªs professoras, sobre o facto historico da Independencia. Juramento á Bandeira, pelo Batalhão escolar; discursos por dois alumnos. Hymno Nacional.
Ás 14 horas - Formatura dos alumnos do Collegio Elementar defronte ao seu edificio, para a passeata civica.
![]() |
Edifício do Fórum e Colégio Elementar - O Rio Grande do Sul, de Alfredo R. da Costa (1922) |
Ás 15 horas - Sahida da procissão civica da frente da Intendencia Municipal, para a Praça José Bonifacio, na qual tomarão parte os Collegios, Tiro de Guerra, sociedades sportivas, recreativas, religiosas, beneficentes etc., com bandeiras e andores civicos. Na Praça José Bonifacio, será entoado o Hymno da Independencia pelos alumnos do Collegio Elementar e serão proferidos discursos por dois alumnos. Os escoteiros do mesmo Collegio, prestarão juramento á Bandeira, findo o qual cantarão o Hymno dos escoteiros.
Ás 18 horas - Arriar da Bandeira. Hymno Nacional. Continencia pela policia. Marcha batida pela banda de tambores. Salva de 21 tiros.
Ás 18 1/2 horas - Inauguração official da galeria de retratos do Conselho Municipal. Recepção no Gabinete do Intendente. Retreta em frente ao edificio da Municipalidade.
Ás 20 horas - No Coliseu:
a) Ouverture do Guarany, pela orchestra.
b) Discurso do dr. Minuano de Moura.
c) Hymno da Independencia.
d) Discurso do dr. João Neves da Fontoura.
Dr. João Neves da Fontoura - O Rio Grande do Sul, de Alfredo R. da Costa (1922) |
e) Hymno da Independencia pelos alumnos do Collegio Elementar, terminando com uma allegoria civica.
Ás 21 horas - Girandola de foguetes. Cinema gratis ao ar livre, na Praça José Bonifacio.
Illuminação profusa nos edificios publicos e na rua 7 de Setembro.
Bailes de gala nos clubs locaes.
Dia 8
Alvorada pelos clarins.
Ás 9 horas - Içar da Bandeira, na Praça Tamandaré, com o mesmo cerimonial do dia anterior.
Ás 10 horas - Abertura da exposição de trabalhos manuaes do Collegio Elementar, onde falará o major Ernesto Barros.
Ás 14 horas - Match de foot-ball, em beneficio dos pobres, no campo do Guarany.
Ás 17 horas - "Five ó clock tea", no Club Renascença.
Ás 18 horas - Arriar da Bandeira, com as mesmas cerimonias da vespera.
Ás 21 horas - Cinema popular, ao ar livre, na Praça José Bonifacio.
Dia 9
ALVORADA.
Ás 9 horas - Hastear da Bandeira, na Praça Tamandaré. No mesmo local, pelas equipes dos clubs sportivos locaes:
a) - Corridas a pé em 100 mets.
b) - Idem em 200 metros
c) - Idem em 500 metros
d) - Corridas por duas pessoas em tres pés.
e) - Corridas por tres pessoas em quatro pés.
f) - Distribuição de premios aos vencedores.
Ás 17 horas - Parada e desfile dos collegios. Canticos collegiaes.
Ás 18 horas - Arriar da bandeira, com as mesmas cerimonias.
Ás 21 horas - Cinema popular ao ar livre, annunciado préviamente com foguetes de lagrimas.
Illuminação profusa da rua 7 e edificios publicos.
Dia 10
ALVORADA.
Ás 9 horas. - Cultos religiosos em acção de graças, em todas as igrejas locaes.
Concentração dos clubs sportivos na Praça Tamandaré. Parada e desfile com os respectivos estandartes.
Ás 15 horas - Distribuição em frente á Intendencia, do producto obtido no match de foot-ball do dia 8, ás familias pobres. Distribuição de bom-bons ás creanças pobres.
Ás 16 horas - Festas sportivas, organizadas pela Liga Cachoeirense.
Ás 18 horas - Arriar da Bandeira, com o cerimonial do costume.
Das 19 ás 20 horas - Batalha de flores na Praça José Bonifacio.
Ás 21 horas - Cinema popular na mesma praça. Bailes nas sociedades locaes.
No dia 6 de setembro, o jornal O Commercio noticiou acréscimos ao programa: lançamento da pedra fundamental do edifício do quartel de artilharia pesada, as sociedades Atiradores Concórdia e União Familiar desenvolverão diversas atividades em suas sedes sociais e o Colégio Imaculada Conceição comemorará a data envolvendo suas alunas.
O que se percebe na extensa programação alusiva ao centenário da Independência do Brasil em Cachoeira, e de resto em todo o Brasil, foi bem definida por uma frase publicada no mesmo O Commercio em 6 de setembro:
A commemoração dessa data vai ser feita, em todo o territorio nacional, com o jubilo e com o esplendor dignos das conquistas que opulentam a historia, neste primeiro seculo de existencia.
Que em 2022, quando alcançamos o bicentenário da Independência, possamos comemorar com dignidade e respeito este grande feito da história do Brasil.
Nota: A Praça Tamandaré é a atual Dr. Balthazar de Bem.
MR
Comentários
Postar um comentário