Pular para o conteúdo principal

Câncer de mama

Outubro é considerado o mês da conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, sendo denominado, com este propósito, de Outubro Rosa.

Divulgação UFRGS


O câncer de mama é uma doença que tem acometido as mulheres ao longo dos tempos. Hoje, com o avanço da ciência e, principalmente, com o acesso facilitado à informação sobre medidas de prevenção tem sido menos desigual a batalha travada pelas pessoas que dele padecem. Mas no passado, diante dos poucos recursos disponíveis, muitas foram as vítimas desse mal. 

No acervo de imprensa do Arquivo Histórico existe a coleção dos volumes que restaram do jornal Rio Grande, órgão do Partido Republicano que circulou em Cachoeira entre 1904 e 1915. No volume de 1907, edição do dia 16 de maio, há a notícia de uma cirurgia complexa de extração de tumores de mama:

IMPORTANTE OPERAÇÃO

Foi ha dias praticada n'esta cidade com o mais feliz resultado, uma importante operação em distincta senhora d'este municipio. Tratava-se de um seio invadido pelo cancro, cuja extirpação tornou-se imprescindivel para salvar a vida da paciente. O mal porém, era antigo, e tumores secundarios haviam se formado na axilla, o que sobremodo dificultou a intervenção, tornando necessario não só a ablação do tumor primitivo como dos ganglios invadidos na região axillar. A operação, felizmente, terminou com optimos resultados, e a enferma, completamente restabelecida, retirou-se para sua residencia. A intervenção esteve a cargo dos nossos illustres amigos drs. Balthazar de Bem e Augusto Priebe.

Importante lembrar que naquele ano de 1907 ainda o Hospital de Caridade não funcionava, embora desde 1903 a cidade estivesse movimentada para erguê-lo. As cirurgias, ou operações, como eram ditas na época, eram feitas nas farmácias, onde também se estabeleciam os médicos com seus consultórios. Os farmacêuticos, conhecedores das fórmulas medicamentosas, eram geralmente os responsáveis pela anestesia dos pacientes, cabendo aos médicos praticarem a ciência da medicina com os recursos e as condições disponíveis.

Balthazar de Bem era um dos médicos mais conceituados de Cachoeira no seu tempo, assim como o alemão Augusto Priebe, que estava na cidade a serviço do atendimento dos casos ligados à Viação Férrea. Ambos construíram uma história sólida na medicina e em outros aspectos da vida municipal.

Dr. Balthazar de Bem - MMEL


Dr. Augusto Priebe

Sobre a paciente operada, de quem nem o nome é citado, não há mais notícia dando conta de seu estado. 

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colégio Estadual Diva Costa Fachin: a primeira escola de área inaugurada no Brasil

No dia 1.º de outubro de 1971, Cachoeira do Sul recebeu autoridades nacionais, estaduais e regionais para inaugurar a primeira escola de área do Rio Grande do Sul e que foi também a primeira do gênero a ter a obra concluída no Brasil. Trata-se do Colégio Estadual Diva Costa Fachin, modelo implantado com recursos do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio - PREMEM, instituído pelo Decreto n.º 63.914, de 26/12/1968.  Colégio Estadual Diva Costa Fachin - Google Earth A maior autoridade educacional presente àquela solenidade foi Jarbas Passarinho, Ministro da Educação, acompanhado por Euclides Triches, governador, e pelos secretários de Educação, Coronel Mauro Costa Rodrigues, de Interior e Justiça, Octávio Germano, das Obras Públicas, Jorge Englert, e da Fazenda, José Hipólito Campos, além de representantes do Senado, de outros ministérios, estados e municípios.  Edições do Jornal do Povo noticiando a inauguração da escola (30/9/1971 e 3/10/1971, p. 1) Recepcionados na Ponte do Fa

Rainha do Carnaval de 1952

O carnaval de 1952 foi marcado por uma promoção da ZYF-4, a Rádio Cachoeira do Sul, e Associação Rural, que movimentou toda a cidade: a escolha da rainha dos festejos de Momo. Vamos conhecer esta história pelas páginas do Jornal do Povo : Absoluto êxito aguarda a sensacional iniciativa da ZYF-4 e Associação Rural - Milton Moreira (PRH-2) e a famosa dupla "Felix" da Televisão Tupi  participarão de atraente "show" Cachoeira do Sul viverá sábado à noite o maior acontecimento social dos últimos anos, com a realização do monumental "Garden-Party" promovido pela Rádio Cachoeira do Sul e Associação Rural nos jardins da ZYF-4. Rainha do Carnaval de 1952 -  Jornal do Povo, 21/2/1952, p. 1 Rádio Cachoeira do Sul - ZYF-4 - Coleção Emília Xavier Gaspary Precedido de quatro grandiosos bailes que se efetuaram nas principais entidades sociais cachoeirenses, o "Garden-Party" vem centralizando as atenções da cidade inteira, pois, assinalará o mais deslumbrante es

Cachoeira do Sul e seu rico patrimônio histórico-cultural

A história de Cachoeira do Sul, rica e longeva, afinal são 202 anos desde a sua emancipação político-administrativa, legou-nos um conjunto de bens que hoje são vistos como patrimônio histórico-cultural. Muito há ainda de testemunhos desta história que merecem a atenção pelo que representam como marcas dos diferentes ciclos históricos. Mas felizmente a comunidade e suas autoridades, desde 1981, pela criação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural - COMPAHC, têm reconhecido e protegido muitas destas marcas históricas. Antes da existência do COMPAHC muitos e significativos bens foram perdidos, pois o município não dispunha de mecanismos nem legislação protetiva, tampouco de levantamento de seu patrimônio histórico-cultural. Assim, o Mercado Público, em 1957, e a Estação Ferroviária, em 1975, foram duas das maiores perdas, sendo estes dois bens seguidamente citados como omissões do poder público e da própria comunidade. Sempre importante lembrar que por ocasião do anúncio da