Outubro é considerado o mês da conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, sendo denominado, com este propósito, de Outubro Rosa.
![]() |
Divulgação UFRGS |
O câncer de mama é uma doença que tem acometido as mulheres ao longo dos tempos. Hoje, com o avanço da ciência e, principalmente, com o acesso facilitado à informação sobre medidas de prevenção tem sido menos desigual a batalha travada pelas pessoas que dele padecem. Mas no passado, diante dos poucos recursos disponíveis, muitas foram as vítimas desse mal.
No acervo de imprensa do Arquivo Histórico existe a coleção dos volumes que restaram do jornal Rio Grande, órgão do Partido Republicano que circulou em Cachoeira entre 1904 e 1915. No volume de 1907, edição do dia 16 de maio, há a notícia de uma cirurgia complexa de extração de tumores de mama:
IMPORTANTE OPERAÇÃO
Foi ha dias praticada n'esta cidade com o mais feliz resultado, uma importante operação em distincta senhora d'este municipio. Tratava-se de um seio invadido pelo cancro, cuja extirpação tornou-se imprescindivel para salvar a vida da paciente. O mal porém, era antigo, e tumores secundarios haviam se formado na axilla, o que sobremodo dificultou a intervenção, tornando necessario não só a ablação do tumor primitivo como dos ganglios invadidos na região axillar. A operação, felizmente, terminou com optimos resultados, e a enferma, completamente restabelecida, retirou-se para sua residencia. A intervenção esteve a cargo dos nossos illustres amigos drs. Balthazar de Bem e Augusto Priebe.
Importante lembrar que naquele ano de 1907 ainda o Hospital de Caridade não funcionava, embora desde 1903 a cidade estivesse movimentada para erguê-lo. As cirurgias, ou operações, como eram ditas na época, eram feitas nas farmácias, onde também se estabeleciam os médicos com seus consultórios. Os farmacêuticos, conhecedores das fórmulas medicamentosas, eram geralmente os responsáveis pela anestesia dos pacientes, cabendo aos médicos praticarem a ciência da medicina com os recursos e as condições disponíveis.
Balthazar de Bem era um dos médicos mais conceituados de Cachoeira no seu tempo, assim como o alemão Augusto Priebe, que estava na cidade a serviço do atendimento dos casos ligados à Viação Férrea. Ambos construíram uma história sólida na medicina e em outros aspectos da vida municipal.
Dr. Balthazar de Bem - MMEL |
![]() |
Dr. Augusto Priebe |
Sobre a paciente operada, de quem nem o nome é citado, não há mais notícia dando conta de seu estado.
Comentários
Postar um comentário