O Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul “Carlos Salzano Vieira da Cunha” sedia dois conselhos: o Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural – COMPAHC. Ambos se servem da estrutura do setor para abrigar sua documentação e rotinas de funcionamento.
O COMPAHC, pela natureza de sua atuação e pelo material que reuniu ao longo de seus 41 anos de funcionamento, é o que ocupa maior espaço e mais se serve do quadro funcional do Arquivo Histórico para atendimento de pesquisas. São disponibilizados documentos e materiais relacionados aos bens inventariados e tombados como patrimônio histórico, sendo fonte constante de pesquisas de estudantes, professores e, principalmente, da comunidade acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul – CAU/UFSM-CS. E para amparar e robustecer as pesquisas acadêmicas na área do patrimônio histórico-cultural, o Arquivo Histórico oferece material de apoio, tanto em seu acervo documental como bibliográfico e, especialmente, do acervo cartográfico.
Recentemente, o COMPAHC recebeu, por doação da autora, 10 pranchas de levantamento cadastral, histórico e arquitetônico e planejamento de aproveitamento cultural do complexo do Engenho Brasil, de Reinaldo Roesch S/A., trabalho elaborado pela então acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Luciane Lima Boeno, que residiu em Cachoeira do Sul. O material, produzido em 1999, estava guardado na casa de familiares de Luciane Boeno e, por iniciativa da arquiteta, foi oferecido para doação. Feita a intermediação, que envolveu a arquiteta Elizabeth Thomsen, a presidente do COMPAHC, Ione Maria Sanmartin Carlos, e a diretora do Arquivo Histórico, Mirian R. M. Ritzel, as pranchas foram trazidas para o Arquivo Histórico.
![]() |
As pranchas do Projeto "Cidade nos Trilhos" - trabalho de Luciane Boeno - 1999 |
O projeto da acadêmica, orientada pelo professor arquiteto Enrique Hugo Brena, se intitula “Cidade nos Trilhos – Integração do Conjunto de Engenhos à Vida Urbana de Cachoeira do Sul”. Na apresentação do seu trabalho, Luciane registrou: “É com prazer que vos convido a participar de uma viagem sobre os trilhos da cidade, passando por várias estações do tempo, algumas já esquecidas. O caminho é longo, porém se estivermos sobre os trilhos e se todos tomarem seus devidos lugares, vos garanto que esta viagem será breve e próspera até a próxima estação: o futuro.”
Desde a chegada do material ao Arquivo Histórico, vários acadêmicos do CAU/UFSM-CS têm consultado as pranchas, provando serem importantes as doações e, principalmente, a escolha certa da institução destinatária dos itens. Os jovens acadêmicos de hoje se surpreendem com o detalhamento e o trabalho “artesanal”, que reputam de grande qualidade.
![]() |
Acadêmicas da CAU/UFSM - Campus Cachoeira do Sul |
![]() |
Acadêmicas Maria Alice Corrêa de Oliveira e Carolina Salzano Rocha |
O Jornal do Povo, em edição de 14 e 15 de agosto de 1999, publicou uma entrevista com Luciane Boeno, ocasião em que ela falou do trabalho que ainda estava em fase de execução. Interessante, pois, que o trabalho tenha voltado agora para o espaço que também abriga a coleção do Jornal do Povo em seu acervo de imprensa.
Ganhou o COMPAHC, com o enriquecimento de seu acervo no que se refere ao Engenho Brasil, ganhou o Arquivo Histórico por poder disponibilizar seu espaço para mais uma ação em prol da preservação da memória histórica, ganhando também a comunidade pelo acesso ao “Cidade nos Trilhos”.
MR
Comentários
Postar um comentário