Retomando suas atividades, o Arquivo Histórico coloca-se à disposição da comunidade no atendimento de suas demandas de pesquisa e abre a série 2024 de postagens no blog com um imbróglio administrativo provocado há 130 anos, durante a sangrenta revolução da degola.
A revolução que teve início em 1893 e se prolongou até 1895, conhecida como Revolução Federalista, ou da Degola, por ato de um coronel do Exército, provocou uma crise política na Intendência Municipal de Cachoeira, levando o intendente David Soares de Barcellos a se exonerar do cargo em ato assinado em 5 de fevereiro de 1894.
![]() |
Foto extraída do jornal O Commercio, 21/9/1904, p. 1 |
O motivo foi a ordem que o coronel Henrique Guatimozin Ferreira da Silva (1852-1931) deu para recrutamento de cidadãos com o fim de comporem força armada sem ter consultado o intendente David Barcellos. Desrespeitado em sua autoridade, o intendente telegrafou ao presidente do estado mostrando-se indignado. Obtendo resposta em desacordo com o seu pensamento, tomou ele a decisão de renunciar ao cargo, transmitindo-o, no mesmo dia, ao substituto legal. Abaixo a transcrição da renúncia (IM/GI/DA/ADLR-002, fl. 13v, ato sem número):
Cachoeira, 5 de Fevereiro 1894
David S. de Barcellos
Na mesma folha do encadernado (IM/GI/DA/ADLR-002, fl. 14), em ato número 1 daquele dia, há o registro da posse do intendente substituto, cuja transcrição segue:
N.º 1. Em consequencia do acto anterior do cidadão Coronel David Soares de Barcellos, Intendente do municipio, assumi nesta data o exercicio do referido cargo por ser eu o Secretario do municipio e da fazenda competindo àquelle a substituição, conforme a Lei organica do municipio, art.º 8.º; e nesse caracter, resolvi nomear o cidadão Vicente Candia, agente fiscal, para servir interinamente os cargos de Secretario do municipio e da fazenda; que eu accumulava com o de thezoureiro, continuando, portanto, eu em exercicio deste ultimo cargo.
Cachoeira, 5 de Fevereiro de 1894
Marcos Glz. da Fons.ca Ruivo,
Intendente Substituto.
Na semana seguinte, tendo sido avisado por Júlio de Castilhos, presidente do estado, que sua renúncia não fora aceita e que tinham sido liberados os recrutados, David Barcellos reassumiu o cargo de intendente, retomando a administração do município. No ato oficial de retomada, deixa ele expressa sua consciência de defesa dos direitos do município (IM/GI/DA/ADLR-002, fl. 14, ato número 2):
Tendo usado, por ordem do V. Presidente, o recrutamento forçado no municipio, dando-se liberdade aos cidadãos que foram presos e constrangidos a servir nas forças civis e declarando o V. presidente Dr. Julio de Castilhos que não podia nem devia acceitar minha renuncia, reassumo o cargo de Intendente, por ter conseguido defender os direitos do municipio.
Cachoeira, 14 de Fevereiro de 1894
David Soares de Barcellos
![]() |
Atos números 1 e 2 - IM/GI/DA/ADLR-002, fl. 14 |
David Soares de Barcellos concluiu o seu mandato e foi reeleito mais duas vezes, sendo até hoje o administrador municipal com maior número de mandatos.
*Guatimosim é a grafia correta.
MR
Comentários
Postar um comentário