Pular para o conteúdo principal

História dos tempos da cólera

Nestes tempos de enfrentamento da dengue, doença que já tem feito vítimas no Rio Grande do Sul e que se propaga pelo mosquito Aedes egypti e, naturalmente, pelas condições que tal vetor encontra para se multiplicar, importante rememorar ações de combate a males que podem ser freados por práticas de prevenção.

Em 1862, quando uma epidemia de cólera morbus estava a assustar, especialmente porque em 1855 tinha feito muitas vítimas em Porto Alegre, o governo provincial tomou a medida de divulgar entre as autoridades dos vários municípios medidas para evitar a propagação do mal. Para tal, enviou uma circular com data de 26 de fevereiro daquele ano, descrevendo qual a conduta a ser tomada. 

Vítima de cólera morbus em meados do século XIX - quadro de Pavel Fedotov - Wikipédia

O registro da circular, bem como o seu conteúdo, foram guardados para a posteridade no encadernado de registro de expedidos (CM/S/SE/RE-002, fls. 271v a 272v) em razão das ordens que o presidente da Câmara da Vila da Cachoeira, Ferminiano Pereira Soares, deu ao procurador da mesma para "observância das ordens" do presidente da Província:

A Camara Municipal desta cidade recomenda ao Snr~Procurador da mesma pronpta e exacta observancia das ordens de S Ex.cia o Snr~Presidente da Provincia, que, em circular sob nº 5 de 26 de Fevereiro ultimo, lhe foram dirigidas como verá da copia incluza; Paço da Camara Municipal da Cidade da Cachoeira 15 de Abril de 1862. 

O Veriador Presidente

Ferminiano Perª Soares 

O Secretario

Antº Jose de Almada

Nº 5 = Copia da Circular = Provincia de São Pedro do Rio Grande do Sul. Palacio do Governo em Porto Alegre 26 de Fever.º de 1862.

Constando-me que na Provincia de Pernambuco apparecera a epidemia do Cholera-morbus, fazendo ja em algumas localidades crescido numero de victimas, e por que pode o contagio extender se ate esta Provincia, tendo consultado os mais distinctos medicos desta capital, recommendo muito a Vm.ces a pontual observancia das medidas seguintes.

1º Remoção de todos os depositos de imundicias, existentes no circuito ou immediata proximidade dos povoados. 

2º Ordem aos fiscaes para, acompanhados de um facultativo ou pharmaceutico, quando falte aquelle, procedendo periodicam.te ao exame dos generos alimenticios de toda a especie, expostos a venda, impondo-se aos q' os tiverem em máo estado ou falsificados as multas das respectivas posturas.

3ª É de alta conveniencia que Vm.ces providenciem acerca da exhumação de cadaveres enterrados, durante o tempo em que nesse municipio reinou a epedimia, não consentindo de modo algum que se abrão as sepulturas daquelles sobre os quaes houver suspeitas de terem fallecido do cholera, embora os medicos mencionassem nas certidoens de obito outra qualquer molestia. Cumpre observar que quando essa Camara não tenha fundos para applicar ao servisso do aceio das povoaçoens recorra a Presidencia para que sejão dadas as providencias que no cazo couberem; Ds. Ge. a Vm.ces

Fran.co de Assis Pereira Rocha

Snr.s Presidente e mais Veriadores

da Camara Municipal da Caxr.ª

A cólera é uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae e que causa diarreia e desidratação graves. Sua propagação se dá pela água contaminada com a bactéria e pelos alimentos. O tratamento, que deve ser imediato, é feito à base de antibióticos.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes egypti e que provoca febre alta, erupções na pele, dores musculares e nas articulações. O tratamento dos casos mais graves inclui hospitalização. 

Tanto a cólera, bem mais rara em razão do tratamento da água, quanto a dengue são doenças que podem tomar gravidade e levar ao óbito. Importante atentar para as medidas que suprimam a multiplicação dos mosquitos causadores da dengue, como eliminar depósitos de água que são os ambientes propícios para a reprodução dos vetores. Fique atento! O verão é oportuno para a infestação de mosquitos, especialmente do terrível causador da dengue!

Observação: na língua portuguesa, a palavra cólera, significando o estado de espírito ou a doença, é do gênero feminino. A bactéria que causa a cólera é do gênero masculino, o Vibrio cholerae. Portanto, a confusão.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp