Pular para o conteúdo principal

Mulheres cachoeirenses em documentos do século XIX

Em março de 2004, o Arquivo Histórico realizou um levantamento em seu acervo de registros documentais feitos para mulheres. Importante lembrar que os primeiros documentos resguardados no acervo remontam ao tempo da instalação do município, fato ocorrido em 5 de agosto de 1820. Aqueles primeiros anos do século XIX eram ainda de absoluto protagonismo dos homens. Às mulheres era facultado o registro documental quando ficavam órfãs ou viúvas e, portanto, quando necessitavam do amparo do estado, aqui entendido como poder constituído, ou ganhavam materialidade pela posse dos bens de que ficaram herdeiras. Do contrário, eram representadas pelo pai, tutor ou marido.

Uma das primeiras referências a uma mulher na documentação é justamente ligada a uma função que então lhe era precípua, que é a da maternidade ou amparo a crianças. Assim, aparece no Livro de Registro e Matrícula de Expostos número 01 do acervo (CM/S/SE/ME-001), na primeira folha, o nome da viúva Ignes Gomes dos Santos que acolheu em sua casa o exposto Antonio, em 14 de setembro de 1826, recebendo da Câmara da Cachoeira três mil e duzentos réis por mês para cuidar do menino. O último pagamento feito a Ignez pelo "serviço" de manter Antonio foi em 1.º de setembro de 1833, quando ela deixou de ser pensionária. O documento não refere o destino do menino quando cessou sua dependência de Ignes.

Ignes Gomes dos Santos - CM/S/SE/ME-001, fl. 1

A segunda mulher referida no levantamento de 2004 foi Anna Maria da Conceição, preta forra que era proprietária de um terreno na Rua do Paulista, hoje Rua 15 de Novembro. O nome de Anna Maria aparece no Livro de Registro de Revisão de Aforamento de Terrenos (CM/S/SE/RCT-001), à folha 3, em 1.º de julho de 1829. 

Anna Maria da Conceição - CM/S/SE/RCT-001, fl. 3

Em 1850, quando João Martinho Buff organizou a planta e o respectivo registro de terrenos da Vila da Cachoeira, aparece na Rua do Paulista o terreno n.º 243, em nome de Joanna Maria da Conceição, concedido em 15 de janeiro de 1830, com as mesmas dimensões apresentadas no registro de 1829. Seria a mesma pessoa?

Um salto no tempo, ainda no trabalho feito em 2004, chega-se à conhecida índia Joaquina Maria de São Jozé, casada com o português Manoel Francisco Cardozo, da sempre interessante história da Casa da Aldeia, documento em que ele pede licença para construir na Rua de São Carlos, na Aldeia, em terreno pertencente à mulher, no dia 18 de abril de 1849. O pedido está no Livro de Registro de Atas das Sessões da Câmara Municipal (CM/OF/A-004), na folha 162 verso.

Joaquina Maria de São Jozé - CM/OF/A-004, fl. 162v

Em 1889, na primeira folha do Livro de Registro dos Contratos (CM/S/SE/RCC-001), aparece o nome de Camilla Neves, contratada em 21 de fevereiro daquele ano para serviço de cozinha, roupa e asseio da casa de José Abreu Coelho da Silva. Ordenado: 12 mil réis mensais.

Camilla Neves - CM/S/SE/RCC-001, fl. 01

No mesmo livro, à folha 05, a contratação em 20 de março de 1889, de uma ama de leite de nome Rosa Machado, por David Soares de Barcellos, e com o ordenado mensal de 16 mil réis. Interessante pensar que a prole de David e sua esposa Alzira Águeda, que chegou à soma de 24 filhos, devia exigir muito os serviços de uma ama de leite!

E encerrando o século XIX, para mostrar algumas das mulheres elencadas no levantamento de 2004, aparece Emilia Galdina da Silva, arrendatária de um lote de terras de mato em Pouso Verde, no Cortado, pertencentes à municipalidade, em 7 de novembro de 1899. A lavratura do contrato está no Livro de Registro de Contratos de Obras e Arrematações (CM/OF/TA-007), folha 206 verso. Detalhe: a arrendatária não sabia escrever (triste realidade da maioria das mulheres do seu tempo) e quem assinou o contrato, a seu rogo, foi o cidadão Joaquim Ferreira d'Araujo.

Emilia Galdina da Silva - CM/OF/TA-007, fl. 206v

Com estas pioneiras, o Arquivo Histórico presta homenagem a todas as valorosas mulheres em seu dia.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp