Pular para o conteúdo principal

A origem da Paróquia São José

Em 2002, o Arquivo Histórico realizou um trabalho de pesquisa sobre a Capela de São José, embrião da atual Paróquia São José. O trabalho resultou num importante levantamento da iniciativa que moradores do Alto dos Loretos empreenderam para dispor de um local mais próximo para realização dos ofícios religiosos. E interessante é que três mulheres protagonizaram os primeiros movimentos, todas de nome Hermínia. Não foram as únicas, mas chama atenção a coincidência do nome. 

Informativo n.º 10 do Arquivo Histórico - jan./dez. 2002

A primeira delas, Hermínia Porto da Fontoura, foi nomeada em 1913 a presidente da comissão de construção da Capela de São José, que seria erguida no terreno doado por Carlos Schmidt. 

A segunda, de nome Hermínia Godoy Ilha, era catequista e sob sua orientação preparou a primeira turma de crianças para receber a comunhão em 1916. Mas Hermínia Ilha não era apenas a catequista. Tomou sob seus cuidados a manutenção das alfaias da capela, bem como a sua decoração.

A terceira Hermínia tem os registros pela história oral, pois seu nome não consta dos anais históricos da capela. Hermínia Thomaz era o seu nome e, segundo contam, teria feito uma promessa a São José caso o seu filho se recuperasse de uma doença grave. A promessa era a de que se curado fosse ela doaria para a capela uma imagem de São José da altura do menino. E foi o que aconteceu. 

Primitiva Capela de São José - Alto dos Loretos - reprodução AHMCS

Estas histórias somam-se a muitas outras que redundaram, bem mais tarde, na criação da Paróquia São José, em 27 de abril de 1952. Naquele dia festivo, houve também a posse de seu primeiro pároco, Padre José Eduardo Bini. 

Instalação da Paróquia São José na Capela de São José - 27/4/1952 -  reprodução AHMCS

E foi justamente o Pe. Bini um dos mais empenhados em conseguir terreno para a futura igreja, pois já estava acanhada a Capela de São José, ainda que em 1940 já tivesse passado por obras de ampliação. Todas as ações, dificuldades e movimentos dos fiéis em prol da concretização de seu sonho de ter uma igreja nova e maior estão descritos na obra de sua autoria, intitulada "Os soldados rasos da Igreja". A edição da obra, em caráter póstumo, já que José Eduardo Bini faleceu em 30 de abril de 1987, relata toda a história e também o abandono da batina pelo autor, que se casou aos 55 anos com Elsita Inez Breitembach.

Criada a Paróquia de São José, seis anos mais tarde os esforços do Pe. Bini e de paroquianos foram coroados com a doação, pelo governo do estado, de terreno pertencente ao DAER, na Avenida Brasil. Em outubro de 1959, já tendo por pároco o Padre Orestes Trevisan, foram iniciadas obras de adaptação de uma salão de cinema na Avenida Brasil que serviria de igreja. A inauguração da nova Igreja de São José, no referido salão, se deu em 5 de novembro de 1961. Dez anos mais tarde, teve início a construção da atual Igreja de São José, para a qual concorreu muito o esforço e trabalho do Pe. Orestes.

Padre Orestes Trevisan - foto Paróquia São José

E, finalizando esta história de união de fiéis, corpo religioso e população cachoeirense, foi a 3 de dezembro de 1978 inaugurado o novo templo da Paróquia São José, cuja construção consumiu sete anos. Digna de nota é a iniciativa do Pe. Orestes Trevisan que durante todo o processo de construção da nova igreja buscou junto à população a doação de garrafas, jornais e outros itens, sendo considerado um precursor na coleta seletiva do lixo que pode se transformar em recursos e ajudar a conquistar sonhos.

Igreja São José - foto Thiago Cazarotto

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp