Pular para o conteúdo principal

Série Documentos da imigração alemã em Cachoeira: um requerimento sobre casamento acatólico

No dia 25 de julho de 2024 serão completados 200 anos da imigração alemã para o Brasil, data que marca a chegada dos primeiros imigrantes ao atual município de São Leopoldo - RS.

Em Cachoeira, o primeiro grupo de imigrantes alemães chegou em novembro de 1857, para se estabelecer na Colônia Santo Ângelo. As tratativas para instalação da colônia de imigrantes foram conduzidas pelo governo provincial em conjunto com a Câmara Municipal da Vila da Cachoeira, o que gerou farta documentação hoje preservada no acervo do Arquivo Histórico.

IM/S/SE/Requerimentos - Caixa 10

Ill.mo Snr Coronel Intendente do Municipio Cachoeira

Diz Wilhelm Naumann, Pastor da Communidade Evangelica do Agudo, ex-colonia Santo Angelo, que, sendo lhe pedido pelo Consulado do Imperio da Allemanha, a certidão de casamento do finado subdito allemão Max Skerlo e de sua mulher Luisa Schlay, o qual celebrou-se, em conformidade com o rito da Igreja Evangelica, no anno de 1885 n'esta freguezia, sendo porem, em vista da disposição do então regimen: que exigiu o registro dos casamentos acatholicos na secretaria da Comarca Municipal, a fim de tornarem-se legitimos, a só exhibição da certidão ecclesiastica insufficiente, para provar a legitimidade d'este matrimonio, é necessario que se verifique se os conjuges acima mencionados cumpriram com os preceitos da Lei, tendo os dado a registro o seu referido matrimonio.

Portanto

Pede à V.S.ª que digneis ordenar ao Snr. Secretario da Intendencia, que passe por certidão o que ha ou não, a respeito, no competente livro, offerecendo o supplicante pagamento das custas.

Nestes termos

E. R. M.ce

Freguezia de São Bonifacio, em 14 de Abril de 1898

W. Naumann,

Pastor Evangelico.

Com o documento acima, o blog começa a fazer registros sobre a presença alemã em Cachoeira. Tais registros servirão para expor parte da documentação existente no acervo sobre o tema, a exemplo do que fez em 2022 quando foram celebrados os 270 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul. A cada mês, procurando coincidir datas, serão publicados documentos e o contexto em que foram emitidos.

O requerimento do pastor Naumann, constante em IM/S/SE/Requerimentos - Caixa 10, expõe uma situação resolvida depois de muita discussão a respeito das relações entre a Igreja e o Estado, entendida aqui a igreja como a católica, que no Império era responsável pelo registro dos nascimentos, casamentos e óbitos da população.

Com a ocorrência da imigração de povos europeus para o Brasil e os diferentes credos destas populações, uma parcela significativa de pessoas, por não professarem a religião oficial do país, ficavam de fora dos registros. Questões de matrimônio, por exemplo, há tempo vinham exigindo estudos das autoridades e acabaram por tirar da Igreja Católica, no ano de 1863, a exclusividade na realização oficial do casamento religioso. 

Em 2 de agosto de 1872, o Barão von Kahlden, diretor da Colônia Santo Ângelo, encaminhou um abaixo-assinado à Câmara Municipal de Cachoeira solicitando que fossem abertos livros para que o oficial secretário fizesse os devidos registros dos casamentos entre protestantes, ou dos "acatólicos", como nele constam. Estes registros, constantes em CM/S/SE/RC-001 e 002, têm servido para confirmação de muitas uniões, especialmente para interessados em reconstituírem suas origens familiares.

Livros de registros dos casamentos acatólicos - CM/S/SE/RC-001 e 002 (1873 a 1888)

O primeiro registro feito no livro nº 01 foi o extrato do assento original do casamento de Guilherme Wilke com Henriqueta Ernesta Röpke, realizado na Colônia Santo Ângelo em 27 de setembro de 1870 e transcrito do original pelo secretário da Câmara Municipal da Vila da Cachoeira, Fidencio Pereira Fortes, em 4 de julho de 1873.

O último extrato, feito no livro nº 02, foi do casamento de Ludwig Kasulke e Wilhelmine Vöse, realizado em 20/8/1869 e transcrito em 15 de junho de 1888, ou seja, 19 anos depois de celebrado.

Quanto ao requerimento do pastor Wilhelm Naumann, o secretário Antonio Antunes de Araujo informou, em 18 de abril de 1898, "... que revendo os livros de registro de contractos de casamentos de acatholicos, existentes nesta Intendencia, nada consta com referencia ao subdito allemão Max Skerlo...", conforme anotação aposta no verso do documento.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp