Há 95 anos, quando nasceu o Jornal do Povo, Cachoeira via circular semanalmente, às quartas-feiras, o jornal O Commercio. Outros semanários daquele tempo eram A Notícia e Cachoeira-Jornal, ambos fundados em 1928, dos quais não sobraram exemplares para que se verifique se houve alusão à fundação do Jornal do Povo.
![]() |
Cópia da primeira edição do Jornal do Povo - 30/6/1929 |
No O Commercio, edição de 3 de julho de 1929, a seguinte nota de boas-vindas ao novel Jornal do Povo:
![]() |
O Commercio, 8/7/1929 |
"Jornal do Povo". - Sob a direcção dos nossos collegas srs. Virgilio de Abreu e Mario Ilha, e gerencia do sr. Antonio Timm, surgiu a 30 do passado, nesta cidade, o Jornal do Povo, folha de publicação bi-semanal, que assim resume o seu programa:
"O apparecimento deste novo jornal corresponde á aspiração de occupar um logar, bem que obscuro, entre os dignos orgams da imprensa rio-grandense, que, em geral se amoldaram ás exigencias do estado evolucional a que chegou o nosso Estado, manifestado no seu duplo aspecto: politico e administrativo.
Tanto como esses orgams de publicidade comprehendemos que a epocha não mais comporta o espirito combativo das passadas usanças jornalisticas, em cujas lides sentia-se, em geral, o crepitar do fogo das paixões partidarias, das quaes resultaram, por vezes, longos periodos de luctas fratricidas
Essa phase felizmente passou."
O numero que temos á vista vem repleto de materia variada e interessante.
Gratos pela visita do collega, que retribuiremos.
Muito provavelmente os colegas da imprensa cachoeirense seguiram a se saudar em seus aniversários de fundação: O Commercio, em 1.º de janeiro, e o Jornal do Povo, em 29 de junho, pelo menos até 1966, ano do encerramento das atividades d'O Commercio.
O Arquivo Histórico saúda o quase centenário Jornal do Povo, entendendo fazer parte também de sua história, uma vez que custodia a sua coleção, mantendo-a e disponibilizando-a à comunidade.
MR
Comentários
Postar um comentário