2024 marca os 60 anos de uma das mais importantes indústrias metalmecânicas cachoeirenses: a Agro-Pertences, empresa cidadã e que presta relevantes serviços à comunidade, apoiando iniciativas meritórias, dentre as quais a confecção e instalação do painel comemorativo dos 200 anos de Cachoeira do Sul, além do apoio a entidades como Liga Feminina de Combate ao Câncer, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, APAE e outras. Pois neste ano do seu sexagésimo aniversário, a Agro-Pertences incluiu o Arquivo Histórico do Município no rol das instituições merecedoras de seu apoio, brindando-o com as placas de identificação.
![]() |
Placa sobre a porta de entrada - foto Neiva Köhler |
Sediado na Rua 7 de Setembro número 350 desde 2009, até então dispunha de uma placa que já se encontrava desgastada pelo tempo, queixando-se os interessados que para lá se dirigiam em busca de documentos e jornais para pesquisa de que era difícil localizar o Arquivo Histórico por falta de identificação. A solução chegou dia 17 de julho, quando as duas placas foram instaladas graças ao deslocamento de uma equipe da Agro-Pertences para efetivar o serviço.
![]() |
Instalação de placa na parede lateral - foto Mirian Ritzel |
Até a instalação das placas, algumas reuniões foram feitas na própria empresa, lideradas pelo CEO Moacir Marzari, para que o melhor layout, assim como cores e material empregados fossem definidos. Trabalhou na elaboração e definição do modelo, de forma voluntária, a arquiteta Catiele Fortes, frequentadora do Arquivo Histórico e membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural - COMPAHC, apoiada por Leonardo Radünz Mylius, do setor de engenharia da empresa.
![]() |
Arquiteta Catiele Fortes apreciando a placa - foto Mirian Ritzel |
O Arquivo Histórico agradece sobremaneira a confecção e instalação das placas a todos os envolvidos, especialmente a Moacir Marzari e sua equipe.
Em 2024, quando o Arquivo Histórico alcança a marca de 37 anos de serviços prestados em prol da preservação, conservação e disponibilização dos documentos que contam a história de Cachoeira do Sul, ganha a instituição este presente, conferindo-lhe maior visibilidade.
Para as comemorações do aniversário, em 5 de agosto próximo, além das placas, a instituição inaugurará o retrato do patrono, Carlos Salzano Vieira da Cunha, que será colocado na sala de pesquisas do Arquivo Histórico.
Obrigada, Agro-Pertences! Obrigada, Catiele Fortes e a todos os envolvidos.
![]() |
Fachada do Arquivo Histórico, agora devidamente identificada - foto Mirian Ritzel |
MR
Comentários
Postar um comentário