Elaboração
Assessoramento presencial e remoto a pesquisadores
2024 marca o bicentenário da chegada dos imigrantes alemães ao Brasil, em 25 de julho de 1824, em local onde hoje está o município de São Leopoldo - RS. Em razão desta efeméride e por ter Cachoeira recebido uma leva destes imigrantes a partir de novembro de 1857, o Arquivo Histórico iniciou uma série de postagens sobre documentos da imigração alemã no município, notadamente na Colônia Santo Ângelo, local escolhido para o seu assentamento.
Como é prática do Arquivo Histórico, as datas históricas relevantes têm sido tratadas a partir da documentação disponível em seu acervo, funcionando o blog como janela para oferta das informações que tragam contribuições a estudantes, pesquisadores e interessados nos temas.
Em razão do bicentenário foi criada a série "Documentos da imigração alemã em Cachoeira", com publicação de assuntos relacionados à Colônia Santo Ângelo e sua inserção na história municipal. Tais documentos têm despertado interesse crescente entre estudiosos e mais recentemente de cidadãos em busca de cidadania alemã. Para exemplificar, segue a transcrição do extrato do casamento acatólico entre Augusto Brendler e Emilia Schneider, união realizada em São Leopoldo no dia 4 de agosto de 1857. Augusto Brendler, imigrante prussiano chegado à Colônia Santo Ângelo em dezembro de 1857, era brummer, casado, protestante, nascido em 15 de julho de 1824, em Görlitz, e falecido em Cachoeira a 17 de janeiro de 1907. Sua vinda para o Brasil se deu em 1855 e, em 8 de janeiro de 1858, foi instalado no lote colonial número 15, da linha Teutônia*.
Extracto da escriptura de Cazamo de Augusto Brendler e a viuva Emilia Schneider em Sao Leopoldo -
O Doutor Guilherme Rosemand, Pastor das Communidades Evangelicas de São Leopoldo e Lomba Grande da Feitoria Velha.
Certifico que revendo o livro primeiro de assentamentos de Casamentos da Communidade Evangelica de São Leopoldo, n’elle a folhas trezentos e quinze numero quatorze, se acha o assento do theor seguinte:
Casarão-se no dia quatro d’Agosto de mil oito centos cincoenta e sete segundo o rito Evangelico: Augusto Brendler, natural da Alemanha, de trinta e quatro annos de idade, negociante em São Leopoldo, filho legitimo de Francisco Brendler e de Maria Brendler da familia [Wielschmann?]; e a viúva Emilia Schneider, natural de Alemanha, de trinta annos de idade, filha legitima de João Jorge Dreher e de Anna Margarida Dreher.
Forão testemunhas Albino Kraempffer e Carlos Dreher São Leopoldo seis de Setembro de mil oito centos setenta e sete. Doutor Guilherme Rotermand. Estava o sello adhesivo de duzentos reis devidamente inutelizado. E nada mais se continha em dito extracto qu’e aqui fielmente Copiei a pedido, a cujo extracto me reporto
Secretaria da Camara Municipal da Cidade da Caxoeira, 15 de Dezembro de 1877.
O Secretario
Manoel Teixeira Cavalleiro
Extrato do assento de casamento de August Brendler e Emilia Schneider - CM/S/SE/RC-001, fls. 44 e 45 |
Visitas guiadas
Um dos serviços importantes que o Arquivo Histórico oferece é o de apresentar a sua estrutura e organização a visitantes e interessados. No primeiro semestre de 2024, onze visitantes foram conduzidos nas dependências do Arquivo Histórico, conhecendo sua organização e funcionamento.
Arquivo para além do Arquivo
Em março de 2024, foi lançado em Porto Alegre, no Centro Cultural da Santa Casa de Misericórdia, o e-book "Raízes Açorianas no Rio Grande do Sul", coletânea de trabalhos históricos sobre a açorianidade realizada para marcar as comemorações dos 270 anos do povoamento açoriano no estado e que teve desenvolvimento no ano de 2023. Para conferir o conteúdo do livro e o trabalho que levou o nome do Arquivo Histórico na publicação acesse: https://www.quartagenealogia.com/post/ra%C3%ADzes-a%C3%A7orianas-no-rio-grande-do-sul
Palestra na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. David Fontoura de Barcellos, versando sobre o patrono:
Doações recebidas para Arquivos Particulares
Rotinas administrativas e técnicas
Manutenção do acervo, controle dos atendimentos, registros de atividades e serviços, transcrições, digitalizações, elaboração de conteúdos históricos são alguns dos outros comprometimentos da equipe para dar conta das tarefas que o Arquivo precisa realizar.
- Participações em rádio e TV: 02
- Entrevistas: 02
- Consulta por solicitação: 226 (por e-mail, telefone, WhatsApp e Messenger)
Total: 384 atendimentos remotos
- Transcrições de documentos: 223
- Digitalizações de documentos e fotografias: 485
- Postagens no blog: 28
Participações da equipe do Arquivo Histórico
Mirian Ritzel, Neiva Köhler, Jaqueline Fischer e a estagiária Mara Cristina dos Santos |
Agradecimentos à empresa Agro-Pertences, em especial ao CEO Moacir Marzari, ao engenheiro Leonardo Radünz Mylius e à arquiteta Catiele Fortes pelo planejamento, confecção e instalação das placas de identificação do Arquivo Histórico.
Comentários
Postar um comentário