O município de Cachoeira do Sul sempre teve na agricultura um dos pilares da sua economia. Ao longo de sua história apresentou diferentes ciclos produtivos, sendo o cultivo do arroz um dos mais bem-sucedidos deles.
No ano de 1906, quando a irrigação artificial das lavouras dava seus primeiros passos, os produtores começaram a experimentar a necessidade de assistência técnica, pois também grande era o incentivo do governo Borges de Medeiros na qualificação e melhoria dos campos, entendida esta melhoria como aperfeiçoamento não só na agricultura como também na pecuária. E foi justamente naquele ano, no dia 22 de julho, nas dependências do Teatro Municipal, que foi criado o Sindicato Agrícola Pastoril Cachoeirense. O cenário local ensejou o governo intendencial, então nas mãos do Dr. Cândido Alves Machado de Freitas, a se reportar às autoridades estaduais solicitando que fosse instalado no município um posto agronômico.
No dia 21 de agosto de 1906, respondendo ao pedido, José Barboza Gonçalves, da Diretoria Central da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas, enviou o ofício número 1374 dizendo o que segue:
Ao Sr. Intendente da Cachoeira.
Em solução do vosso officio nº 224 de 6 do corrente mez declaro-vos, de ordem do Sr. Presidente, que estando resolvido entregar-se aos municipios os postos agronomicos existentes, ficando apenas a cargo do Estado a Estação Agronomica, deixa por isso a Administração de attender o vosso pedido, acreditando porem que o syndicato agricola pastoril cachoeirense com o auxilio dessa Intendencia poderá conter e manter em condições satisfatorias o posto agronomico que desejaes para essa cidade.
Saúde e Fraternidade.
José Barboza Gonçalves
Ofício n.º 1374 - 21/8/1906 - IM/OPV/CCP/Ofícios - Caixa 16 |
No ofício acima transcrito, José Barboza Gonçalves cita acreditar que o Sindicato Agrícola Pastoril Cachoeirense, então recém-criado, teria condições de manter o posto agronômico de Cachoeira. Bem, a julgar pela diretoria aclamada na data da fundação, estava ele com a razão, pois dentre os seus membros constavam pioneiros na irrigação artificial e bem-sucedidos produtores: João Jorge Krieger, Jorge Franke, Sabino Pereira da Silva e João Baptista Carlos, dentre outros, além do mecânico responsável pela proeza de levar a água até as lavouras, José Albino Pohlmann.
No dia 11 de dezembro, novo ofício, de número 2152, da mesma autoridade, José Barboza Gonçalves, remetido ao intendente Cândido Alves Machado de Freitas:
Comentários
Postar um comentário