Arquivos e Museus são espaços de memória. Ao longo de suas trajetórias, e dentro de suas especificidades, recebem doações de objetos, fotografias, documentos, lembranças. Muitas vezes, boa parte do material recebido não traz consigo as informações necessárias para uma identificação satisfatória. Em razão disto, ficam indefinidamente guardados, à espera de que um dia possam ser resgatados do esquecimento e trazidos ao entendimento do tempo presente.
Com as ferramentas tecnológicas hoje disponíveis, disseminar algo é extremamente fácil e capaz de operar milagres, trazendo à luz informações que podem desvendar mistérios, reconhecer pessoas e fatos, situar eventos e uma infinidade de possibilidades.
No intuito de tentar desvendar alguns retratos que por anos permaneciam guardados no Arquivo Histórico e antes de serem repassados ao acervo do Museu Municipal Edyr Lima, onde encontrarão a guarida adequada, solicitamos a atenção dos seguidores do blog na esperança de dar identidade aos seguintes lindos retratos:
 |
Quem será esta dama de olhar enigmático? |
.jpeg) |
E este senhor de olhar triste? |
.jpeg) |
E este casal? |
 |
Poderemos dar nome a este jovem? |
Sua ajuda, caro leitor, será muito importante para nomearmos estes homens e mulheres que habitaram o passado, que construíram uma história e viveram seu tempo. No entanto, pelo descuido que normalmente acompanha as coisas da memória, chegaram desconhecidos ao nosso presente.
MR
Em resposta a pergunta deste post, segue respectivamente a identificação das fotos: Foto 1: Quem será essa dama de olhar enigmático? Esta dama é d. Benta Cardoso Rangel, nascida em 1874 e falecida em 1926, filha de João Cardoso Rangel e Júlia dos Santos Rangel, casou-se em primeiras núpcias com José Ferreira da Silva, com quem teve a única filha, Mercedes Rangel da Silva, e em segundas núpcias com espanhol Felippe Franco Iglesias;
ResponderExcluirFoto 2: Este senhor de olhar triste? Este senhor chamava Alvim Machado Rodrigues de Oliveira, nascido em 1872 e falecido em 1935, criador no 2º distrito de cachoeira do Sul, Piquiri, filho do capitão, voluntário da pátria, Partenoble Machado de Oliveira e de Rosalina Rodrigues de Oliveira.
Foto 3: Este casal? Este casal eram o imigrante sírio libanês o senhor Antônio Abud Aude, nascido em 1880 no morro Líbano, hoje localizado na Síria, filho de Abud Aude e Mantura Aude, Comerciante em Cachoeira. e Ela, dona Mercedes Rangel da Silva, nascida em 1894 e falecida em 1973, filha de dona benta Cardoso Rangel retratada na imagem número um.
Foto 4: Poderemos dar nome a esse jovem? Sim, Ele se chamava Partenoble Machado de Oliveira Neto, nascido em 1903 e falecido aos 27 anos em 1930, filho de seu Alvin, retratado na foto 2 e de dona Damásia Domingues de Oliveira, foi criador, junto com o pai no 2º distrito de Cachoeira, Piquiri.
E no link abaixo poderá ver a história das famílias envolvidas.
https://jhusek.wixsite.com/husekgenealogia/post/resposta-ao-post-quem-são-estas-pessoa-do-blog-arquivo-histórico-de-cachoeira-do-sul
Obrigado por compartilhar estas fotografias