Em 1909, com o Ato n.º 83, de 12
de outubro, Isidoro Neves da Fontoura, Intendente do Município de Cachoeira,
concede a Guilherme Döring o direito à construção, uso e gozo de uma linha de bonde do Porto desta
cidade à Estação da Estrada de Ferro e quaisquer outros pontos da zona urbana e
suburbana. Apesar da concessão feita, não há registros do funcionamento da
mencionada linha.
O
Sr. Rodrigo Martinez, em 1919, inaugura empresa de transporte coletivo com auto-bondes
com bancos de madeira, com assento para dezoito a vinte pessoas.
Em
1925, João Noronha de Bem coloca em tráfego, nesta cidade, dois auto-bondes,
sendo um com bancos comodamente acolchoados.
A
Firma J. Budiansky & Cia., estabelecida na cidade com agência de Corretagem
e Comissões, coloca em tráfego, em 13 de junho de 1928, um auto-bonde, com
circulação entre os extremos norte e sul da cidade. Ainda em 1928, J. Budiansky
adquiriu, em Porto Alegre, o auto-ônibus de luxo denominado Itapuca, ficando
assim dois veículos em tráfego na cidade.
Transferindo
sua residência de Agudo para Cachoeira, José König, em agosto de 1930, inaugura
nesta cidade um serviço de transporte coletivo urbano, colocando à disposição
da população um auto-bonde com trajeto entre a Praça Balthazar de Bem e o Cemitério
Municipal, fazendo também viagens extraordinárias até a Vila Oliveira.*
Juntamente
com o Sr. José König, o Sr. Martim Comasseto também possuía dois auto-bondes
que faziam o mesmo trajeto e, em novembro de 1931, o Sr. Comasseto inaugura uma
linha de auto-bonde para o Alto do Amorim, até os trilhos da Viação Férrea.
A
Prefeitura Municipal e o Sr. Theodoro Costa assinam, em 2 de março de 1934, o
contrato que, de acordo com despacho proferido em dezembro de 1932, concede ao
Sr. Theodoro Costa o direito à exploração do transporte de passageiros, nesta
cidade, em auto-ônibus.
![]() |
Empresa Theodoro Costa |
Em
março de 1944, é noticiado que Lourenço Anversa S/A compra a empresa de
Theodoro Costa e, em julho de 1945, a nova empresa adquire um luxuoso e
confortável ônibus com lugares para trinta e três passageiros.
Por
Decreto-Lei n.º 62, de 11 de julho de 1947, Mário Godoy Ilha, Prefeito
Municipal, declara de utilidade pública o serviço de transporte coletivo de
passageiros.
João
Carlos Schmidt, comerciante estabelecido à Avenida Brasil, em início de 1947,
proprietário da então empresa Marabá, assume a exploração do serviço de transporte
coletivo. A empresa Marabá, para melhor atender à população, possuía também
quatro caminhonetas-lotação.
No
intuito de também oferecer à comunidade o serviço de auto-lotação, Rafik
Germanos inaugura em Cachoeira, em novembro de 1951, tal serviço, colocando à
disposição da comunidade duas caminhonetas-lotação.
A
partir de 8 de maio de 1954, a Empresa Nossa Senhora das Graças, assume o serviço
de transporte coletivo com cinco ônibus e quatro caminhonetas-lotação.
![]() |
Ônibus na Rua Sete de Setembro - Fototeca Museu Municipal |
Atualmente
o serviço de transporte coletivo continua sendo feito pela Empresa Nossa
Senhora das Graças.
*Hoje, Bairro Oliveira.
*Hoje, Bairro Oliveira.
Fonte: Informativo n.º 9, Ano 5,
do Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul, janeiro/julho 2001.
Em 1948, aos domingos, eu e meu irmão costumávamos "tomar" o ônibus na Praça Balthazar de Bem e íamos até o fim da linha, no Hotel União. Nossos companheiros de "viagem" eram os vizinhos, Martha Helena e Theobaldo Becker.
ResponderExcluir