Pular para o conteúdo principal

As Comemorações do Centenário Farroupilha em Cachoeira - 1935

Em 20 de setembro de 1935, como em todo o Estado, também Cachoeira desenvolveu um vasto programa para comemorar o centenário farroupilha, que constou de A grande parada das forças federaes e dos collegios. - A inauguração do monumento a Antonio Vicente da Fontoura. - Uma sessão no Consistorio das Irmandades Conjunctas. - conforme estampou a primeira página do jornal O Commercio em sua edição do dia 25 de setembro de 1935:

Jornal O Commercio, edição de 25/9/1935, p. 1
- acervo de imprensa do Arquivo Histórico
A's 6 horas, uma banda de clarins percorreu as principaes ruas da cidade, sendo celebrada, ás 8 horas, na Igreja Matriz, uma missa solemne, a qual foi concorridissima, e assistida pelos collegios e autoridades civis e militares.
A's 9 horas foi inaugurada a herma do heroico farroupilha Antonio Vicente da Fontoura, falando, em nome do municipio, e como representante do prefeito, o sr. Virgilio de Abreu, que, dando o monumento por inaugurado, fez sua entrega á cidade, como patrimonio moral, dizendo da grande significação daquelle acto em que se homenageava um dos expoentes maximos da Epopéa Farroupilha, sendo muito applaudido.
Após, fallou em nome da Escola Complementar "João Neves da Fontoura" e Collegio Elementar "Antonio Vicente da Fontoura", a senhorita Dora Abreu, merecendo a sua oração calorosos applausos.
Por ultimo, em nome da mocidade de Cachoeira, o dr. José Patricio de Albuquerque proferiu uma bela oração.
[...]
Em seguida, foram cantados os hymnos Rio Grandense e Nacional, vocalisados pelos alumnos e professoras da Escola Complementar e Collegio Elementar e, após o desfile das forças militares da Guarnição Federal e Destacamento da Brigada Militar desta cidade, bem como dos athletas da Sociedade Atiradores Concordia, Gymnasio Roque Gonçalves, Collegio Brasileiro-Allemão, Collegio Elementar, Escola Complementar e Grupo Escolar e alumnos dos collegios Immaculada Conceição, das Missionarias de Jesus Crucificado e da União de Moços Catholicos, que foi assistido pelas autoridades civis, militares e eclesiasticas da Tribuna de Honra especialmente levantada enfrente a Herma, que tem os seguintes dizeres:

"1835. A' Antonio Vicente da Fontoura, Homenagem do Municipio de Cachoeira, 1935"

e logo abaixo as armas do Estado. 
No Consistorio das Irmandades do S. S. e Nossa Senhora da Conceição, realizou-se, ás 14 horas, uma sessão solemne, na qual foi inaugurado o retrato do Provedor Honorario, o estimado cidadão João Carlos Brandes, e homenageado Antonio Vicente da Fontoura, tendo sido a sessão aberta pelo sr. Achylles Figueiredo, actual provedor [...]
Em seguida a senhorita Marina Brandes, filha do homenageado, descerrou a cortina do quadro, o que foi feito entre calorosas palmas da selecta assistencia, sendo o sr. Brandes muito felicitado, por aquella demonstração de apreço e gratidão que lhe tributava a veneravel Irmandade, o que, em breves palavras agradeceu, commovido.
Falou, após, o orador oficial, dr. Balthazar Gama Barbosa, que discorreu sobre a personalidade de Antonio Vicente da Fontoura, que foi provedor das Irmandades em 1845, e em cuja mesa historica, que é uma reliquia daquella casa, e na qual se realizou a sessão solemne, foi assassinado naquelle mesmo recinto, dizendo o dr. Barbosa magistral peça oratoria que causou funda impressão no selecto auditorio, sendo o orador cumprimentado por todas as pessoas presentes, entre as quaes muitos netos do Commendador Fontoura, que, muito commovidos, agradeceram aquella homenagem ao saudoso ascendente tronco da grande arvore das familias Porto, Xavier e Fontoura, desta cidade.
Como mais ninguem quizesse fazer uso da palavra, o sr. Achylles Figueiredo, convidou o revmo. monsenhor Armando Teixeira, vigario da parochia, a encerrar a sessão, em nome de Deus, o que foi feito, com as phrases do estylo, acompanhadas por todos os presentes "Louvado seja Nosso Senhor Jesus Christo".
Estiveram ali representadas todas as associações religiosas, autoridades civis, e militares e ecclesiasticas [...]

Mons. Armando Teixeira
- fototeca Museu Municipal

Comentários

  1. Boa Tarde,
    No Livro de Germano Oscar Moehlecke, Os Imigrantes Alemães e a Revolução Farroupilha, tem uma carta de Francisca Bernarda Orsi de São Leopoldo RS, ao seu esposo, João Baptista Orsi ... Agora eu também principio a me queixar que a última carta que recebi foi de Cachoeira, acho que já esqueceu das patriotas de São Leopoldo, pois já sabe as que tem satisfação em receber notícias suas. Essa carta está na pág. 160 do ref. livro. data de 20 de agosto de 1839. Houveram muitos fatos relevantes em relação `contenda farroupilha em Cachoeira do Sul ? ... Sei que esses registros eram muito censurados pelo caráter de antagonismo ao governo, mas se puderem me auxiliar, Ficaria Muito Grato por alguma indicação de fonte.

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor:
    Cachoeira foi palco de vários acontecimentos interessantes durante a Revolução Farroupilha. Aliás, a vila de Cachoeira era às vezes farroupilha, às vezes legalista... Estamos preparando um dossiê da Revolução Farroupilha em Cachoeira e em breve disponibilizaremos. Estamos à disposição para consultas e pesquisas em horário especial de verão: de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp