Pular para o conteúdo principal

Festa Nacional do Trigo em Cachoeira - 60 anos

Entre os dias 20 e 22 de outubro de 1956, Cachoeira do Sul sediou a VI Festa Nacional do Trigo e II Exposição Agro-Industrial, eventos que mobilizaram a cidade e a colocaram em evidência no país.

Os jornais locais, O Commercio e Jornal do Povo, fizeram ampla cobertura da programação da Festa e das atividades que a cercaram. A cidade, engalanada, recebeu o Presidente da República, Juscelino Kubistchek, o Governador do Estado, Ildo Meneghetti, e o senador e jornalista Assis Chateaubriand, proprietário da maior revista de circulação nacional da época - O Cruzeiro, dentre outras personalidades políticas, militares, civis e eclesiásticas.


                         
                            Edição do Jornal do Povo de 20/10/1956
                         - Acervo de Imprensa do Arquivo Histórico

Edição do jornal O Comércio de 17/10/1956
- Acervo de Imprensa do Arquivo Histórico


Disse o Jornal do Povo na edição de 21 de outubro de 1956, cuja manchete era "Estamos Trabalhando Para Dar ao Brasil o Pão de Que Precisa": 

Cachoeira do Sul tributou, no dia de ontem entusiástica recepção às comitivas federais e estaduais do Govêrno Estadual e Federal que aqui aportaram para assistir à inauguração da VI Festa Nacional do Trigo. Pela manhã, às 10,30 horas, em avião da VARIG, desembarcou no aeroporto local o Governador Ildo Meneghetti, que se fazia acompanhar de secretários de Estado, deputados estaduais e de representantes das classes econômicas gaúchas, sendo recepcionado por elevado número de pessoas pertencentes as mais diversas classes ficando hospedado na residência do industrialista Reinaldo Roesch.
Às 12,30 horas chegava o dr. João Goulart, Vice-Presidente da República, em avião procedente de São Borja. E uma hora após, o Presidente Juscelino, em avião especial da FAB, acompanhado do senador Assis Chateaubriand, do dr. Tancredo Neves, presidente interino do Banco do Brasil, deputados Godoy Ilha, Marcial do Lago, Lutero Vargas, José Moraes, Daniel Dipp, Unírio Machado, Fernando Ferrari e César Prieto. Juscelino foi recepcionado por altas autoridades civis, militares e eclesiásticas, tendo a Banda dos Fuzileiros Navais prestado as honras do estilo e com salva de obuzes pela Guarnição Federal desta cidade. O presidente desceu sorridente, envergando roupa cinza e gravata de igual côr, estampada com desenhos de feixes de trigo.

Após o desembarque, o Jornal do Povo noticiou que o presidente seguiu para a cidade à frente de um cortejo de carros que desfilaram pelas ruas em companhia do vice-presidente, do governador e do prefeito Arnoldo Paulo Fürstenau, rumando até o Parque de Exposição para inaugurar solenemente a VI Festa Nacional do Trigo. As ruas estavam repletas de populares e colegiais para ovacionar os visitantes.

Uma vasta programação foi desenvolvida ao longo dos dias 20, 21 e 22 de outubro logo após o corte da fita inaugural da Festa pelo presidente, às 14h15 do dia 20. Depois de vários discursos, bênção dos pavilhões da II Exposição Agro-Industrial de Cachoeira do Sul pelo Bispo Dom Antônio Reis e visita aos estandes, o Presidente deixou marcada sua presença pela seguinte frase: Estamos trabalhando para dar ao Brasil o pão de que ele precisa. O trigo, como o problema do petróleo, exige homens de ação e decisão.

Programa da VI Festa Nacional do Trigo - O Comércio, 17/10/1956
- Acervo de Imprensa do Arquivo Histórico


Na noite do dia 20, às 20h, no salão de festas do Clube Comercial, foi oferecido um banquete às autoridades e às 23h, nos salões da Sociedade Rio Branco, aconteceu o baile de gala com coroação da Rainha da VI Festa Nacional do Trigo, senhorita Ivany Barchet. Dentre as jovens que compunham a sua corte, as cachoeirenses Janice Schneider e Rosemarie Lüdtke. 

Coroação da Rainha Ivany Barchet
- Jornal do Povo, 27/10/1956

No dia 21 de outubro, domingo, um grande desfile intitulado "Parada da Triticultura", com máquinas agrícolas e carros alegóricos, tomou as ruas principais da cidade. O palanque oficial da Festa estava instalado na Praça Borges de Medeiros. Durante os dias em que a VI Festa Nacional do Trigo se desenrolou, constaram do programa bailes diários nas diferentes sociedades recreativas. 

Um dos carros alegóricos da Parada da Triticultura
- Jornal do Povo, 27/10/1956
- Acervo de Imprensa do Arquivo Histórico


Concomitante às atrações populares e festivas, aconteceu também o VI Congresso Nacional de Triticultores, no auditório do Ginásio Roque Gonçalves.

A VI Festa Nacional do Trigo, que era um evento itinerante realizado em diferentes cidades brasileiras onde a cultura do trigo tinha destaque, aconteceu em Cachoeira do Sul 15 anos depois da Festa do Arroz, preenchendo uma lacuna de eventos desta natureza que vinha desde 1941. Apesar do sucesso da VI Festa Nacional do Trigo, 12 anos se passaram até a realização da II FENARROZ, dando início a uma sequência de festas/feiras voltadas para a lavoura orizícola, cultura que marca a economia cachoeirense. 

(MR)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp